Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
18.11.2016

Cuidados indispensáveis para quem fez implante dentário

Expert

Paulo Moreira

Paulo Moreira

CRO: 40086

Especialista em cirurgia e Implantodontia.
Produto Relacionado:

Voltar a se sentir confiante depois de reabilitar um sorriso é uma sensação incrível, não é? Assim é quem fez o procedimento de implante dentário. Aquele suporte de metal feito de titânio colocado bem no osso maxilar, abaixo da gengiva, que substitui a raiz. Se você pensa em aderir, é importante entender que, após a colocação desse parafuso, alguns cuidados precisam ser rigorosamente seguidos. O especialista no assunto Paulo Moreira explica todas as cautelas que o paciente devem ter depois do procedimento.

Os cuidados se assemelham aos da extração dentária

Você e seu dentista decidiram que o implante é a melhor solução para reabilitar o seu sorriso. Agora, chegou o momento de descobrir os cuidados após a cirurgia. E eles não podem ser deixados para lá. Pedro diz que as medidas se assemelham muito aos de uma extração do siso, por exemplo. "As principais delas são o repouso, uso de gelo nas primeiras 48h, evitar pressões intra-bucais (bochechos, cuspe, canudos) e principalmente tomar as medicações nos horários recomendados".

Saiba o que fazer em caso de inchaço e sangramento

Pode não parecer normal para você, mas é bem comum após procedimentos cirúrgicos os pacientes terem inchaços e pequenos sangramentos locais. Segundo o especialista, o inchaço consegue atingir seu maior volume após dois dias da operação e depois começa a regredir. Por isso, Pedro atenta que o gelo só deve ser aplicado nesse momento. "Se houver persistência de edemas ou sangramentos, o dentista deve ser comunicado para avaliar o motivo real, que pode ser por alguma infecção ou reação medicamentosa, por exemplo, e assim tomar as medidas cabíveis".

Um cardápio exclusivo nos primeiros dias

Nas primeiras 48h, logo após a colocação do implante, o profissional indica alimentos frios, líquidos ou bem pastosos como açaí, sorvete, vitaminas e sucos. Depois desse período a alimentação gelada pode ser suspensa, mas é importante que o paciente evite alimentos mais duros ou que possam machucar a região implantada. Esses primeiros cuidados são fundamentais para ter um tratamento de sucesso. “É quando se inicia o processo de cicatrização e assim evitamos processos inflamatórios, infecciosos e há um maior conforto no pós-operatório, evitando maiores morbidades”.

A saúde bucal precisa ser mais acompanhada

O dia a dia do paciente não é alterado em nada depois da colocação do implante dentário. Só é necessário ir ao dentista periodicamente para o acompanhamento e manutenção, de acordo com cada paciente. Quanto à higiene bucal, existem algumas medidas de mudam, dependendo do seu caso. Com os implantes unitários, que atinge apenas um dente, a higienização é feita da mesma forma que em um dente natural, com escovação e fio.

Quando o assunto são as próteses múltiplas, a união de vários elementos dentários ou próteses totais fixas sobre implantes, a higiene é mais complementada. “Costumamos indicar, além da escovação convencional, o uso de escovas interdentais e fio dental super floss, pois precisam atingir as áreas onde a forma convencional não consegue limpar adequadamente”. Seguindo essas recomendações à risca, é possível ter um sorriso implantado e sadio por muito mais tempo.

Mais Matérias: Implante Dentário
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Implante Dentário
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Na busca por um sorriso perfeito e harmonioso, é comum que algumas pessoas invistam nos implantes...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento tecnológico
Implante Dentário
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento...
Você já ouviu falar em cirurgia guiada? Na odontologia, qualquer tipo de procedimento cirúrgico...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Implante Dentário
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Quando se trata de procedimentos odontológicos, o implante dentário é, certamente, um dos mais temidos entre os pacientes. Afinal, quem nunca ouviu dizer que a cirurgia possui um processo de cicatrização demorado e outras histórias? Mas, se você está pensando em resolver o incômodo da...
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica no tratamento ortodôntico
Implante Dentário
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica...
Bráquetes, arcos, elásticos e anéis : o aparelho ortodôntico fixo é formado por...
com a participação de:
Andréia Cotrim Ferreira
CRO-SP: 39000
Odontologia 3D: Saiba mais sobre a tecnologia odontológica que permite imprimir implantes dentários em titânio
Implante Dentário
Odontologia 3D: Saiba mais sobre a tecnologia odontológica que permite imprimir implantes...
Não dá para negar: a tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é revolucionar a área da saúde. Na odontologia, por exemplo, inúmeros aparelhos já foram desenvolvidos, trazendo grandes avanços tanto na parte do diagnóstico de doenças, como na parte de tratamento....
5 dicas de como cuidar do seu implante dentário
Implante Dentário
5 dicas de como cuidar do seu implante dentário
Devido à perda de um dente, você precisou colocar implante dentário . Faz pouco tempo que você ganhou esse novo elemento e ainda não sabe muito bem como cuidar e limpar do seu sorriso ao longo do dia. Para fazer o seu renovado cartão de visita implantado durar por muito mais tempo, o Sorrisologia separou 5...