Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
17.12.2018

Dor ao ingerir alimentos gelados é cárie ou sensibilidade dentária?

Expert

Luciana Queiroz Sales

Luciana Queiroz Sales

CRO: 109.098

Graduada em Odontologia pela Uninove – Universidade Nove de JULHO. A especialista conta com cursos voltados para área de reabilitação e estética. Entre eles: Capacitação em toxina botulínica e preenchedores faciais – pela Faculdade São Leopoldo Mandic; Atualização em Implante (cirúrgico) – pelo Grupo de Especialidades Odontológicas (GEO); e de Residência em Reabilitação Oral (módulos I e II) – pela Associação Brasileira de Odontologia Seção de São Paulo (ABO).

Comer é um dos maiores prazeres da vida! É impossível negar um bola de sorvete ou um picolé nos dias quentes de verão. Mas esses e outros alimentos gelados não são para todos. Para quem sofre tanto de cárie quanto de sensibilidade nos dentes podem ser impossibilitados de viver esses momentos deliciosos. Apenas dentistas podem realizar o diagnóstico e saber em qual dos problemas bucais o caso se enquadra. A profissional Luciana Queiroz explica que quando a causa é a sensibilidade, outros complicações na saúde da boca podem estar envolvidas.

A dor é causada pela remoção da mineralização do dente

Luciana explica que o esmalte do dente é altamente mineralizado, sendo quase impermeável. Mas que existem sim fatores que conseguem eliminar essa proteção, como fraturas, bruxismo, presença de bactérias e também infiltrações. “Quando essa proteção é removida a dentina fica exposta. Estímulos de frio ou quente chegam até a polpa dental que seria a inervação do dente, provocando assim a dor”, explica. Dessa forma, a dor é provocada pelo desgaste do esmalte que possibilita o alcance dos alimentos até os nervos.

Qual a diferença entre cárie e sensibilidade dentária?

A cárie é um problema bucal que acontece sempre que as bactérias presentes na boca se alimentam dos açúcares que consumimos. Isso acontece principalmente quando não há a limpeza adequada bucal, estimulando o acúmulo da placa. Para identificar a presença desta complicação, é necessário somente analisar a parte superior dos dentes. “A cárie, geralmente, se caracteriza por manchas brancas ou escuras acompanhada de cavidades, ou seja, buraquinhos nos dentes”, comenta ela.

A sensibilidade dentária, por outro lado, não se expressa na aparência dos dentes. Mas, ela normalmente está associada a outros problemas. “Pode ser por retrações gengivais, desgaste no dente, bruxismo, entre outros”, lista. Esse quadro é caracterizado por dores sempre que o paciente ingere alimentos ou bebidas doces, ácidos, muito gelados ou quentes, comprometendo toda a experiência de comer um bolo de chocolate de sobremesa.

O tratamento dos dois casos envolve controles alimentares

Para tratar da cárie, todas essas situações explicitadas pela especialista podem acontecer: aplicação de flúor, mudança dos hábitos alimentares, tratamento de canal com restauração de pino e coroa, restaurações, e em casos mais graves, a remoção do dente. Já a sensibilidade dentária também pode ser cuidada com a aplicação do flúor, mas ela depende do diagnósticos dos outros problemas. “Nos casos de retração gengival, tenta-se cirurgias periodontais, aplicações de laser, além de orientação ao paciente quanto à técnica de escovação e controle nos hábitos alimentares”, completa. Entretanto, tudo depende do caso e de quais problemas se manifestam, sendo a consulta com o dentista necessária para o tratamento adequado.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciana Queiroz Sales - Especialista em Reabilitação Oral e Estética
São Paulo - SP
CRO: 109.098

Mais Matérias: Dor de Dente
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de ir ao dentista
Dor de Dente
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de...
Não existe nada tão incômodo quanto sentir uma dor de dente . O problema é uma das...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo
Dor de Dente
Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo
Engana-se quem pensa que o dente mole é um problema que surge apenas na infância. Na verdade, o quadro também pode atingir adultos e idosos e, muitas das vezes, é um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde bucal. Além de não ser agradável nada agradável, os dentes moles e doendo...
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o incômodo!
Dor de Dente
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o...
Que o clima frio e as baixas temperaturas podem afetar a saúde bucal não é novidade para...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
Dor de Dente
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
O clima frio e seco são os primeiros anúncios da chegada do inverno. Além de ser a estação mais preguiçosa do ano, a temporada também é famosa por várias queixas dos pacientes odontológicos. Não é à toa que você costuma reclamar de dor de dente que antes...
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Dor de Dente
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o bruxismo , certo? O distúrbio causado pelo hábito de ranger ou esfregar os dentes é mais comum do que se imagina e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença pode causar novas complicações ao seu sorriso,...
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Dor de Dente
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Muitas coisas podem causar uma incômoda e insistente dor de dente . Além de uma cárie ou aquela...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146