Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
13.01.2021

Dente siso: cuidados que o paciente precisa ter antes, durante e após a extração do dente

A extração do dente siso requer alguns cuidados para garantir uma recuperação mais rápida e um sorriso saudável. Veja quais são!
A extração do dente siso requer alguns cuidados para garantir uma recuperação mais rápida e um sorriso saudável. Veja quais são!

Lidar com a extração do dente siso é um dos momentos mais temidos nos consultórios odontológicos. Apesar de simples e sem riscos, a cirurgia para remoção dos terceiros molares é algo que requer alguns cuidados por parte dos pacientes, o que pode ser a principal motivação para as dúvidas em torno do assunto. Quantos dias são necessários para se recuperar da remoção do dente siso? Os pontos podem se romper? O que não pode comer depois de extrair o siso? Pensando em esclarecer essas e outras questões, o Sorrisologia conversou com especialistas e reuniu tudo sobre os cuidados ao extrair um dente siso. Dá uma olhada!

1. Afinal, o que é o dente siso?

De maneira geral, os sisos são os últimos dentes molares dos maxilares. Por esse motivo, costumam ser conhecidos como os quatro últimos dentes a nascer, entre os 16 e 20 anos de idade. No entanto, isso não é uma regra: é comum encontrar pacientes que não possuem os tais dentes, ou que até tenham um ou dois, mas não todos. “Em muitas pessoas, esses elementos não nascem adequadamente. Nestes casos avaliamos a necessidade de sua remoção, principalmente em pessoas mais jovens”, conta o cirurgião bucomaxilofacial Diego Limoeiro.

Acontece que, diferente dos outros elementos dentais, os famosos dentes do juízo estão entrando aos poucos em um processo de extinção, já que atualmente não há tanta necessidade para sua existência. De qualquer maneira, é importante fazer um acompanhamento profissional para garantir que o nascimento dos sisos não prejudique os demais dentes, resultando em apinhamento e outros problemas bucais.

1.2. Qual a função do dente siso?

Os dentes e a boca são os grandes responsáveis por partir e mastigar os alimentos e, por isso, possuem um papel fundamental no sistema digestivo. Quando se trata do dente siso, não poderia ser diferente. “Quando este dente tem espaço para nascer e consegue tocar no seu vizinho da maxila ou da mandíbula, ele ajuda na mastigação”, relata a cirurgiã-dentista Lívia Prastes.

Ainda assim, por não nascerem ou não se encaixarem da forma correta na arcada dentária, os dentes sisos não possuem uma função primordial na mastigação como antigamente. Por isso, esse grupo de dentes passou a ser considerado, de certa forma, inútil, o que explica o processo de extinção que vem sofrendo nos últimos tempos.

1.3. Onde fica o dente siso na arcada dentária?

No que diz respeito à sua localização, os dentes sisos são os últimos dentes da arcada permanente e, por isso, também são conhecidos como terceiros molares. “Temos normalmente 4 sisos: 2 na arcada superior, e 2 na arcada inferior”, indica o Dr. Diego.

2. Extração do dente siso

Você foi ao dentista e recebeu a notícia de que precisará extrair o dente siso? Não se preocupe! Embora esse procedimento odontológico cause nervosismo em alguns pacientes, não há motivos para se desesperar. A cirurgia é simples e, na grande maioria das vezes, pode ser feita em uma única visita ao consultório.

Para remover o dente siso, é necessário a aplicação de uma anestesia local. Depois disso, é feito uma incisão na gengiva para que o profissional possa ver o dente retirado. No caso do dente siso que ainda não nasceu, o primeiro passo é a remoção do osso que recobre o dente e, em seguida, o siso. Ainda assim, vale lembrar que, o tempo do procedimento acaba variando, já que a posição dos dentes na arcada do paciente pode influenciar no processo.

2.1. Dente siso: em quais casos é necessário extrair?

Engana-se quem pensa que a extração do dente siso é indicada para todos os pacientes. Na verdade, nem sempre é necessário recorrer ao procedimento cirúrgico, já que existem casos em que há espaço suficiente para acomodar esses dentes. Entretanto, em outros quadros mais comuns, é necessário realizar a extração.

“Hoje em dia, avaliamos a probabilidade de dar algum problema, principalmente levando em consideração a idade do paciente. Portanto, quando a pessoa é jovem e o dente não nasceu adequadamente, optamos pela extração”, explica Diego. Por esse motivo, o ideal é que o paciente sempre verifique com um especialista a solução mais apropriada para o seu quadro.

3. Cuidados com a extração do dente siso

Assim como qualquer outro procedimento odontológico, a extração do dente siso também exige alguns cuidados diários e específicos antes, durante e após a cirurgia para garantir uma recuperação segura e rápida. Se você está prestes a passar por esse processo e não sabe por onde começar, reunimos algumas dicas abaixo. Confira!

