Existem alguns fatores externos que podem trazer prejuízos para a nossa saúde bucal, entre eles está a alimentação desequilibrada, com o consumo de muitos doces, por exemplo. Mas um fato pouco comentado é que certos remédios também podem ser responsáveis por problemas que envolvem o nosso sorriso. Por mais que sejam a salvação para certas doenças ou dores, alguns medicamentos podem ter como consequência problemas envolvendo a saúde bucal. A estomatologista e mestre em patologia bucal Liana França esclareceu o assunto.

Determinados remédios podem trazer prejuízos para o sorriso?

Alguns remédios são essenciais para tratar uma determinada doença. Por mais que possa parecer estranho, sim, alguns deles podem trazer prejuízos para a saúde bucal. “Os mais comuns são medicamentos para tratar pressão alta, ansiedade, depressão, diabetes, mal de Parkinson e problemas do coração, que causam boca seca”, lista a profissional. Além disso, os xaropes para tratar alergias, quando usados de forma constante, também podem contribuir para o surgimento de problemas o sorriso.

De que maneira eles podem trazer esses problemas?

Parte da explicação para essa situação está no fato de que muitos medicamentos podem causar efeitos colaterais no nosso corpo, que muitas vezes passam até mesmo despercebidos. Sabe aquelas letrinhas pequenas que vêm escritas na bula e que poucos param para ler? Então, esses efeitos colaterais costumam estar listados lá. Certos tipos de remédio causam boca seca, o que aumenta o risco de cárie. A explicação para isso está no fato de que a saliva é importante para neutralizar a acidez da boca e, assim, proteger contra muitos problemas bucais, como a cárie, mas também a halitose, infecções e até doenças gengivais.

“Já os xaropes, por serem muito açucarados, também podem causar a cárie dentária”, explica. Quando falamos de açúcar, costumamos pensar em balas, doces e guloseimas, né? Mas não é só neles que essa substância está presente. Até mesmo em alguns tipos de remédios ele pode aparecer, por isso precisamos ter tanta atenção à higiene bucal diária.

Nesses casos, quais são os tratamentos indicados?

“Nos dois casos, a higienização bucal cuidadosa é fundamental, com a utilização de enxaguantes com flúor”, recomenda ela. Uma boa escovação dos dentes, o uso de fio dental diário e enxaguantes bucais estão incluídos nisso. Além disso, no caso da boca seca, a profissional diz que podem ser utilizados no tratamento colutórios específicos, laserterapia de baixa potência e até mesmo medicamentos estimuladores do fluxo salivar.