Você capricha naquela maquiagem para ir a uma festa e, como de costume, passa aquele seu batom preferido. Durante a noite sua amiga avisa que seus dentes estão manchados com a maquiagem. Pode parecer normal, só que, se acontece com frequência, essa manchinha pode ser um sinal que tem algo de errado com o seu fluxo salivar. O dentista Cláudio de Sá Rêgo afirma ser um problema de hipossalivação, que diminui a produção de saliva devido a várias causas, como o uso de remédios, tratamentos com radiação e, até mesmo, a baixa ingestão de líquidos.

A falta de saliva pode causar outros problemas

Ver seus dentes borrados de batom não é a pior coisa que pode acontecer. A carência de saliva acarreta um monte de complicações para a saúde bucal, dentre elas, lesões cariosas. "Com a salivação diminuída aumenta muito o risco de cárie", comenta Cláudio. Uma das funções deste fluído é realizar uma limpeza superficial na boca e proteger o sorriso de bactérias invasoras. Além disso, ela também faz parte do processo digestivo, facilitando a mastigação. Sem este líquido seu universo bucal corre grande risco.

O mau hálito também aparece

O batom pode ajudar a pessoa a ter dentes mais bonitos. "Batons com tons frios como os vermelhos fechados, fazem o dente brilhar e refletem um belo sorriso, assim como as cores vinho e roxo escuro que também dão a impressão de clarear os dentes", garante o especialista em Dentística Johnathan Marcondes. Por outro lado, essas são tonalidades que mais deixam manchas nos dentes, um sinal de hipossalivação. O cirurgião-dentista Cláudio alerta mais um reflexo da falta de saliva: o mau hálito. "Ele leva a pessoa, por vergonha, ficar inibida e diminuir sua vida social, levando a um isolamento".

A solução pode estar no que você bebe

De qualquer forma, a culpa não é do batom e sim da forma como você vem hidratando a boca ao longo da vida. O profissional conta que o problema é mais comum na terceira idade. "Em função do uso de medicamentos, tratamentos de saúde e dificuldades de mastigação (que estimula a produção de saliva)". Mas os jovens também correm risco. Neste caso, Cláudio indica a solução. "Uma atitude legal é aumentar o consumo de água".

Outra maneira é abusar dos alimentos detergentes como cenoura, brócolis e maçã. Escovar muito bem os dentes e a língua todos os dias após as refeições também é um bom caminho para se livrar do acúmulo de placa e evitar a baixa produção de saliva. Se a sensação de boca seca continuar, visite seu odontologista para o diagnóstico eficiente do problema. Não abra mão da sua saúde bucal - e nem de seu batom - e busque ajuda para continuar sorrindo de forma saudável e cheia de charme.