A estética é uma grande preocupação para a maioria das pessoas, e cada vez mais essa ideia tem se estendido para a saúde bucal. Entretanto, acabou tornando-se parte do senso comum que dentes brancos são sinônimos de dentes saudáveis. Pode perceber que alguns dos grandes influenciadores desse pensamento são os diversos sorrisos nas televisões e revistas. No entanto, a brancura não é o único indicador possível de uma boa saúde bucal. O dentista Marcelo Siqueira tira dúvidas sobre o assunto.

Ter dentes brancos significa uma boa saúde bucal?

O profissional explica que dentes brancos não são necessariamente sinônimos de uma boa saúde bucal. Para ser enquadrado como um, a estrutura dentária não deveria apresentar apenas uma cor clara. O branco tornou-se um exemplo estético a ser seguido como uma característica de maior beleza para o sorriso. “Um dente saudável não necessariamente tem que ser clareado, assim como dentes brancos não são necessariamente saudáveis”, completa ele.

O que indica uma boa saúde bucal?

Primeiramente, é importante ressaltar a necessidade de manter uma boa higiene bucal. O profissional caracteriza uma boca saudável como aquela que não apresenta cáries, doença periodontal, há presença de todos os dentes, não há desgastes dentais excessivos e sem patologias dos tecidos moles. Além disso, ao fazer a escovação e usar o fio dental, a gengiva não manifesta dor ou sangramentos. Os pacientes que não estão enquadrados nessas qualidades, podem estar com algum problema mais grave e são indicados a procurar a consulta de um profissional de odontologia.

Maneiras de manter os dentes saudáveis

Antes de colocar toda a preocupação na parte estética, deve haver um bom cuidado com seus dentes. Marcelo destacou alguns hábitos que devem fazer parte da rotina como: escovar os dentes e passar o fio dental, por todos eles, após as principais refeições e antes de dormir. Ele complementa comentando sobre a importância de visitar o consultório do profissional rotineiramente, pelo menos, duas vezes ao ano. E ainda, o uso de creme dental com flúor pode promover a remineralização do esmalte e combater as cáries.

Para ter dentes mais brancos

Se o paciente preza por dentes brancos, não há o menor problema nisso, e o clareamento pode ser uma boa opção para esses casos. Contudo, para começar a passar pelo processo é preciso saber com o dentista se está tudo em ordem com a saúde da boca do paciente. Geralmente, é realizado um exame detalhado. Cáries, inflamações na gengiva ou sensibilidade podem ser agravados com o procedimento. Por essa razão, não deve ser feito sem antes consultar o profissional e tratar qualquer possível patologia.