Já considerou o clareamento dental como solução? Não estar satisfeito com o sorriso pode atrapalhar em muitos fatores na vida de alguém, como simplesmente sorrir ou ter uma boa conversa com amigos. Na maioria das vezes as pessoas sentem-se incomodadas com a cor, mas isso pode ser revertido com um método fácil: o clareamento dental caseiro. Você provavelmente deve ter pensado que o procedimento não precisava da opinião de um dentista, não é mesmo? Engano seu. Toda e qualquer mudança que atinge seu universo bucal precisa ser aprovada pelo profissional, mesmo que o tratamento não seja realizado especificamente no consultório dentário. Acompanhe o passo a passo e explicações da dentista Kalina Diniz sobre como clarear os dentes em casa.

Tudo o que você precisa saber sobre clareamento dental em casa é seu dentista quem responde

Segundo a especialista, o que é feito nesta primeira consulta é de suma importância. "Um exame clínico detalhado para ver se o paciente tem cáries, problemas gengivais, erosão, abrasão", explica ela. Para clarear os dentes, o paciente não pode ter nenhuma dessas complicações e antes de passar pelo branqueamento, é preciso tratar de todas elas. Depois disso, na mesma consulta, o dentista inicia a produção da ferramenta necessária para o clareamento dental caseiro, o molde de dente. "Ele faz o molde superior e inferior para que, sobre os moldes em gesso (cópias das arcadas dentárias), seja confeccionada uma moldeira de acetato", esclarece a profissional.

Em seguida, o profissional tira algumas fotos iniciais para fazer a comparação de antes e depois do clareamento. Já na segunda consulta, o dentista ajusta a moldeira na boca do paciente e entrega, junto com o acessório, uma seringa com o gel clareador (peróxido de carbamida 16%) para dar continuidade ao procedimento de clarear os dentes. Todas essas e demais recomendações sobre clareamento dental podem ser esclarecidas pelo seu profissional de confiança.

Prepare-se para o clareamento dental caseiro

O segundo passo é deixar seu sorriso pronto para receber o clareamento dental. "É preciso fazer um preparo prévio como profilaxia para limpeza dos dentes e para saúde gengival, assim como eventuais restaurações provisórias, caso algum dente não esteja em condição adequada para receber este tratamento", orienta Kalina. Dessa maneira, com os cuidados adequados com o sorriso, você alcançará o resultado desejado de clarear os dentes

Como fazer o clareamento dental caseiro?

Após todo esse processo prévio, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer o clareamento dental caseiro. Separe a moldeira e coloque a quantidade de gel clareador indicada pelo seu dentista. Com o acessório já encaixado nos dentes, deixe o produto agir por, aproximadamente, uma hora. E esse processo do clareamento deve ser feito todos os dias. A duração do tratamento vai depender de como você quer deixar seu sorriso. "Dependendo da cor dos dentes, o clareamento caseiro pode levar de 2 a 3 semanas", comenta a dentista. Durante este branqueamento, toda semana são feitas consultas com o especialista para acompanhar a eficácia e ocorrência de possíveis efeitos colaterais.

Clareamento dental feito em casa também precisa de cuidados após o procedimento

Para manter o efeito White depois do clareamento, é importante praticar algumas medidas durante a sua rotina. Kalina explica a principal: "Escovar ou enxaguar os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas". Entre 6 meses a dois anos do clareamento dental, um retoque poderá ser necessário. E essa manutenção vai variar de acordo com os hábitos do paciente e sua saúde bucal. "Pessoas que fumam ou consomem muitos alimentos pigmentados poderão necessitar mais cedo de uma manutenção, que geralmente é feita em duas ou três noites de forma caseira ou uma sessão no consultório", destaca ela. Por fim, use produtos de higiene bucal que fortaleçam ainda mais o branco do seu dente, como cremes dentais específicos para esses casos de clareamento dental

Lembrando que não se deve fazer uso de procedimentos caseiros sem orientação profissional, como o uso de bicarbonato de sódio ou cascas de laranja sobre os dentes. Procedimentos como esse, além de não trazer o efeito desejado, pode provocar manchas e enfraquecer o esmalte dos dentes.

Siga o passo a passo para o clareamento dental caseiro

1) Vá ao dentista e converse sobre a possibilidade do clareamento dental caseiro.

2) Em seguida, o profissional vai realizar um exame visual para saber se seus dentes estão prontos para receber o produto clareador.

3) Antes do clareamento, o dentista fará uma profilaxia dentária.

4) Em casa, com a moldeira e o gel clareador, você dará início ao procedimento, realizando-o todos os dias por uma hora. O tratamento costuma durar, em média, três semanas.

5) Depois disso, cuide bem do seu sorriso realizando uma boa higiene bucal e evitando o contato de alimentos e bebidas pigmentadas com seus dentes.

Este artigo tem a contribuição do especialista:Kalina Diniz - Dentística e Odontologia EstéticaSão Paulo - SPCRO-SP: 110560

Atualizada em 28/12/2018