Você costuma usar o fio dental? Tem gente que evita muito essa ferramenta na hora da higiene. Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha, apenas 57% dos brasileiros usam essa fita branca para limpar os dentes. Tal descaso pode ser um sinônimo de preguiça, mas, muitas vezes, também está relacionado à má adaptação da ferramenta. Ainda bem que existem muitos modelos no mercado e um ideal para o seu sorriso. O que acha de seguir algumas dicas para tomar essa decisão?

Descubra os filamentos

Antes de comprar um produto higiênico, você costuma reparar nas informações da embalagem? É possível descobrir o fio dental para o seu sorriso por aí. Uma das dicas é saber se a ferramenta possui filamentos múltiplos ou único. Mais conhecido como fita, esse é um modelo mais fino e achatado. Ele é formado por um único filamento e tem uma resistência maior, evitando que o material desfie durante seu uso. Para quem tem dentes bem juntinhos e apresenta dificuldade em deslizar o fio, é ideal. Já o tipo que tem múltiplos filamentos é aquele que mais encontramos e tem um grande poder de limpeza.

Saiba as necessidades do seu sorriso

Seus dentes tendem acumular mais resíduos entre eles? Ou será que seu sorriso está pedindo um efeito white para acabar com o amarelado na região? Existe fio dental para qualquer necessidade. Tem gente que gosta de optar pelo básico e leva aquele que acaba com o acúmulo de placa bacteriana. Mas se você quer ter uma higiene mais satisfatória, que tal pedir ajuda de um profissional? Seu dentista é aquele amigo que pode identificar a real situação da sua boca e, com isso, escolher o fio dental de melhor ação.

Você tem dificuldade para passar o fio dental?

Se você sente dificuldade em manejar o fio, desistir de usá-lo não é a saída. Existem utensílios que auxiliam nessa tarefa, como o passa fio. Um dispositivo em formato de agulha que o paciente amarra um pedaço, de aproximadamente 40 cm, e facilita a higiene sem precisar enrolar o fio nos dedos. Esse apetrecho é indispensável em casos ortodônticos para realizar a limpeza dos dentes acima dos fios e chegar à margem da gengiva. Para quem não consegue alcançar a região dos dentes molares, os últimos da arcada, a dica é usar o fio com haste.

Você usa aparelho ou prótese?

Existem alguns casos que, para uma melhor higiene, o fio precisa ser bem específico. Muitos profissionais costumam indicar o modelo super floss. Ele é direcionado para aqueles que usam aparelho ortodôntico, prótese ou implante dentário, por tornar a limpeza entre os dentes mais eficaz, retirando todo os restinhos de alimentos sem ferir a gengiva. Bom demais, né? Agora é só escolher o que mais combina com o seu sorriso e manter uma boca saudável.