Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
13.04.2016

Dia do Beijo: aprenda, passo a passo, 5 cuidados bucais para deixar esse ato ainda mais gostoso e saudável

 Mantenha a saúde e higiene bucal sempre em dia. Nunca esquecendo do uso de fio dental.
Acompanhe o passo a passo 1/5
1 Mantenha a saúde e higiene bucal sempre em dia. Nunca esquecendo do uso de fio dental.
 Evite beijar muitas pessoas em um curto período de tempo. A exposição exagerada a muitos microorganismos diferentes pode favorecer a contaminação de doenças.
Acompanhe o passo a passo 2/5
2 Evite beijar muitas pessoas em um curto período de tempo. A exposição exagerada a muitos microorganismos diferentes pode favorecer a contaminação de doenças.
 As doenças infecciosas podem ser transmitidas pela saliva. Não dê bobeira e pratique o hábito com quem você conhece e confia.
Acompanhe o passo a passo 3/5
3 As doenças infecciosas podem ser transmitidas pela saliva. Não dê bobeira e pratique o hábito com quem você conhece e confia.
 Ao sinal de pequenas lesões e alterações na boca, procure um profissional para que ele lhe dê as orientações e o tratamento certo.
Acompanhe o passo a passo 4/5
4 Ao sinal de pequenas lesões e alterações na boca, procure um profissional para que ele lhe dê as orientações e o tratamento certo.
 Respeite seu corpo e sua saúde. Desta forma é possível curtir muito o Dia do Beijo do jeito que ele merece.
Acompanhe o passo a passo 5/5
5 Respeite seu corpo e sua saúde. Desta forma é possível curtir muito o Dia do Beijo do jeito que ele merece.
  •  Mantenha a saúde e higiene bucal sempre em dia. Nunca esquecendo do uso de fio dental.
  •  Evite beijar muitas pessoas em um curto período de tempo. A exposição exagerada a muitos microorganismos diferentes pode favorecer a contaminação de doenças.
  •  As doenças infecciosas podem ser transmitidas pela saliva. Não dê bobeira e pratique o hábito com quem você conhece e confia.
  •  Ao sinal de pequenas lesões e alterações na boca, procure um profissional para que ele lhe dê as orientações e o tratamento certo.
  •  Respeite seu corpo e sua saúde. Desta forma é possível curtir muito o Dia do Beijo do jeito que ele merece.

Expert

Dulce Helena Cabelho Passarelli

Dulce Helena Cabelho Passarelli

CRO-SP: 35856

Mestre em Estomatologia, Patologia Bucal e Laserterapia Especialista em Docência no Ensino Superior. Autora do livro: Atlas de Estomatologia- casos clínicos Criadora e Autora do site ESTOMATOLOGIA “ON LINE”. Coordenadora clínica da OdontoPratic Saúde e Estética

Os batimentos cardíacos chegam a 150 por minuto, 30 músculos do seu rosto são exercitados e você pode queimar até 15 calorias. Tudo isso em um só beijo. Não é maravilhoso? E nada mais justo do que comemorar esse 13 de abril, Dia do Beijo, recebendo e distribuindo alguns. Mas, antes de começar essa tarefa, é importante entender que beijo na boca e saúde tem tudo a ver. O Sorrisologia conversou com a Estomatologista Dulce Helena Cabelho sobre algumas dicas bem simples e legais para que a partir de hoje seu beijo se torne algo inesquecível.

Antes de beijar, creme e escova dental

O beijo é uma forma íntima de carinho e faz parte da cultura de muitas pessoas como um ato de cumprimento e respeito. Mas, para que ele seja dado e recebido de forma segura, é importante praticar aqueles tradicionais hábitos higiênicos, afinal, ninguém quer beijar uma pessoa com mau hálito, certo? "Os cuidados que devemos ter para “curtir” um beijo saudável é manter nossa higiene bucal diária, incluindo a escovação dos dentes e limpeza periódica das gengivas, feita por profissionais especializados".

