Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
10.05.2021

Dentes amarelados são sinal de má higienização?

Entenda como dentes amarelados podem estar relacionados com a sua higiene bucal e saiba como evitar o quadro
Entenda como dentes amarelados podem estar relacionados com a sua higiene bucal e saiba como evitar o quadro

É inevitável se preocupar com a presença de dentes amarelados na boca. Capaz de comprometer a estética de qualquer sorriso, a pigmentação pode estar ligada a uma série de fatores que vão desde doenças bucais, como a erosão dentária, à quadros genéticos que fogem do controle do paciente. Mas será que a má higiene bucal também pode ser um agente responsável pelo dente amarelo? Para esclarecer essa dúvida, reunimos algumas informações sobre o assunto - incluindo dicas de como evitar os dentes amarelados.

Falta de higiene bucal pode deixar dentes amarelos: mito ou verdade?

Não precisa saber muito sobre o assunto para entender que os cuidados com a higiene bucal podem fazer toda a diferença na estética e saúde do sorriso. Quando se trata de dentes amarelados, não poderia ser diferente. Isso porque a falta de escovação e uso de fio dental de maneira regular pode favorecer o acúmulo de placa bacteriana que, por sua vez, prejudica o esmalte dentário, revelando a sua parte mais interna e amarelada.

Para surpresa de alguns, basta apenas um deslize para comprometer o efeito whitening do seu sorriso. Por isso, é importante deixar a preguiça de lado e realizar a limpeza dos dentes de maneira completa, respeitando o período de dois minutos recomendado para higiene bucal e utilizando fio dental e enxaguante bucal para evitar o surgimento de dentes amarelados.

Dentes amarelados: como clarear?

Se os dentes amarelados já fazem parte do seu sorriso, não precisa se preocupar! A boa notícia é que existem diversos tratamentos que são capazes de recuperar o sorriso branco, eliminando até as manchas mais escuras dos dentes. O clareamento dental, por exemplo, é o principal entre eles. Podendo ser feito no consultório odontológico ou em casa com acompanhamento profissional, a técnica consiste na aplicação de substâncias clareadoras, como o peróxido de hidrogênio, em concentrações específicas para eliminar os dentes amarelados.

Além deste, a profilaxia dentária também é outra solução para tornar os dentes mais claros. Permitido em todos os pacientes, o procedimento remove manchas causadas por pigmentos diários, tabagismo, falta de higiene bucal e outros fatores na superfície do dente, garantindo um sorriso white. No entanto, é importante ressaltar que, diferente do clareamento dental, a profilaxia não age como um agente branqueador dos dentes.

A rotina de higiene bucal ideal para prevenir dentes amarelados

Nem sempre a presença de dentes amarelados é sinônimo da falta de escovação dos dentes. Na verdade, alguns erros cometidos durante a limpeza também podem contribuir para o quadro. Por isso, mesmo que você já possua um ritual para escovar os dentes, é importante estar por dentro das principais recomendações dos profissionais para esse momento. Veja abaixo:

1# Opte por uma escova de dentes com cerdas macias: além de não machucar a gengiva, esse modelo evita o desgaste do esmalte dentário - que é um dos fatores que contribui para dentes amarelados.

2# Não exagere na quantidade de creme dental: o ideal é utilizar uma quantidade do tamanho do grão de uma ervilha, já que o excesso de flúor - substância presente no produto para controlar o tártaro - pode prejudicar a estrutura dos dentes.

3# Divida a escovação em quatro partes: realize a limpeza dos dentes por partes - superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo - e escove cada uma por 30 segundos. Lembre-se de finalizar com a escovação da língua.

4# Fio dental é fundamental para higiene bucal: o acessório é o grande responsável por prevenir o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, os dentes amarelados. Por isso, é importante utilizá-lo, pelo menos, uma vez ao dia.

Mais Matérias: Dentes
Extração dos dentes sisos: passo a passo para garantir uma boa cicatrização dos pontos
Dentes
Extração dos dentes sisos: passo a passo para garantir uma boa cicatrização dos pontos
Não dá para negar: a extração dos dentes sisos é um dos procedimentos odontológicos mais temidos pelos pacientes. Embora a cirurgia seja simples, ela requer alguns cuidados específicos no pós-operatório para evitar a inflamação dos pontos e, ainda, reduzir os desconfortos...
Piercing labial: quais os danos para a saúde do dente?
Dentes
Piercing labial: quais os danos para a saúde do dente?
Se você está pensando em investir em um piercing labial, é importante ligar o sinal de alerta. Embora seja considerado um item de grande estilo, existe um fator que pode ser afetado pelo uso do acessório: a sua saúde bucal . Sim, isso mesmo! Dependendo dos cuidados e, principalmente do material utilizado na...
O que pode causar infiltração no dente?
Dentes
O que pode causar infiltração no dente?
A infiltração no dente é um quadro mais comum do que se imagina e pode estar associado a problemas na restauração dentária. Capaz de provocar uma série de incômodos, como sensibilidade e até mesmo cáries, a condição requer um tratamento imediato para evitar danos mais...
Como é feito o bloco dentário? Veja o passo a passo!
Dentes
Como é feito o bloco dentário? Veja o passo a passo!
Você tem lidado com danos causados por cárie ou fratura no dente ? Isso pode ser um sinal de que...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Blocos onlay e inlay: qual a diferença entre essas próteses?
Dentes
Blocos onlay e inlay: qual a diferença entre essas próteses?
O bloco dentário é um dos procedimentos mais comuns dentro de um consultório...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Dor após a manutenção do aparelho fixo: por que isso acontece?
Dentes
Dor após a manutenção do aparelho fixo: por que isso acontece?
Lidar com a dor causada pela manutenção do aparelho fixo é certamente uma das piores partes...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO-RJ: 38947