A busca por um sorriso mais bonito e branquinho tem se tornado prioridade para muita gente. E isso é ótimo! Melhor ainda é saber que a Odontologia tem sempre um tratamento certo para atender às necessidades de cada um. Uma delas é o clareamento dental que devolve a cor natural dos dentes e os mantêm sempre lindos. Já pensou em fazer? Tem dúvidas? Não se preocupe que o Sorrisologia esclarece todas elas agora com a participação da dentista Andreia Cotrim Ferreira no "Pergunte ao Dentista". Confira!

O que é clareamento dental?

Seja por dentes manchados ou amarelados, sempre tem alguém insatisfeito com seu sorriso. É para elas que o clareamento dental existe. "É preciso procurar um dentista que vai avaliar qual é o tipo de mancha e se essa mancha pode ser clareada", comenta a profissional. No consultório são usados alguns produtos que têm a finalidade de branquear os dentes.

Por que os dentes escurecem?

Andreia explica que o dente também envelhece. Pois é, com o tempo, além de produtos que causam esse manchamento, que são produtos com corantes como refrigerantes e chás, o dente também sofre desgastes que expõe a dentina, parte mais interna do dente. "A dentina é uma camada mais amarelada, então dá realmente um contraste grande. Por isso, quando há esse manchamento, o clareamento serve para retornar àquela cor anterior".

Quanto tempo dura o clareamento?

Após realizar o clareamento, o paciente precisa tomar certos cuidados para manter o resultado do tratamento e fazê-lo durar mais tempo. "A comida e bebida consumidas e a manutenção da higiene bucal é o que va impedir que os dentes escureçam novamente". Um clareamento pode durar, em média, 2 anos, mas de acordo com Andreia existem relatos de trabalhos realizados em que o clareamento chegou a durar 5 anos. Haja sorriso para esbanjar, né?

Eu adoro tomar sorvete no verão, qual método de clareamento mais indicado que não cause sensibilidade nos meus dentes?

Não é preciso ficar aflito! Você pode manter um sorrisão no verão e, ainda assim, tomar muito sorvete sem sentir os incômodos da sensibilidade. A profissional dá a dica. "O clareamento abre o poro do dente para inserir o produto e remover essas manchas. Após isso, os poros são fechados. Para não haver risco nenhum de sensibilidade, o paciente deve usar os cremes dessensibilizantes antes e após o tratamento". O creme dessensibilizante possui fluoreto de estanho, eficiente na redução da sensibilidade dos dentes. Sua fórmula ajuda a bloquear as aberturas dos pequenos poros conectados aos nervos do dente, impedindo que substâncias externas ativem a dor.