3.1. Extração do dente siso: o que fazer no pré-operatório

Para tentar diminuir a ansiedade e, principalmente, se certificar que tudo dê certo na extração do dente siso, existem alguns cuidados que podem fazer toda a diferença. Manter todos os exames em dia, por exemplo, é uma atitude fundamental para garantir as chances de sucesso do procedimento. Outro fator importante é ter uma boa noite de sono. Você pode até duvidar, mas durante o sono nosso corpo trabalha para que tudo continue funcionando em perfeito estado no dia seguinte, o que é primordial nesse caso.

Além disso, a alimentação também deve ser pensada durante os dias que antecedem a cirurgia. Evite alimentos gordurosos, congelados e ricos em sódio para evitar alguma indisposição no dia do procedimento. Resista a tentação por alguns dias e opte por um cardápio mais leve.

3.2. Os cuidados durante a extração do dente siso

No dia da extração do siso, é importante lembrar que algumas atitudes também são necessárias para garantir o sucesso da cirurgia. Fazer uma refeição leve e tomar todos os medicamentos prescritos, por exemplo, é uma delas. Evitar o uso de maquiagem ou qualquer acessório que possa causar incômodo ou dificultar o posicionamento da cabeça durante o procedimento também é fundamental. Além disso, é necessário informar ao dentista todo o seu histórico médico a fim de evitar quaisquer complicações durante a extração do dente siso.

3.3. Extração do dente siso: pós-operatório também requer cuidados

Quando a extração dos sisos se torna uma realidade, é essencial que o paciente tome certas precauções para que a recuperação seja a melhor possível. “Os cuidados são basicamente os mesmos de outras extrações: evitar esforço físico, bochechos regulares, fazer compressas de gelo por 48 horas, seguir a medicação prescrita e evitar abaixar a cabeça”, revela o dentista Diego Limoeiro.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a higiene bucal. Não abrir mão da higiene diária e nem fazer bochechos vigorosos nos 4 primeiros dias é fundamental. Assim como evitar o hábito de cuspir por qualquer motivo e não ficar passando a língua ou o dedo no local operado.

Por fim, é importante ter cuidado redobrado com a alimentação nos primeiros dias após a extração do dente siso. “A dieta deve ser líquida e pastosa, sempre do morno para o frio com a intenção de não provocar vasodilatação por fazer compressa fria no local", aconselha Drª Sandra Regina. Nesse caso, vale apostar em sopas, purês, sucos e vitaminas bem nutritivas.

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Diego Limoeiro - Cirurgião bucomaxilofacial / Implantodontista Pós-graduado em Cirurgia da ATM Especialista em DTM e Dor orofacial
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 31146

Mais Matérias: Dentes do Siso
O que não se deve fazer depois de arrancar o siso? 5 coisas para evitar ao extrair o dente
Dentes do Siso
O que não se deve fazer depois de arrancar o siso? 5 coisas para evitar ao extrair o...
A cirurgia do dente siso até hoje é muito questionado pelos pacientes. Além do procedimento...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Meu dente siso nasceu e não me incomoda, preciso tirar? Cirurgião dentista esclarece essa questão
Dentes do Siso
Meu dente siso nasceu e não me incomoda, preciso tirar? Cirurgião dentista esclarece...
O siso é um tipo de dente muito questionado . Algumas pessoas duvidam se realmente é...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953
Dentes do siso: tem que extrair? Eles prejudicam a arcada? Como é a recuperação? 5 dúvidas sobre o assunto
Dentes do Siso
Dentes do siso: tem que extrair? Eles prejudicam a arcada? Como é a recuperação? 5...
Os terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso ou "do juízo" , são um verdadeiro...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Dentes sisos: 6 formas de aliviar a dor e o incômodo quando eles estão nascendo (infográfico)
Dentes do Siso
Dentes sisos: 6 formas de aliviar a dor e o incômodo quando eles estão nascendo...
Os dentes sisos, também conhecidos como dentes do juízo , são uma verdadeira incógnita:...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Dentes sisos inflamados: por que isso acontece e o que fazer nessa situação?
Dentes do Siso
Dentes sisos inflamados: por que isso acontece e o que fazer nessa situação?
Os dentes sisos costumam ser aquele enigma: algumas pessoas têm, outras não. Em alguns, eles nascem...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146
Dentes do siso: nascimento, extração, pós-cirúrgico... Tudo que você precisa saber sobre eles
Dentes do Siso
Dentes do siso: nascimento, extração, pós-cirúrgico... Tudo que você precisa saber...
Quando se fala de dentes do siso , muitas dúvidas permeiam a cabeça das pessoas. Afinal, o que...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146