Existem várias causas para dor de dente e todas devem ser avaliadas por um dentista. O incômodo pode estar sendo provocado por cárie, problemas periodontais, como a gengivite, problemas endodônticos (canal), traumas, problemas de oclusão, entre outras explicações. No entanto, uma dor de dente incomum pode ocorrer após uma restauração, procedimento que permite que o dente volte a sua forma normal depois de ser afetado pela cárie. É comum sentir dor no dente após esse tratamento? Consultamos o dentista André Alvim para explicar o que pode estar acontecendo.

Dor em dentes que foram restaurados: o que pode ser?

Sentir uma sensibilidade nos dentes após a restauração é comum, principalmente ao ter contato com doces ou variação de temperatura, o que pode causar incômodos agudos e dor passageira. “Em casos de restaurações mais profundas pode ocorrer um pouco de sensibilidade a mastigação ou ao frio somente nos primeiros dias e depois desaparecer”, diz o dentista. O incômodo também pode ser provocado por uma restauração que está alta e precisa ser revisada pelo especialista.

Se um dente com restauração está doendo constantemente, o mais indicado é procurar seu dentista de confiança para fazer uma avaliação clínica e radiográfica para chegar a um diagnóstico. “Uma vez feito o diagnóstico, realiza-se o procedimento que pode ser a substituição da restauração antiga ou até mesmo o tratamento de canal”, esclarece o profissional.

Como acabar com a dor de dente?

Antes de se automedicar, o especialista em periodontia destaca a importância de procurar um dentista para avaliar a causa da dor e indicar o tratamento adequado, podendo ser um tratamento de canal, uma substituição da restauração ou até mesmo um ajuste oclusal. Sendo assim, o dentista poderá recomendar uma medicação para aliviar a dor que está incomodando e atrapalhando as atividades do paciente. Não deixe de falar com este profissional antes de tomar qualquer medida.

Restaurações dentárias podem trazer sensibilidade aos dentes

Depois da restauração é comum sentir os dentes mais sensíveis e doloridos ao mastigar ou ter contato com algo frio ou muito quente. Por isso, as refeições após o procedimento devem ser mastigadas lentamente e com mordidas leves para evitar que a pressão no dente aumente. Evitar bebidas muito geladas também é uma boa medida para não sentir dor após o tratamento, assim como doces e alimentos duros para mastigar. Além disso, não deixe de manter a higiene bucal em dia, com escovação e uso do fio dental diariamente. Não é preciso fazer pressão na escova de dente, pois pode causar feridas na boca. Com os movimentos certos e um creme dental indicado para o seu caso, é possível garantir a limpeza total de dentes e gengiva.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
André Alvim - Periodontista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 24039