O famoso dente do juízo pode merecer o apelido que deram. Isso porque, além da brincadeira de o nascimento dos sisos coincidir com a idade em que os adolescentes passam para a fase adulta, esse terceiro molar é mais complicadinho que os demais, principalmente na hora de limpá-los. "A complexidade é pela própria localização, que torna o acesso mais difícil", explica o dentista Cláudio Fortes. O cirurgião deu algumas dicas para passar por cima desse problema e ficar com uma boca realmente limpinha e saudável.

É preciso escolher a escova certa

Como o local dos sisos é de difícil acesso, é importante atentar para o momento da escovação dos dentes. "A qualidade da higiene está ligada a diversos fatores, como a abertura da boca, habilidade pessoal e tamanho da escova", afirma Cláudio. Ninguém mais indicado do que o seu dentista para recomendar a escova ideal para o seu tipo de formação bucal. Então, por que você não aproveita para fazer uma visita de rotina a este profissional?

Use fio dental

O fio dental deve ser usado em todos os dentes, inclusive nos sisos. "Reconhecemos ser complicado o acesso a este dente, mas a limpeza no local é necessária", comenta. Para ajudar nessa tarefa você pode contar com o uso de fio dentais que sejam de fácil manuseio e fácil inserção nos espaços dos dentes. Dessa forma fica mais fácil e prazeroso começar uma higiene bucal. Experimente só!

É preciso limpar mesmo se o dente não nasceu por completo?

Sim, é necessário a higienização do local mesmo que o siso não tenha saído completamente. Nesses casos, costumam ficar à mostra parte do dente e parte da gengiva. A limpeza é extremamente importante, pois o local acumula restos de alimentos com mais facilidade. "Pode surgir um problema chamado periconarite, que significa inflamação do tecido que recobre o dente. É indicado o uso de antisséptico bucal, além do cuidado de uma boa higiene". Viu só como é importante cuidar do siso? Independente de extrair ou não esse dente, os cuidados devem ser mantidos sempre. Siga as recomendações do seu dentista e proteja-se de problemas bucais.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Cláudio de Sá Rêgo Fortes - Cirurgião-dentista
Rio de Janeiro-RJ
CRO-RJ 13115