Você acabou de fazer bichectomia e está bem ansioso para saber como ficou o resultado. Mas, antes de descobrir, para garantir um rosto bonito e repaginado é preciso praticar todos os cuidados necessários após a cirurgia. Eles vão desde evitar muitos esforços e fazer compressas com gelo, até uma dieta balanceada. O especialista em Dentística Johnathan Marcondes explica que, para ter um resultado de sucesso, é importante que o paciente pratique todas essas medidas à risca.

Como é após a cirurgia de bichectomia?

Passar por um procedimento cirúrgico odontológico é delicado. Por isso, é essencial fazê-lo com um dentista de confiança para que os efeitos pós-operatórios sejam os mais tranquilos possíveis. Após passar pela bichectomia, o paciente costuma sair do consultório com a boca ainda anestesiada. Quando o efeito da medicação passa, os primeiros incômodos começam a surgir. Johnathan conta que o maior desconforto depois da cirurgia é o inchaço. “Esse edema, é bem semelhante ao que ocorre com a retirada dos sisos e começa a amenizar após 48 horas”.

Os primeiros cuidados necessários

Não dá para evitar todos os incômodos após a cirurgia, mas é possível amenizá-los seguindo as recomendações do seu dentista. O profissional indica alguns cuidados que são primordiais logo nos primeiros dias. “Evitar tomar banhos de sol nas primeiras quatro semanas ou enquanto houverem áreas roxas, fazer compressas geladas nos primeiros três dias e adotar uma alimentação líquida e pastosa nas primeiras 48 horas”. Em caso de dor, não é recomendável fazer uso de qualquer analgésico. Verifique com o seu especialista a medicação ideal para este sintoma.

Nada de fazer esforço ou exercícios físicos

Você deve se perguntar, “quando poderei voltar à minha rotina normal?”. Com relação ao trabalho, o paciente pode retornar após três dias de repouso, contanto que pegue leve no batente. Para aqueles que praticam atividades físicas leves, como caminhada, por exemplo, podem retomar em duas semanas. Já as pessoas que frequentam academia ou fazem exercícios mais intensos, são liberadas depois de quatro semanas. Johnathan diz que estes períodos vão depender muito da recuperação de cada paciente.

Quando resultado da bichectomia é perceptível?

A ansiedade é grande para saber como ficou o seu rosto após a cirurgia, não é mesmo? Mas, segundo o especialista, o resultado só começa a ser percebido após duas semanas. “Durante esse período, o efeito é pouco notado em função do inchaço. Depois, o rosto já começa a afinar e ficar mais alinhado. A partir daí, os benefícios passam a ser evidentes”. O resultado final pode ser visto, em média, com três meses.