É bastante notável a mudança que as tecnologias móveis e digitais têm causado nas relações humanas. Facebook, Skype e Whatsapp são só alguns exemplos das ferramentas de comunicação mais usadas por pessoas de todas as idades. Seja para aproximar aquele familiar distante, para conhecer pessoas com interesses em comum, para matar a saudade de um amigo e, agora mais do que nunca, para falar com seu dentista. Isso mesmo! São muitas as pessoas que já têm o profissional na sua agenda do celular ou como amigo de redes sociais, não só para manter contato, mas por que não para pedir socorro em momentos de emergência?

Estreitando os laços

O dentista Cláudio de Sá Rêgo Fortes e sua paciente Gisele Moura são ótimos exemplos disso. Ela conta que conheceu o profissional por indicação de sua irmã e, já na primeira consulta, só teve boas impressões. “Na época, apesar dele ainda ser recém-formado, eu percebi que havia encontrado um ótimo profissional e nunca me enganei. É o melhor dentista que eu conheço, pois passa tranquilidade, tem paciência e ética”.

Cláudio, por sua vez, diz que o primeiro contato é o que determina a volta do paciente e a continuidade do tratamento. “Eu procuro orientar o paciente para uma mudança de atitude em relação a sua saúde bucal, buscando conscientizar o mesmo, fazendo-o entender que quem controla e trata a doença bucal é ele próprio. Isso não é feito normalmente por outros profissionais”. Esse carinho e atenção foram essenciais para Gisele, afinal, não é à toa que Cláudio é seu dentista há bastante tempo. “Há mais de 20 anos se não me falha a memória”, comentou o profissional.

O bom uso da ferramenta

No Brasil o Whatsapp é uma das ferramentas mais populares de comunicação móvel. De acordo com dados da própria empresa, estima-se que, atualmente, já são mais de 38 milhões de brasileiros que utilizam o serviço. De fato, a rede de conversas instantâneas pode facilitar a vida de muita gente. Enquanto em outras épocas para tirar uma simples dúvida era preciso agendar horário no consultório que poderia demorar semanas, agora é possível fazer de um jeito rápido e prático.

“Eu tenho o Whatsapp de todos os pacientes que fazem uso deste instrumento, inclusive da Gisele, que já sai da consulta com as orientações de seu retorno”. Gisele conta que o dentista sempre procura saber de seus pacientes através de ligações e admira a atitude do profissional. “Ele sempre liga após uma consulta pra saber como eu estou sobre a recuperação de algum procedimento ou cirurgia. Até meu filho que também se consulta com o doutor Cláudio comenta sobre essa dedicação com seus pacientes”.

Muito além das redes sociais

Essa relação é possível não somente pela facilidade que a tecnologia proporciona na comunicação, mas, também, devido a um ingrediente muito importante: confiança. “O doutor Cláudio sempre foi honesto comigo, me orientando sobre todos os tratamentos e cuidados quanto à escovação e idas ao consultório. É um profissional honesto e um grande amigo”, elogiou Gisele. Já o dentista conta que para uma relação de sucesso é preciso muito mais do que competência técnica. “É importante oferecer uma abordagem mais humanizada, se dedicar em cada caso e entender que não estamos cuidando apenas de uma boca, mas de um ser humano”, finalizou.