Os dentes incisivos são os primeiros elementos da boca. Eles são 4 (sendo os centrais), dois na arcada superior e dois na inferior. Você deve reconhecê-los facilmente porque eles são os mais visíveis e notados quando sorrimos. Mas engana-se quem pensa que eles só servem para melhorar a estética bucal do paciente. Se, por algum motivo, eles são expulsos de sua raiz ou, por algum trauma, simplesmente caem, o implante deve ser feito com urgência! Você sabe por quê? A especialista em prótese dentária, Camila Sodré, responde essa e outras perguntas.

Dente incisivo: para que serve?

Os incisivos exercem funções estéticas, mas principalmente funcionais. “Eles são os primeiros a entrar em contato com os alimentos e cortá-los”, comenta a profissional. Depois disso, a mastigação é feita pelos dentes seguintes. Assim como os demais dentes, a ausência dos incisivos pode prejudicar a harmonia estética, mas também causar desencaixe das arcadas dentárias e consequente desequilíbrio de toda cavidade bucal, além de sobrecarregar outros dentes.

O dente caiu, e agora?

É muito importante que o paciente saiba o que fazer com o elemento perdido. A profissional lista dois motivos que podem levar à perda dentária e explica o procedimento indicado.

Dente saiu por uma avulsão: nesses casos, há grandes chances de o implante ser bem sucedido! Mas, para isso, o paciente não pode (de jeito nenhum) lavar o elemento com sabão e água. Ele deve ser armazenado, em ordem preferencial: Solução Salina Balanceada de Hank`s (SSBH), saliva, leite e água. Também deve ser levado ao dentista imediatamente.

Dente com problema bucal: a cárie, por exemplo, pode ser um dos motivos para o elemento simplesmente cair. Isso acontece por conta das bactérias que vão danificando a estrutura dentária. Nesses casos, o dentista irá avaliar a possibilidade de implantá-lo ou recorrer a outros tratamentos. “Implante dentário ou realização de uma prótese a fim de substituir o dente perdido por um artificial e recuperar a estética perdida”, comenta.

A falta de dente pode prejudicar até na fala

O dente incisivo deve ser imediatamente substituído. Se isso não acontecer, uma das principais consequências é a mastigação comprometida. Esse problema, por sua vez, pode causar DTM, dor de cabeça, má oclusão e outros problemas bucais, como a cárie. Camila também comenta outras consequências. “Quando os dentes incisivos estão ausentes, perdemos o suporte labial, o que faz com que nossos lábios fiquem mais ‘flácidos’; o tônus muscular, deixando-os menos visíveis; a capacidade de falar corretamente alguns fonemas chamados labiodentais (‘f’ e ‘v’)”, lista a especialista em prótese. Então, assim que tudo acontecer, coloque o dente na melhor forma de armazenagem para você e corra para o consultório do dentista!