Controle a imunidade e procure um dentista

Manter a imunidade sempre em dia é outra maneira para beijar sem preocupações. Ela é considerada a primeira barreira no momento que as doeças infecciosas tentam tomar conta da sua boca. Mantê-la em equlíbrio diminui este potencial. "Se a imunidade estiver baixa, há algumas doenças que podem ser mais susceptíveis na transmissão", alerta. No caso de contágio, é importante procurar um profissional. "A melhor conduta frente a alterações bucais que podem relacionar-se ao “beijo” é procurar o especialista, pois irá indicar o melhor tratamento para a cura".

Como se prevenir do contágio dessas complicações?

A mucosa oral, revestimento úmido existente na cavidade bucal constituída por tecidos celulares, por meio da saliva e de alguns microorganismos, tem o poder de diminuir a entrada de novos habitantes bucais. Ela é uma autodefesa natural do corpo humano, mas Dulce avisa que não podemos confiar plenamente em nosso organismo e atenta pelo cuidado de um modo geral. "É sim muito importante a prevenção das doenças que podem ser transmitidas pelo beijo". Agora que tal chamar aquela pessoa especial para aprender esse passo a passo com você? Depois dessas dicas vocês estarão prontos para beijar muito!

Passo a passo do beijo perfeito

1) Mantenha a saúde e higiene bucal sempre em dia. Nunca esquecendo do uso de fio dental.

2) Evite beijar muitas pessoas em um curto período de tempo. A exposição exagerada a muitos microorganismos diferentes pode favorecer a contaminação de doenças.

3) As doenças infecciosas podem ser transmitidas pela saliva. Não dê bobeira e pratique o hábito com quem você conhece e confia.

4) Ao sinal de pequenas lesões e alterações na boca, procure um profissional para que ele lhe dê as orientações e o tratamento certo.

5) Respeite seu corpo e sua saúde. Desta forma é possível curtir muito o Dia do Beijo do jeito que ele merece.

Mais Matérias: Saúde Bucal
Flúor na higiene bucal: conheça os benefícios, como usar, presença em alimentos e mais
Saúde Bucal
Flúor na higiene bucal: conheça os benefícios, como usar, presença em alimentos e mais
A saúde bucal depende de uma série de cuidados com a cavidade bucal. O uso e consumo de flúor, por exemplo, é o principal deles. Embora seja um elemento de pouco destaque na tabela periódica, ele é um grande aliado para a saúde do seu sorriso e fazemos uso dele todos os dias, mesmo sem se dar conta....
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Saúde Bucal
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Você já ouviu falar em enxerto ósseo dentário ? Responsável por ampliar a altura e a espessura do osso, o procedimento é indispensável para quem deseja realizar um implante no dente. Mas, assim como qualquer outra técnica odontológica, o enxerto ósseo dentário também...
Ausência de cálcio nos dentes: como identificar?
Saúde Bucal
Ausência de cálcio nos dentes: como identificar?
Você sabia que o cálcio é um nutriente essencial para manter a saúde dos seus dentes? Sim, isso mesmo! Além de garantir o funcionamento de outras partes do organismo, ele participa ativamente na formação, no crescimento e até mesmo na manutenção dos dentes e dos ossos. Apesar do...
Dente furado pode provocar mau hálito?
Saúde Bucal
Dente furado pode provocar mau hálito?
O surgimento de um dente furado é sempre sinônimo de prejuízos para a saúde bucal. Isso porque, além de indicar a presença de cárie, o quadro também pode resultar em outros problemas bucais, como sensibilidade nos dentes e gengiva inchada. Mas, o que poucos pacientes sabem é que, o dente...
Antibiótico pode causar manchas nos dentes: mito ou verdade?
Saúde Bucal
Antibiótico pode causar manchas nos dentes: mito ou verdade?
O surgimento de manchas nos dentes pode ser causado por uma série de fatores diferentes. O desgaste do esmalte dentário e o consumo excessivo de flúor, por exemplo, são os principais entre eles. O que poucos pacientes sabem é que, o uso indevido ou exagerado de antibióticos também pode resultar nas...
Infiltração no dente pode causar dor de cabeça? Especialista explica!
Saúde Bucal
Infiltração no dente pode causar dor de cabeça? Especialista explica!
Dentre as diversas doenças bucais, a infiltração no dente é uma das que trazem mais...
com a participação de:
Julliane Gonzalez
CRO-RJ: 49513