Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
22.12.2016

Dente escurecido: um problema além da estética

Expert

Marcelo Giannini

Marcelo Giannini

CRO-SP 48725

Graduação em Odontologia, Mestrado e Doutorado em Clínica Odontológica (Área de Dentística) pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado do Departamento de Odontologia Restauradora - Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP. Professor do Curso de Graduação, Curso de Extensão em Clínica Integrada e Pós-Graduação em Clínica Odontológica da FOP / UNICAMP.

Para quem preza pela saúde bucal todo cuidado é pouco. Você é daqueles que repara nos mínimos detalhes? Imagine, então, se você notar um de seus dentes escurecidos, se destacando dos demais. Não dá, né? Pior ainda é perceber que o problema não se resolve com uma escovação. Muitos fatores, principalmente doenças bucais, como cárie ou um trauma estão envolvidos nessa mudança de coloração. Para esclarecer todos os problemas que abrangem esse escurecimento, o Sorrisologia convidou o especialista em dentística, Marcelo Gianinni.

Dente escurecido: o que pode ser?

Quando você usa muito uma blusa branca, por exemplo, com o tempo ela acaba ficando amarelada, meio encardida. Seu sorriso também passa pela mesma situação. Existem muitos fatores que fazem um dente escurecer. Marcelo explica alguns deles. "Uma pigmentação intrínseca (interna) ou extrínseca (externa), cárie, incorporação de produtos de corrosão ou oxidação de restaurações metálicas e traumas". O dente também pode ter a cor alterada durante sua formação, não sendo uma mudança adquirida ao longo da vida do indivíduo.

Para cada caso, existe um tratamento

Quando esse escurecimento for uma cárie, o especialista recomenda procurar atendimento odontológico. "Muitas vezes a remoção do tecido cariado e o procedimento restaurador podem resolver o problema". Já em casos de trauma e perda da vitalidade do dente, o tratamento endodôntico será indicado e, posteriormente, um clareamento ou restauração estética do dente. O escurecimento externo pode indicar tártaro ou outros pigmentos na superfície do dente. Neste cenário, o dentista deverá realizar procedimentos de profilaxia para uma limpeza.

Não deixe seu sorriso se apagar

É preciso ter cuidado para manter seus dentes bonitos a vida toda. Praticar a higiene bucal correta e adotar uma alimentação saudável são pontos essenciais para um sorriso branco. Mas também é preciso unir esses hábitos com consultas periódicas ao dentista. Marcelo ressalta que essas visitas são sempre importantes. "O dentista fará o diagnóstico dessas alterações de cores e indicará o tratamento necessário".

Mais Matérias: Dentes
Chupar o dedo é mais saudável do que o uso da chupeta? Odontopediatra esclarece
Dentes
Chupar o dedo é mais saudável do que o uso da chupeta? Odontopediatra esclarece
Durante a infância, é comum que os pequenos desenvolvam alguns hábitos e estímulos que merecem atenção. Chupar o dedo , por exemplo, é o principal deles. Por se tratar de uma atitude ligada à amamentação, é normal que algumas pessoas acreditem que o ato de chupar o dedo seja...
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
Dentes
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
A higiene bucal é um autocuidado que não pode ser substituído por nada! Através desse...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental? Dentista esclarece o assunto
Dentes
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental?...
Faz um bom tempo que você colocou facetas de porcelana ou lentes de contato dental com o objetivo de ter um...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Dentes
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes sociais que desgasta o esmalte dentário
Dentes
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes...
A saúde bucal de muitas pessoas foi colocada em risco na internet nestes últimos dias. Um novo desafio...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode afetar os dentes da criança
Dentes
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode...
Não existe nada tão fofo quanto assistir um bebê dormindo. Ver aquele sorrisinho banguela sem...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419