A palavra do dentista é muito importante para a saúde bucal do paciente. Com seus conselhos podemos evitar o surgimento de doenças e melhorar nossos hábitos higiênicos. Apesar de tantas dicas, sempre surge uma dúvida no ar: "será que devo usar todos os produtos do meu kit bucal de uma mesma linha?" Para ajudar a desvendar esse mistério nada complicado, o Sorrisologia junto com o dentista Marcos de Borba vão explicar para você.

Ouça o profissional e use os produtos indicados

Nem sempre a sua necessidade bucal é a mesma de um outro membro da família, por exemplo. Por isso o dentista reforça que a indicação profissional de produtos é de extrema importância para o bem-estar do paciente. "Os produtos possuem muitas variações anatômicas, composição e especificações que estarão indicados para determinado tipo de paciente com necessidades específicas, seja doença periodontal, sensibilidade dentária, com ou sem risco de cárie".

Uma ferramenta completa a outra

Sabemos que cada produto possui uma função ímpar. O fio dental, por exemplo, começa a limpeza retirando os resíduos que ficam entre os dentes. Logo depois vem a escovação que varre o acúmulo de placa bacteriana. Sendo assim, todos, usados juntos, se complementam. “Nenhum produto é responsável pela higiene geral sozinho. Neste caso, é importante que produtos sejam da mesma linha a fim de manter o mesmo padrão de qualidade da higiene completa".

Use produtos de acordo com sua necessidade

Ao longo da vida muitas mudanças vão ocorrendo em nossa boca. Entre elas estão o crescimento dos dentes, a troca deles e, consequentemente, o aparecimento de alguns probleminhas, como a gengivite, cárie, até a aquela chatinha sensibilidade. Pensando nisso, cada linha foi desenvolvida para ajudar sua higiene de acordo com o seu momento bucal. "Como cada produto possui uma indicação é natural que se faça necessária a substituição dos produtos em uso por aqueles que vão suprir a necessidade do momento", explica Marcos.

Pratique o passo a passo correto da higiene

Com os produtos em mãos basta seguir corretamente as instruções dadas pelo seu dentista. "Procure fazer sua higiene preferencialmente em frente ao espelho, observando detalhadamente cada movimento e superfícies higienizadas". A redução do consumo de açúcar também é fundamental para manter um sorriso bonito e sempre saudável.

Linhas de produtos para você usar

Você pode estar com cárie, sensibilidade, doença periodontal ou simplesmente quer prevenir esses problemas. Em todos estes casos existe sempre uma linha de produtos de higiene bucal que pode ajudar você nessa tarefa. Com o seu kit completo é possível manter uma boa limpeza diária durante 6 meses até a próxima consulta. Bom demais, né? Converse com seu dentista e descubra as ferramentas certas para o seu sorriso.