Os avanços tecnológicos não param: seja na comunicação ou no estilo de vida, eles sempre estão presentes. O campo da saúde é apenas mais um dos que se beneficiam disso, trazendo verdadeiras inovações que são de grande ajuda tanto na detecção de doenças, quanto no tratamento delas. Na odontologia, a novidade é o Digital Smile Design, também chamado de DSD, uma tecnologia que promete ajudar muitos sorrisos por aí. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre ela?

Conheça o Digital Smile Design

A nova técnica é voltada para a produção digital do planejamento de alguns tratamentos dentários, de maneira que o paciente participe ativamente do processo. Além de garantir a satisfação total de quem realiza o tratamento, a segurança sobre os resultados é ainda maior, afinal o paciente acompanha tudo que está sendo realizado - e ainda pode opinar!

Para proporcionar a melhor experiência possível, algumas ferramentas como a análise de vídeos do paciente e softwares 3D são utilizadas. Com o material coletado a partir disso, basta enviá-lo para um programa de computador que todas as modificações vão passar por um processo de simulação automático e o paciente têm acesso a uma prévia do resultado.

Saiba como funciona cada etapa do processo

Quer saber exatamente como tudo isso funciona? Vem que a gente te explica! Em primeiro lugar, é preciso procurar um especialista para conversar e esclarecer quais são os problemas estéticos que estão incomodando o paciente, a fim de analisar as melhores opções de tratamento. Logo após isso, o dentista irá fotografar o paciente para melhor observação questões como o formato bucal, harmonização facial e sorriso, e fará também um molde de seus dentes. Na consulta seguinte, um novo molde será confeccionado em resina especial para ser sobreposto sobre os dentes provisoriamente, para que o paciente possa “experimentar” seu novo sorriso. Com fotos de “antes e depois”, o paciente vai poder avaliar o tratamento antes mesmo de iniciá-lo, e só com a sua aprovação, ele será iniciado.

Qual o diferencial dessa nova tecnologia?

O Digital Smile Design vai muito além de uma simples restauração: ele proporciona uma maneira totalmente inovadora para que o paciente conquiste o sorriso dos seus sonhos, aumentando sua autoestima e garantindo sua satisfação. A estética, portanto, é bastante beneficiada com a nova tecnologia, levando maior harmonia facial ao paciente. Além disso, uma vez que o DSD é capaz de mapear toda a face do paciente, o resultado fica bastante natural e anatomicamente perfeito.