O famoso dente do juízo, conhecido como siso, nem sempre precisa ser extraído da arcada dentária, você sabia? Estando saudável e bem alinhado com os demais dentes, o dente siso pode ser mantido. Mas, por ser bem escondido e estar num local de difícil acesso da escova, existem muitas bactérias inimigas que vivem causando problemas nestes parceiros bucais, como a própria cárie. Será que neste caso a extração é a melhor atitude? Quem explica é o cirurgião-dentista e consultor do Sorrisologia Max Ferreira.

Eles são mais propensos a cáries

Esse dente é o mais escondido no sorriso de qualquer pessoa e, por isso, o alcance da escova e a limpeza no local fica mais difícil. Tudo isso acaba gerando um grande acúmulo de bactérias e, consequentemente, evoluindo para uma cárie, podendo atingir os demais dentes. "Muitas vezes devido à falta de espaço, o siso nasce mal posicionado e/ou impactado pelo segundo molar, seu dente vizinho", explica o cirurgião-dentista.

Usando as ferramentas certas no combate à cárie

"Mesmo cariado, o dente siso pode ser extraído, pois o importante no procedimento é anular a infecção localizada no elemento dentário e prevenir um processo pior", garante. Mas existe uma forma melhor de tratar este problema que é evitando o aparecimento da lesão cariosa. Você pode fazer isso com a ajuda do seu dentista. Só ele poderá indicar a melhor escova e ferramentas de higiene para limpar essa tão escondida área. Além de indica as ferramentas certas, seu dentista também pode ajudar no manuseio delas, ensinando o o jeito certo de fazer o melhor uso de cada um deles.

O dente permanece se não houver problemas

"É possível manter os sisos caso eles se posicionem favoravelmente na arcada dentária e estejam em função com seu dente antagonista”, conclui Max. Isso permitirá uma higienização adequada, sem a preocupação de cárie ou demais complicações orais. Mas, para descobrir se seu dente do juízo realmente pode ser preservado, é importante uma avaliação com o odontologista. Por isso, se o siso estiver incomodando, não tenha medo de ir ao dentista. Ele saberá decidir o melhor para o seu sorriso.