Enquanto escovava os dentes você notou algo diferente no seu meio bucal. Esse machucado pode não ser nada de mais, mas também pode ser algo sério, como um câncer de boca. A dificuldade em tratar muitos problemas começa pela resistência que as pessoas ainda têm em criar uma rotina de cuidados, incluindo exames para detectar qualquer possível problema. Mas a prevenção é sempre o melhor remédio. A estomatologista Dulce Helena Cabelho explica os principais efeitos da doença.

Os efeitos do câncer de boca

A especialista conta que os tipos de marcas cancerígenas, desde a mais branda até a grave, são bem parecidas. Na boca existe um grupo especial de lesões com este potencial. "São as lesões brancas, enegrecidas e avermelhadas, que além das características clínicas devem estar contidas em condições bucais que favoreçam a multiplicação exacerbada de suas células, podendo evoluir para a malignidade", atenta a profissional. Uma análise urgente destas lesões é essencial para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.

O que pode causar o câncer de boca?

Os maus hábitos geralmente levam a muitos problemas sérios de saúde, como o próprio câncer de boca. "O uso de tabaco, etilismo, bordas cortantes de restaurações e/ou restaurações em excesso, uso de próteses mal adaptadas ou fraturadas, má oclusões e hábitos viciosos em mucosa são fundamentais para a remissão de placas brancas que estejam associadas ao aumento da camada de queratina", explica. Já as lesões enegrecidas e avermelhadas, Dulce afirma que não estão diretamente relacionadas a fatores traumáticos e sim à etiologia desconhecida ou doenças dermatológicas.

A prevenção da doença

"Para que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam eficazes neste grupo de lesões, a prática constante de inspeções em boca na busca de possíveis fatores traumáticos locais e de condições adversas de mucosa são fundamentos na clínica diária", conclui. Ou seja, o autoexame bucal é a maior prevenção para este e outros problemas da cavidade bucal. Quanto antes o câncer for encontrado, mais fácil será o tratamento e cura. Se preocupar e cuidar da saúde bucal também é uma forma de sorrir para a vida.