Seu dente quebrou e você está bem preocupado, pois não faz ideia do que fazer para recuperar o seu sorriso. Aí vai uma dica: a primeira coisa é manter a calma e entender que, apesar do susto, tudo será resolvido. Em seguida, é importante ligar para o seu dentista de confiança e explicar toda a situação. Mas o que deve ser feito nesse meio tempo antes de chegar no consultório do dentista? O Sorrisologia preparou um guia completo de primeiros socorros.

Dente quebrado: o que é? Entenda as suas características 

O dente quebrado é aquele que perdeu uma parte do seu elemento. Em alguns casos mais brandos, quando mordemos um alimento muito crocante, sai apenas uma lasquinha imperceptível. Porém, também existem circunstâncias mais sérias que fazem o dente quebrar bem na raiz ou grande parte da sua estrutura.

O que pode quebrar um dente? Conheça 6 motivos

1. Cárie dentária profunda;

2. Reabsorção dentária interna ou externa;

3. Mastigação de alimentos durinhos e crocantes;

4. Abrir uma garrafa de cerveja ou refrigerante com os dentes;

5. Morder objetos duros, como tampa de caneta;

6. Traumas em geral, como uma queda.

Dá para disfarçar um dente que foi quebrado?

Quebrar o dente, muitas vezes faz você tomar decisões precipitadas. Algumas pessoas acham que dá para colar o pedaço solto de alguma maneira que pode agravar ainda mais a situação. A ordem é: não faça nada por conta própria! Só um dentista é capaz de resolver o seu problema, colando ou recuperando o elemento fissurado com uma substância própria para o dente.

E quando o dente quebra na raiz, é mais grave?

Os casos de fratura radicular, que chegam até a raiz do dente, geralmente estão relacionados à algum trauma dentário, como uma queda ou praticar algum esporte de contato sem a devida proteção. Não usar protetor bucal ao praticar certas atividades físicas também pode ser um risco para que um elemento do seu sorriso sofra a lesão. Tendo cuidado com essas situações você pode salvar seus dentes de muitos problemas. Previna-se.

Como prevenir esse acidente?

Para prevenir que o seu dente quebre, é importante evitar aquilo que causou o acidente. Entre as medidas preventivas estão: não abusar dos alimentos duros e crocantes, não usar o dentes para abrir coisas, como uma garrafa de cerveja, e usar proteção quando praticar esportes de contato físico. 

Além disso, para preservar uma boa saúde dos seus dentes, também é essencial consultar seu dentista periodicamente, a cada seis meses. Para identificar qualquer problema no seu sorriso mais profundamente,o profissional precisa recomendar exames de imagem, como as radiografias, além das consultas. Neste caso, fique atento aos sinais que sua boca dá e não espere o problema acontecer para buscar ajuda. 

Meu dente quebrou: e agora? Saiba o que fazer de imediato

Este momento requer muita atenção e trabalho em grupo para encontrar a outra parte do dente lesionado e levar com segurança até o consultório dentário. Você pode guardar em algum potinho com soro fisiológico, leite ou até mesmo com a sua própria saliva e levar para o dentista. 

Qual é o melhor tratamento para o dente quebrado?

No consultório, o profissional vai avaliar a melhor forma de corrigir o problema. A técnica adotada vai depender muito da quantidade de estrutura perdida. Entre os tratamentos mais indicados pode ser uma restauração direta (feita pelo dentista no momento da consulta) e a indireta, que o dentista molda o paciente e encaminhamos o material para um laboratório de prótese dental para ser feito parte ou peça inteira do dente quebrado.

Cuidados com o dente quebrado que foi restaurado

- Não comer nada pelas primeiras horas após fazer o procedimento.

- Evitar bebidas ácidas que corroem o esmalte do dente, como refrigerante e café;

- Manter uma boa higiene bucal com escovação suave, creme e fio dental.

- Evitar o uso de à base de álcool, já que o álcool pode prejudicar a qualidade da resina

O que fazer quando o seu dente quebrar:

1) Mantenha a calma. Apesar de ser difícil, não adianta ficar nervoso neste momento.

2) Encontre o pedaço do dente que quebrou e, se possível, preserve-o em um copo com soro fisiológico, leite ou até mesmo a sua saliva.

3) Feito isso, lave a boca com água gelada para amenizar qualquer sangramento.

4) Faça uma compressa de gelo coberta por um pano para evitar inchaços até chegar ao dentista.

5) Enquanto isso, ligue para um odontologista de confiança e explique o que aconteceu.

6) Agora é só ficar atento e prevenir os pequenos de acidentes com simples gestos, como o uso do protetor bucal em atividade físicas.