Cada um tem o seu ritual para começar mais um dia, certo? Levantar, tomar um banho, preparar o café, e quem sabe ainda checar o e-mail, são afazeres tão comuns na sua rotina que você já os executa automaticamente. Todos esses passos nada mais são que hábitos que incorporamos. Cuidar dos dentes também precisa ser uma prática constante e diária. E o dentista Caio Botta explica por que é importante incluí-la no seu dia a dia.  

O cuidado para com os dentes precisa ser todo dia

A limpeza dos dentes não pode ser negligenciada nunca. Afinal, as bactérias que causam danos à saúde bucal estão sempre presentes esperando apenas um deslize para criar problemas em nossos dentes, não é mesmo? E não há exceção. Caio afirma que um único dia sem escovar os dentes já causa a adesão desses agentes nocivos sobre a superfície do dente que não poderão mais ser retirados com a escova ou fio dental. “Esse acúmulo é microscópio, mas prejudicial. Imagine todo dia um pouco mais de detritos sobre os dentes. No final de um curto período de tempo o paciente já apresenta visualmente uma boa quantidade de sujeira sobre o sorriso”.

O problema é que depois disso somente um cirurgião-dentista com equipamentos específicos consegue remover essa placa bacteriana adequadamente. Fica evidente que a limpeza correta e diária deve ser feita no mínimo três vezes ao dia, logo após a alimentação. “Quem se alimentar várias vezes ao dia terá de higienizar os dentes ainda mais vezes”, orienta.

Importância da continuidade

Você aprendeu exatamente como uma higienização adequada deve ser. Entretanto, se você só faz essa limpeza completa de forma esporádica não vai surtir muito efeito. O ideal é a higiene bucal correta acontecer em todas as escovações, pois assim as chances de aparecimento de cáries e problemas gengivais diminuem. “Quando o paciente vai até ao cirurgião-dentista ele sente que os dentes ficaram mais lisos e limpos. Se o paciente cuidar todo dia muito bem deles, eles continuarão assim, por isso, o hábito é importantíssimo”.

A vida é feita de hábitos

Segundo o profissional, se você todo dia começar a escovar de forma correta e metódica, logo perceberá que isso se tornou natural e sem perceber o fará sempre da mesma forma. É muito simples. É só pensar que todo dia estudamos, trabalhamos, dormimos cedo, economizamos dinheiro ou até mesmo checamos as redes sociais. Caio lembra que tudo isso são hábitos também. Então, o cuidado para com os dentes não deve ser diferente.

Hábito é disciplina

Importante entender também que o hábito está relacionado à disciplina. Logo, se você é disciplinado conseguirá ter práticas saudáveis. E o dentista dá a dica. “Preste muita atenção no seu dia a dia. Mastigar chiclete, comer balas, se alimentar com muita gordura, não fazer exercícios físicos, tudo isso são maus hábitos”. No entanto, a disciplina começa agora, e não depois. “Dê a você mesmo a chance de melhorar. Sua saúde é o que te fará chegar mais longe. Plante boas práticas hoje para colher bons resultados amanhã”, finaliza.