O que causa dor de dente? Esse incômodo pode ser provocado por diferentes motivos, mas talvez você nunca imaginou que também aconteceria durante um tratamento clareador dos dentes. A moldeira com gel clareador tem sido uma das técnicas mais utilizadas para um sorriso ainda mais branco! Super prática, os pacientes conseguem realizar o clareamento dental em casa, sendo necessários a indicação do profissional e também seu acompanhamento. Muitas pessoas, contudo, reclamam de um certo incômodo ao usar a moldeira. É comum sentir essas dores nesse tipo de clareamento? Fizemos essa pergunta para o especialista em visagismo facial Djalma Faria e ele nos explica por que isso acontece.

Por que o dente dói no clareamento dental feito com a moldeira?

Segundo o especialista, é sim muito comum sentir dores durante o uso da moldeira. Isso acontece por conta da região que o produto atinge. “O gel clareador penetra pelo esmalte indo em direção aos canalículos dentinários, ou seja, o tecido logo abaixo do esmalte dentário”, explica ele. Acontece que essa área está repleta nervos, sendo todos bem sensíveis. Assim, qualquer sensação extrema provocar uma dor bem grande. Isso também acontece com alimentos muitos quentes ou muito frios, por exemplo! Se você já teve aquela sensação de “cérebro congelado” sabe muito bem como é ;)

A dor também pode estar associada ao uso incorreto da moldeira

É muito importante que esse tipo de tratamento tenha o acompanhamento de um profissional. Por mais que a dor seja algo comum, o uso incorreto do produto pode sim provocar incômodos ainda maiores. O que pode influenciar bastante é a concentração de gel utilizada e o tempo de uso, aumentando e diminuindo as dores. Por isso que as recomendações do dentista são muito importantes! Além disso, é o especialista quem define o tipo de moldeira mais indicado, o que pode fazer muita diferença. “A moldeira do clareamento dental deve estar bem adaptada para não machucar a gengiva e para que não ocorra extravasamento do material clareador para outras partes da boca”, explica ele.

Como aliviar a dor de dente?

Sentir dores nesse tratamento é comum e não há a necessidade de abandonar o tratamento. “Existem técnicas modernas que controlam a sensibilidade dentinária, fazendo com que o tratamento prossiga sem maiores problemas”, comenta ele. Apesar disso, existe possibilidade de aliviar a dor. O mais indicado é o uso do gel regenerador diário. Esse é um produto que estimula a regeneração óssea, melhorando a sensibilidade do paciente e dando mais conforto a ele.

Apesar disso, se a dor estiver ligada a uma sensibilidade dentária, é necessário que o paciente também busque um tratamento para esse problema. Aqui, também não há porque deixar de lado o clareamento dental, mas o paciente deve buscar a ajuda do dentista. Normalmente, o tratamento é feito com algumas restaurações ou pequenas cirurgias para normalizar e depois proteger a área afetada. Por isso, não esqueça de marcar sua consulta!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria - Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas - SP
CRO-SP: 59104