Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
15.08.2016

Doenças periodontais diminuem rendimento de um atleta

Sabia que a periodontite pode mudar o placar de uma partida decisiva? O especialista Sérgio Siqueira mostra que a saúde bucal do atleta também é importante para o seu rendimento. Descubra como virar esse jogo
Sabia que a periodontite pode mudar o placar de uma partida decisiva? O especialista Sérgio Siqueira mostra que a saúde bucal do atleta também é importante para o seu rendimento. Descubra como virar esse jogo

Expert

Sérgio Siqueira Júnior

Sérgio Siqueira Júnior

CRO-SP: 50346

Graduado pela UNICAMP Especialista em Periodontia-UNESP Especialista em Mestre e Implantodontia-UNISA e CFO. Professor Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia do Centro Universitário SENAC Professor do curso de Pós Graduação em Odontologia Estética do Centro Universitário SENAC Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do Instituto Latino Americano de Ensino e Pesquisa/ILAPEO- Curitiba Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do COESP- João Pessoa ITI Speaker Sócio da clínica Sensata de Odontologia.

Você está em uma decisão de campeonato e é o jogador principal. Devido a uma dor de dente não dormiu bem na noite passada e seu rendimento está abaixo da média. Tudo por causa de uma periodontite. Percebe como uma complicação no sorriso pode mudar o placar do jogo? Ainda mais quando se trata de uma doença crônica como a periodontal. O especialista no assunto Sérgio Siqueira conta que o problema acomete grande parte da população, dentre muitos atletas. Para subir no primeiro lugar do pódio, veja como é importante tratar e prevenir essa patologia bucal.

O esportista e a periodontite

Tudo começa com uma gengivite que, se não for tratada, pode desencadear a doença periodontal. O profissional atenta que um foco infeccioso como este na boca torna o atleta vulnerável, mais suscetível à lesões e possíveis dores, deixando-o incapacitado em dar seu melhor nas competições. "Somado isso a uma quantidade maior de bactérias circulante no corpo, pode acarretar problemas em pessoas susceptíveis, como, por exemplo, a endocardite bacteriana e a maior dificuldade em se recuperar de lesões articulares e musculares".

O que acontece se a doença não for tratada?

Se o atleta não tratar da periodontite o quanto antes, ele pode ter inflamações e corre risco de perder um ou mais dentes, comprometendo a oclusão. Siqueira conta que a saúde das pessoas e dos atletas está baseada em uma tríade: sono, alimentação e atividade física. "Atletas com ausência de dentes têm problema na mastigação e, consequentemente, de nutrição. Não importa quão balanceada e rica seja sua dieta, se não tiver dentes para mastigar, não consegue extrair o melhor dos alimentos".

O sorriso em primeiro lugar

Alguns atletas acabam deixando a saúde bucal em segundo plano. O periodontista acredita que isso acontece pela incompreensão dos pacientes ou devido a valorização da estética do que à saúde. "Muitos cuidam dos dentes da frente e negligenciam os do fundo porque esses não aparecem nas entrevistas ou redes sociais". Os dentes frontais são responsáveis pela estética e fonética, os molares e pré-molares pela mastigação e nutrição. Tá vendo só como é importante cuidar de todos eles?

Sérgio ainda revela que clubes menores não costumavam avaliar a saúde bucal dos atletas iniciantes e estavam mais preocupados com seus resultados. "Isso lentamente está mudando. Cada vez mais notamos dentistas contratados por clubes de diferentes tamanhos". O atleta deve estar sempre ligado ao bem-estar do seu corpo e a saúde bucal também precisa ser inserida neste contexto.

Mais Matérias: Periodontite
Bolsa periodontal: descubra as principais causas do problema e como tratar
Periodontite
Bolsa periodontal: descubra as principais causas do problema e como tratar
Você já ouviu falar em bolsa periodontal ? Conhecida como o principal sinal da periodontite, forma...
com a participação de:
Juliana Portes
CRO-RJ: 43653
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Periodontite
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Atire a primeira pedra quem nunca confundiu gengivite com periodontite ou vice-versa. Caracterizadas por sintomas similares, como gengiva inflamada, inchaço e sangramento, essas doenças que atingem o tecido gengival ainda geram uma série de dúvidas entre os pacientes. Afinal, gengivite e periodontite são a mesma...
Gengivite e periodontite: entenda a relação dessas doenças bucais com os grupos de risco da covid-19
Periodontite
Gengivite e periodontite: entenda a relação dessas doenças bucais com os grupos de...
COVID A gengivite e periodontite são duas doenças muito perigosas para a saúde bucal de...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
Quanto tempo dura a periodontite? Saiba como tratar a doença bucal e todos os cuidados para preveni-la ainda na gengivite
Periodontite
Quanto tempo dura a periodontite? Saiba como tratar a doença bucal e todos os cuidados...
A periodontite é uma das doenças bucais mais perigosas que podem atingir o seu sorriso. Causada pela...
com a participação de:
Renata Ribeiro Horn
CRO/RJ: 30422
A periodontite pode causar mau hálito? Entenda a relação entre essas duas doenças bucais
Periodontite
A periodontite pode causar mau hálito? Entenda a relação entre essas duas doenças...
Lidar com o mau hálito é um dos maiores incômodos entre os pacientes. Embora seja muitas vezes...
com a participação de:
Nelson Alfarano
CRO-RJ: 18163
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de prevenir
Periodontite
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de...
Ir ao dentista tem uma porção de vantagens. Desde tratar uma incômoda dor de dente , até...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237