A busca por um corpo mais saudável é um assunto que tem ganhado muitos novos adeptos. Atualmente, pacientes estão se consultando com nutricionistas para modificar sua alimentação, dando início a uma nova dieta e prezando mais pela sua saúde. O jejum intermitente e os sucos verdes são alguns dos queridinhos da atualidade. No entanto, começar uma nova dieta requer cuidados que devem ser acompanhados também pelo seu dentista, isso porque, a alimentação tem grande poder influenciador na sua saúde bucal. O Sorrisologia conversou com o dentista Fabiano Lopes Souza sobre o assunto. Veja as dicas e orientações do especialista.

Os benefícios de uma dieta para a saúde bucal

É sempre bom lembrar antes de tudo que qualquer dieta deve ser orientada por um profissional nutricionista. Dar início a uma nova alimentação é também trazer novidades para o funcionamento do seu corpo. Existem opções que são voltadas para a estética, outras para ganho de energia e as que visam melhorias na saúde. Pensando nisso, o profissional afirma que as alimentações equilibradas podem sim trazer benefícios para a saúde bucal do paciente. “Uma pessoa que se preocupa com a alimentação e que faz dieta, muito provavelmente tem um consumo bem menor de açúcar que uma pessoa que não faz”, destaca ele.

Além disso, é relevante ficar atento aos cuidados bucais com esse novo ritmo de comidas. Assim como Fabiano destacou, é comum que aconteça um aumento do número de refeições por dia, e a dica é o paciente ter sempre um kit de higiene bucal consigo. Dessa maneira, após comer é possível realizar uma limpeza adequada de dentes e gengiva. O uso de fio dental também é indispensável.

Entenda como o jejum intermitente e sucos verdes influenciam na saúde bucal

A dica para não deixar a nova dieta prejudicar a saúde bucal é o paciente ficar atento em quais itens estão presentes na sua alimentação. “O paciente deve ficar atento a quadros de sensibilidade, observando a frequência de alimentos ácidos. A ingestão frequente dos mesmos pode acarretar numa diminuição do pH bucal”, explica o dentista. Essa alteração contribui para o aparecimento de problemas bucais, como casos de erosões dentárias, que também resultam no aumento da sensibilidade dental. As dietas de sucos verdes são exemplos para esse quadro por contarem com frutas ácidas, como limão e abacaxi. A orientação do odontologista é observar e modificar a frequência de consumos desses. Para completar, utilize cremes dentais que tenham o poder de proteger seu esmalte dental.

Por outro lado, mesmo que bem diferente em suas regras, aqueles que seguem dietas de jejum intermitentes precisam também cuidar da cavidade bucal. “Muitas vezes, essas pessoas ficam sem realizar uma refeição por 16, 20 e até 24 horas, mas isso não significa que você possa ficar todo esse tempo sem escovar os dentes”, alerta Fabiano. A escovação é uma etapa essencial dos cuidados, por ser capaz de remover a placa bacteriana, que é formada naturalmente sobre os dentes, e prevenir o mau hálito, por exemplo. Por isso, independente de estar ou não se alimentando nesse período, os cuidados bucais precisam ser mantidos

Pacientes em clareamento dental precisam ficar atentos à alimentação

Segundo o profissional, as orientações passadas ao paciente que realiza o clareamento dental são alertas sobre o consumo de bebidas e alimentos com corantes. Para quem adora o cafezinho após o almoço ou uma taça de vinho no jantar precisa ficar mais atento. “Não há uma proibição, mas sempre orientamos que após o uso, o paciente faça sua higienização bucal para evitar o aparecimento de manchas extrínsecas que podem atrapalhar no resultado do clareamento”, esclarece ele.

Entretanto, vale destacar que quem inicia uma nova dieta e não segue as orientações do dentista, pode apresentar problemas bucais. Para ficar longe da erosão dentária, acúmulo de placa bacteriana, cáries e mau hálito, mantenha a higienização correta presente na sua rotina e as consultas regulares com seu profissional de confiança.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fabiano Lopes Souza - Especialista em Implantodontia e em cirurgia e traumatologia Buco Maxilo Facial
CRO SP - 93.828