Ao tirar o aparelho ortodôntico você pode perceber muitas mudanças no seu universo bucal. Inclusive que seus dentes não estão mais tão brancos como antes. Isso acontece por conta da perda da higienização natural da boca e pela dificuldade da limpeza do acessório com escova de dentes e demais ferramentas. Mas ainda bem que existem métodos odontológicos e estéticos capazes de trazer a cor do seu sorriso de volta. Quem conta todas essas técnicas é o mestre em dentística restauradora Vinícius Lima.

Por que os dentes ficam amarelados?

A boca é formada por muitos elementos além dos dentes, mas por trás deles existem muitos fenômenos. Um deles é a limpeza natural produzida pelo movimento dos lábios, língua e bochechas. Com a presença do aparelho ortodôntico, Vinícius conta que este processo se torna bem difícil. "O contato dos dentes com os tecidos fica comprometido, facilitando o acúmulo de placa bacteriana que, uma vez calcificada, ficam firmemente aderida à superfície dentária". Toda essa aderência promove o manchamento extrínseco dos dentes. Somando este fato com a dificuldade do paciente da higiene bucal ortodôntica, o amarelamento se torna inevitável.

Clareamento ou aplicação de flúor?

Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado pelo dentista fazer uma profilaxia odontológica, mais conhecida como limpeza. O profissional também conta sobre outro procedimento feito após a retirada do aparelho. "Frequentemente há necessidade de uma remoção mais minuciosa da placa bacteriana firmemente aderida, conhecida com tártaro".

Depois dessa faxina odontológica, o flúor entra em ação. "Para recondicionar e fortalecer o esmalte contra ataques ácidos produzidos pela placa bacteriana e eliminar os canalículos abertos durante o procedimento de profilaxia". Após este procedimento, pode ser recomendado o clareamento como forma de realçar a estética do sorriso.

Uma limpeza de tártaro resolve o problema?

Tudo depende da exigência do paciente com a cor final dos dentes. É muito comum a formação de tártaro pela presença do aparelho ortodôntico. "A placa bacteriana calcificada (tártaro) permite a aderência de pigmentos que escurecem os dentes, dando-lhes uma aparência escura e desagradável". Muitas vezes um procedimento de remoção deste tártaro, profilaxia e aplicação de flúor pode deixar a pessoa bem satisfeita com um mais sorriso natural. Agora que você já descobriu todos os métodos, basta escolher o ideal para os seus dentes junto com seu odontologista e sair arrasando por aí.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Lima - Mestre em Dentística Restauradora e Especialista em Prótese Dentária
CRO-RJ: 29854