Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
14.02.2017

Dentes com sensibilidade podem se fortalecer com o flúor. Mito ou verdade?

Expert

Max de Aguiar Ferreira

Max de Aguiar Ferreira

CRO-RJ :27553

Graduado em Odontologia pela UERJ e Especialista em Saúde Bucal Coletiva pela ABORJ (Associação Brasileira de Odontologia).

Ele sempre foi conhecido por ser um bom e velho amigo do sorriso. Presente na água que bebemos e em diversos produtos de higiene bucal que usamos, o flúor tem papel fundamental na manutenção de uma boca saudável. Mas e se o assunto for sensibilidade, será que esse elemento também pode ser um herói na prevenção e combate aos dentes sensíveis? O especialista Max tem a resposta.

Sim, o flúor é um aliado para o fim da dor

A sensação incômoda ao comer doces e alimentos gelados tem explicação - e também um porquê. Segundo o dentista, ela geralmente é provocada pela retração na gengiva ou perda do esmalte dos dentes, e acontece quando o tecido dentinário é exposto ao meio bucal. O flúor, por sua vez, atua combatendo diretamente essa exposição e, assim, fechando as portas abertas pelo problema.

Mas como a substância pode ajudar?

“A dentina é o tecido que fica logo abaixo do esmalte e que apresenta um grande número de canais chamados túbulos. O flúor, na cavidade oral, atua ativamente no fechamento dos túbulos dentinários expostos, aliviando o desconforto”, explica Max. Investir no tratamento com o uso desse elemento é, portanto, a melhor maneira de fortalecer os dentes sensíveis.

O tratamento no consultório

O flúor, na verdade, pode ser aplicado de várias formas, mas, segundo o dentista, sempre com a recomendação e a supervisão de um especialista. “A nível profissional, ele é aplicado em consultório de maneira tópica e direto sobre a superfície dos dentes. Ainda assim, pode haver uma complementação feita em casa”, avalia.

Inserindo o flúor na rotina

Ele está presente em vários alimentos, cremes dentais e enxaguantes bucais, logo, encontrá-lo pode ser mais simples do que parece. No dia a dia, o flúor pode ser aplicado pela escovação diária e também com o uso de soluções para bochecho. Porém, nada de escolher os produtos por conta própria. Antes de tomar qualquer decisão, lembre-se: tudo deve ser recomendado pelo seu dentista.

Mais Matérias: Sensibilidade
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes sociais que desgasta o esmalte dentário
Sensibilidade
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes...
A saúde bucal de muitas pessoas foi colocada em risco na internet nestes últimos dias. Um novo desafio...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos
Sensibilidade
Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos
A sua gengiva está inchada e bastante sensível, e esses sintomas coincidiram com o seu período menstrual? A verdade é que, esses sinais, embora pareçam muito com os da gengivite , acabam sendo bem comuns durante a menstruação, devido a alteração hormonal da mulher ao longo ou no...
A sensibilidade dentária piora durante o inverno? Entenda!
Sensibilidade
A sensibilidade dentária piora durante o inverno? Entenda!
Há quem diga que o inverno é a melhor estação do ano, há quem discorde. Mas,...
com a participação de:
Júlia Sandrini
CRO/SC 17313
Além da cárie: dor de dente na criança pode ser sensibilidade? Entenda as causas da perda do esmalte dentário
Sensibilidade
Além da cárie: dor de dente na criança pode ser sensibilidade? Entenda as causas da perda do...
Ver o nosso filho sentir qualquer tipo de dor é muito ruim, principalmente quando não sabemos a origem desse incômodo. Um exemplo muito comum é a dor de dente , que pode acontecer por vários motivos, como uma cárie, bruxismo infantil ou até mesmo a sensibilidade. Mas é possível a...
5 situações que acontecem quando você tem sensibilidade nos dentes
Sensibilidade
5 situações que acontecem quando você tem sensibilidade nos dentes
Beber água gelada, dar uma mordida num picolé ou tomar um suco de laranja são alguns hábitos simples para a maioria das pessoas. Mas, se você sofre com a sensibilidade nos dentes , certamente deve saber que esses pequenos prazeres podem causar aquela dorzinha chata. O incômodo é mais comum do que imaginamos...
9 coisas que melhoram ou pioram a sensibilidade nos dentes
Sensibilidade
9 coisas que melhoram ou pioram a sensibilidade nos dentes
Sensibilidade dentária é um probleminha bem chatinho de lidar, principalmente quando afeta um dos...
com a participação de:
Daniela Balthazar
CRO-SP: 71941