O carnaval já está aí! Muito calor, folia e alegria se resumem no feriado mais colorido do ano, e apesar de divertimento ser a palavra-chave dessa época, há quem acabe passando dos limites e exagere em alguns hábitos. No entanto, dá sim para aproveitar os quatro dias de folia sem deixar alguns cuidados com a saúde bucal de lado. E se você é do time que pensa que são “apenas quatro dias”, acredite, mesmo durante um período curto, é fundamental cuidar da saúde bucal, principalmente sendo essa a época da paquera. Até porque, você não vai querer fazer feio, correto? Então vem que o Sorrisologia e a estomatologista Liana França te explicam o que fazer!

Escove bem os dentes antes de sair para os blocos

O carnaval é um festa que costuma começar de manhã, se prolongar pela noite e ainda se estender pela madrugada, por isso, um pouco antes de sair de casa, vale reservar um tempinho e dar uma caprichada maior na higiene bucal. “A correta higienização bucal é de fundamental importância para evitar o mau hálito, principalmente escovar os dentes e passar fio dental diariamente para manter as gengivas sempre saudáveis e os dentes sem cárie”, recomenda a profissional. Comece por uma passada caprichada do fio dental e, na hora da escovação, use um creme dental com flúor e escova de cerdas macias. Se já foi indicado pelo seu dentista, vale aquele bochecho com enxaguante bucal sem álcool. Aí não tem pra ninguém! Seu sorriso estará limpo, protegido e com hálito refrescante para encarar a maratona de blocos ou avenida. Se for possível, leve com você um kit de higiene bucal e dê aquela reforçada quando conseguir acessar algum banheiro pelo caminho.

Leve uma balinha na bolsa para disfarçar o hálito se precisar

Ok, você já saiu de casa, já está indo para o terceiro bloquinho do dia, já bebeu, já comeu, já beijou, mas não escovou os dentes e está um pouco preocupada com o hálito? Bom, é claro que a melhor saída seria poder escovar os dentes corretamente, contudo, se não for possível, alguns truques serão necessários. Por isso, aposte nas maçãs e nos chicletes sem açúcar. As maçãs são ótimas porque são consideradas alimentos detergentes. Isto é, elas limpam os dentes superficialmente na falta da escova e estimulam a salivação. Já os chicletes disfarçam o mau hálito de alguém que está o dia inteiro na rua, e neutralizam também o pH da boca.

Use protetor labial e reaplique quando necessário

É durante o carnaval que os foliões abusam da exposição ao sol sem fotoprotetor, e isso não deve acontecer. Os lábios, no entanto, são sem dúvidas, uma das áreas mais sensíveis e delicadas do nosso corpo e precisam estar protegidos contra agressores externos, que podem vir a causar rachaduras, descamações e ardências. Outra manifestação muito comum durante essa época frequente de exposição solar é o herpes, e a profissional explica como se prevenir. “Para que o herpes não se manifeste, deve evitar-se traumas na região, exposição excessiva ao sol, muito estresse, falta de descanso, exposição ao frio e ao vento”, indica a estomatologista. Para reduzir estes efeitos, o ideal é optar pela utilização de protetores contra os raios UVA e UVB.

Beba bastante água entre os blocos para estimular a salivação

Quando a dupla álcool e calor intenso entram na avenida durante o carnaval, o resultado pode ser a desidratação. Ela é um risco e tanto para a saúde no geral, e pode ainda, acarretar em dificuldades ao falar e beijar, além de desencadear manchinhas nos dentes, o temido mau hálito e outros problemas. “Com a boca seca, vários problemas podem surgir como: dificuldade de fonação, mastigação e deglutição, perda do paladar e doenças bucais como cárie e gengivite”, esclarece a especialista. Atente-se para manter sempre o corpo e boca hidratados, isso porque com a falta de água, a saliva acaba por perder seus efeitos antibacterianos prejudicando a saúde bucal. Uma dica valiosa para você que vai beber durante o carnaval é apostar na água de coco e isotônicos. Depois, é só cair na folia e dar aquele sorrisão para as fotos!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Liana França Araújo - Estomatologista e Mestre em Patologia Bucal
Niterói - RJ
CRO-RJ: 19174