A higiene bucal da criança deve ser feita antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos de leite, limpando apenas a gengiva e a língua com uma gaze ou dedeira. Quando a dentição decídua começa a aparecer, os cuidados vão crescendo e se tornando mais detalhados. Nessa fase, seu filho vai precisar de creme dental e uma escova de dentes que combine com a idade dele. Mas e o fio dental? Esse item também deve fazer parte da limpeza dos dentinhos de leite? O Sorrisologia esclarece essa questão e ensina como incluir o cuidado no ritual da criança.

É preciso usar fio dental nos dentes de leite?

Sim. O fio dental pode ser incluído na higiene bucal da criança assim que surgirem os primeiros dentinhos. Mesmo que seu filho tenha apenas os dois primeiros dentes da frente, um do lado do outro, já pode começar a usar o acessório. Neste momento, o uso o fio é importante para eliminar os resíduos e restinhos de comida que acabam formando a placa bacteriana com o passar do tempo. 

Praticando esse pequeno gesto desde cedo, é possível evitar problemas futuros, como a cárie, o tártaro e a gengivite no sorriso. Sem falar que uma criança que sabe fazer uma boa higiene bucal, será um adulto mais informado e com dentes bem cuidados.

Como inserir o fio dental na higiene bucal da criança?

O fio dental deve ser inserido no ritual de higiene do pequeno aos poucos e sempre com a orientação de um adulto. As crianças de até oito anos precisam da ajuda dos pais para passar o fio, que deve ser deslizado suavemente para cima e para baixo, abraçando o dente, com o fio formando um 'C' ".

Outro cuidado importante que os tutores devem tomar é não forçar o fio contra a gengiva. Assim conseguimos evitar que o tecido fique machucado ou cause sangramento na região. Após os nove anos, a criança já pode ser estimulada a passar o fio sozinha, mas sempre com a supervisão dos pais. Ele também pode ser usado com o auxílio de uma haste para facilitar o uso da ferramenta.

Como usar o fio dental nos dentes de leite?

1. Enrole um pedaço de fio, aproximadamente 40 centímetros, ao redor de cada dedo médio, deixando, mais ou menos, uns dez centímetros entre os dedos;

2. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, faça um movimento leve entre os dentes para cima e para baixo;

3. Passe devagar ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha da gengiva;

4. Cuidado para não forçar o fio contra a gengiva para não machucar a região;

5. Depois é só usar uma parte nova do pedaço de fio dental nos próximos dentes;