Na busca por um sorriso mais branco muita gente já pensou em realizar clareamento dental. A odontologia possui as técnicas mais recentes e atualizadas para esse procedimento ser mais seguro e eficiente, como é o caso do clareamento dental a laser. Ele é realizado somente em consultório por um profissional através de um equipamento com luz associada a um laser de baixa potência. "O clareamento a laser feito em consultório é o mais seguro e indicado porque possui a supervisão constante do dentista, que é responsável por todo o procedimento", orienta a Mestre em Dentística Paula Soldani. Conheça mais sobre ele.

Com luz ou sem luz?

A profissional explica que existe uma confusão muito grande sobre o clareamento a laser, pois nem todo equipamento utiliza o laser no procedimento. "A luz do tipo L.E.D. (Luz Emitida por Diodo) vai ativar o gel, que contém o agente clareador, a agir de forma mais rápida. Já no equipamentos que tem laser associado ao LED, ajudará na diminuição da sensibilidade causada pelo tratamento", orienta Paula. Durante o procedimento é feita uma proteção toda especial nos lábios e nas gengiva para evitar contato com esse gel, por ser ácido. Certifique-se de que o local onde você deseja realizar o clareamento oferece o tratamento certo e com toda segurança e conforto.

Quem pode fazer o clareamento?

O clareamento é um método de odontologia estética cujo o objetivo é eliminar as manchas adquiridas, clareando ou eliminando os pigmentos incorporados ao esmalte dos dentes. Portanto, ele é indicado para qualquer pessoa que esteja insatisfeita com a cor dos seus dentes e quer melhorar a aparência dos seu sorriso. O clareamento dental a laser não tem efeitos colaterais. "O procedimento pode ser realizado numa única sessão, tudo vai depender do grau de escurecimento dos dentes. Ha casos que o manchamento é maior, sendo necessário mais aplicações, podendo chegar a 3 sessões para alcançar um bom resultado", comenta Paula.

Potencializando os efeitos do clareamento

Após o clareamento dental a laser feito em consultório, existem formas de você manter o resultado por mais tempo com simples atitudes. A especialista dá a dica. "Quanto menos tempo a placa bacteriana ficar aderida sobre o dente após a alimentação, maior a duração do efeito do clareamento. Com a escovação você remove tudo o que causa a mancha, ou seja, a placa mais os pigmentos presentes nos alimentos". Para ficar ainda melhor, nada como usar um creme dental com efeito branqueador. Além de proteger o esmalte dental, ele branqueia os dentes em 3 dimensões e remove até 90% das manchas dentro de 1 semana.