Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
30.07.2020

Dentistas podem realizar tratamentos estéticos? 5 procedimentos de beleza feitos no consultório dentário

  Descubra quais são os principais procedimentos estéticos feitos nos consultórios odontológicos
Descubra quais são os principais procedimentos estéticos feitos nos consultórios odontológicos

Que a beleza do seu sorriso vai além de dentes brancos e alinhados não é novidade para ninguém. Justamente por isso, a odontologia tem evoluído e se tornado uma área bem mais ampla, o que possibilita que tratamentos de beleza também possam ser feitos no consultório com toda a experiência e segurança necessária. Ficou curioso para saber quais são? O Sorrisologia te conta! Confira abaixo 5 procedimentos estéticos feitos por dentistas.

1) Bichectomia

Esse é, certamente, um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos. A bichectomia, ou lipoplastia facial como também é conhecida, é a cirurgia feita para retirada parcial da “bola de bichat”, que é a gordurinha das bochechas. Ela faz com que as maçãs do rosto e a linha da mandíbula fiquem realçadas causando uma aparência estética de rosto mais fino e alongado. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a bichectomia não é motivada apenas por questões estéticas. A técnica também é uma grande aliada para pacientes que têm o costume de morder a bochecha devido ao excesso de volume.

2) Harmonização facial

É impossível falar sobre procedimentos estéticos sem citar a harmonização facial. Embora o tratamento fosse feito exclusivamente por médicos, hoje ele faz parte do dia a dia dos consultórios odontológicos. A harmonização facial é ideal para quem deseja equilibrar os traços e as proporções do rosto, buscando um bom senso entre a função e a estética - tanto do sorriso quanto da face como um todo. Geralmente, a técnica mais utilizada é através do preenchimento com ácido hialurônico ou a aplicação de toxina botulínica.

3) Preenchimento labial

Se você sonha com lábios volumosos e um contorno mais definido, saiba que a solução pode estar em um consultório odontológico. Parecido com a harmonização facial, o preenchimento labial também utiliza o ácido hialurônico como base para a técnica. Além dele, a gordura autógena, que é retirada do próprio corpo, também pode ser usada para preencher a região. Independente do material escolhido, é importante que o procedimento seja feito e acompanhado pelo seu dentista de confiança.

4) Aplicação de botox

Ele é um dos procedimentos de beleza mais procurados nos consultórios odontológicos e médicos. O famoso botox é bastante usado para mexer um pouquinho no rosto, tirar algumas rugas, dar um retoque nas marquinhas de expressão e até mesmo corrigir sorrisos gengivais. Além disso, o procedimento também é um ótimo controlador tanto do bruxismo do sono quanto o bruxismo de vigília.

5) Gengivectomia

Se o sorriso gengival é um incômodo para você, a gengivectomia pode ser a melhor escolha. O procedimento consiste na retirada do excesso de gengiva. Além disso, o tratamento também ajuda a eliminar as bolsas gengivais e o aumento da coroa dentária. Embora a cirurgia seja bem simples, é preciso ter em mente que o processo de cicatrização leva cerca de um mês e, por isso, requer alguns cuidados no pós-operatório. Se você passa pelo mesmo problema, o que acha de conversar com seu dentista sobre a gengivectomia?

Mais Matérias: Bem Estar
Quais práticas esportivas precisam de protetor bucal?
Bem Estar
Quais práticas esportivas precisam de protetor bucal?
Se você tem o costume de praticar esportes, já deve ter ouvido falar sobre o protetor bucal . Como o próprio nome já indica, o equipamento é o grande responsável por preservar os seus dentes, protegendo-os de possíveis impactos durante algumas práticas esportivas. Ainda assim, é comum que...
Harmonização facial: como saber se preciso desse procedimento?
Bem Estar
Harmonização facial: como saber se preciso desse procedimento?
A harmonização facial tem se tornado um procedimento estético de muita procura, sendo o...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
A higiene bucal pode afetar outras partes do corpo? Entenda!
Bem Estar
A higiene bucal pode afetar outras partes do corpo? Entenda!
Não é novidade que cuidar da higiene bucal é o primeiro passo para garantir a saúde e...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Endocardite: o que é, como tratar, quais as causas?
Bem Estar
Endocardite: o que é, como tratar, quais as causas?
A endocardite é uma doença inflamatória que pode atingir as estruturas internas do coração. Embora seja pouco conhecido entre os pacientes, o quadro é originado pela má higiene bucal e pode afetar significativamente a qualidade de vida do paciente, trazendo danos irreversíveis para o sistema...
Cuidados com aparelho dental fixo: 5 dicas para os primeiros dias de tratamento
Bem Estar
Cuidados com aparelho dental fixo: 5 dicas para os primeiros dias de tratamento
Não dá para negar: os primeiros dias usando aparelho ortodôntico são os mais difíceis do tratamento. Afinal, esse período tende a funcionar como uma fase de adaptação para todas as estruturas. Justamente por se tratar de uma novidade, é comum que os ferrinhos e os bráquetes do...
Como saber se sua enxaqueca tem ligação com problemas dentais?
Bem Estar
Como saber se sua enxaqueca tem ligação com problemas dentais?
Você tem lidado com crises constantes de enxaqueca ? É importante ligar o sinal de alerta, isso pode...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418