Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
09.09.2020

Dente mole e doendo: confira 5 motivos por trás desse incômodo

Engana-se quem pensa que o dente mole é um problema que surge apenas na infância. Na verdade, o quadro também pode atingir adultos e idosos e, muitas das vezes, é um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde bucal. Além de não ser agradável nada agradável, os dentes moles e doendo sem o tratamento adequado podem trazer consequências ainda mais sérias. Pensando nisso, nós reunimos aqui embaixo as principais causas desse problema e como evitá-lo. Veja só!

1) A periodontite é uma das principais causas de dentes moles 

Responsável por grande parte da perda dentária, a periodontite é a causa mais comum de dentes moles e doendo em adultos. A doença, que afeta a gengiva e o osso que dá suporte para os dentes, é reflexo da falta de cuidados bucais ao longo da vida, o que leva a formação de placa bacteriana. Quando não tratado, o quadro pode evoluir para a perda óssea, que tem como primeiro sintoma o enfraquecimento dos dentes. Por isso, é importante que o paciente saiba usar todas as ferramentas para higiene bucal, como a escova de dentes e o fio dental. Além disso, ir ao dentista é um compromisso que deve fazer parte da sua agenda. 

2) Dente mole e doendo pode estar ligado ao quadro de bruxismo

Se você sofre com quadro de bruxismo durante a noite, certamente já deve ter sofrido com a sensação de dente mole e doendo. Acontece que, o movimento de ranger os dentes causa o desgastes dos elementos, o que pode afetar diretamente as raízes periodontais. Nesses casos, as causas para o distúrbio podem estar ligadas à estresse e ansiedade. Esse hábito frequente, pode resultar no amolecimento e enfraquecimento dos dentes. Sendo assim, é fundamental que o paciente busque ajuda médica para que o controle seja feito por uma equipe multidisciplinar que envolve dentista, fonoaudiólogo e psicólogo.

3) Tirou o aparelho recentemente? Isso pode ser o motivo para dor de dente

A retirada do aparelho ortodôntico traz uma série de mudanças para o seu sorriso. Entre elas, está a sensação de dente mole e doendo. Isso porque a movimentação dentária durante o tratamento é feita através de uma força de tração ou pressão sobre os dentes. Justamente por isso, é comum que o paciente perceba, entre uma consulta e outra, que os dentes estão moles ou com certa mobilidade. Mas não se preocupe: não existe risco de queda dos dentes e o efeito é passageiro.

4) Traumas e batidas também podem resultar em dente mole e doendo

O trauma é outro fator que também pode resultar no amolecimento dos dentes. Quedas, pancadas e impactos, por exemplo, são problemas eventuais que podem contribuir para o quadro. Isso porque os ligamentos periodontais dos dentes - que seguram as raízes - podem ser esticados durante o episódio, o que resulta em dentes moles e doendo. Os sintomas podem se manifestar até alguns dias após o trauma. Ainda assim, é importante consultar o seu dentista de confiança para um check-up e, assim, garantir a sua saúde bucal.  

5) Diabetes é uma das doenças responsáveis pela dor de dente 

Além da falta de higiene bucal, existe uma outra condição que pode contribuir para problemas gengivais: a diabetes. Nesse caso, um paciente com diabetes descontrolada possui mais riscos de desenvolver gengivite e periodontite, que provoca o amolecimento dos dentes e a perda óssea. Tudo isso porque a circulação sanguínea fica prejudicada nessa área. Para prevenir esse e outros problemas, o ideal é manter uma boa rotina de higiene bucal e evitar alguns hábitos que podem contribuir para o descontrole da diabetes, como bebidas alcoólicas, fumo, consumo de doces e até mesmo estresse.

Mais Matérias: Dor de Dente
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o incômodo!
Dor de Dente
Sinusite pode causar dor de dente e o sintoma agrava no inverno - saiba como amenizar o...
Que o clima frio e as baixas temperaturas podem afetar a saúde bucal não é novidade para...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
Dor de Dente
Dor de dente, boca seca: 5 problemas bucais comuns durante o inverno
O clima frio e seco são os primeiros anúncios da chegada do inverno. Além de ser a estação mais preguiçosa do ano, a temporada também é famosa por várias queixas dos pacientes odontológicos. Não é à toa que você costuma reclamar de dor de dente que antes...
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Dor de Dente
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o bruxismo , certo? O distúrbio causado pelo hábito de ranger ou esfregar os dentes é mais comum do que se imagina e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença pode causar novas complicações ao seu sorriso,...
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Dor de Dente
DTM pode causar dor de dente? Como tratar esse distúrbio?
Muitas coisas podem causar uma incômoda e insistente dor de dente . Além de uma cárie ou aquela...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146
Dor de dente: o que é? Quais são as causas? Como tratar esse problema?
Dor de Dente
Dor de dente: o que é? Quais são as causas? Como tratar esse problema?
Ter uma dor de dente pode ser algo comum entre muitas pessoas, mas não é normal. Esse incômodo significa que alguma coisa no seu sorriso não vai bem e que precisa ser tratada o quando antes para evitar problemas maiores, como uma perda dentária. Mas, afinal de contas, o que pode causar uma dor de dente? O Sorrisologia...
Dor de dente na gravidez: como aliviar as dores e qual é o tratamento mais indicado?
Dor de Dente
Dor de dente na gravidez: como aliviar as dores e qual é o tratamento mais indicado?
Uma dor de dente pode ter muitos significados : cárie, sensibilidade, pulpite... Mas e quando esse...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448