Bala, brigadeiro, sorvete…todo mundo sabe que esses alimentos têm muito açúcar. Mas sabia que existem muitos outros que só parecem inocentes e que em excesso no dia a dia podem prejudicar toda a saúde bucal? O problema é que o açúcar escondido neles pode levar a doenças, como a cárie. Assim como a gente, as bactérias presentes na boca também adoram um docinho e se alimentam dele para produzir o ácido que destrói o esmalte do dente.

Assim como procuramos as calorias, que tal passar a dar uma olhada na taxa de açúcar nos rótulos de produtos industrializados? Isso também ajuda a identificar componentes, como maltose, frutose e xarope de milho, todos parentes do açúcar. Sabemos que é difícil abrir mão de todos eles – nem precisa –, é só ter consciência do consumo e uma melhor higiene bucal.

Molhos para salada

Todo mundo prefere uma salada quando quer ser saudável, mas aquele molho delicioso para dar um gostinho a mais pode acabar com sua dieta e seus dentes. Molhos como agridoce, barbecue e com frutas são os mais ricos em frutose na composição.

Itens de padaria

Pães doces, biscoitos e rosquinhas são irresistíveis, mas com grande índice de açúcar. Só que não pense também que ao optar por um salgado você estará livre. Uma unidade de pão francês, por exemplo, equivale a duas colheres e meia de sopa de açúcar (cerca de 30 gramas).

Iogurtes 0% gordura

Ser 0% gordura não quer dizer que é 0% açúcar. Em iogurtes e bebidas lácteas, o açúcar é adicionado para se adequar ao gosto dos consumidores, dando sabor e cremosidade quando a gordura é retirada.

Cereais desidratados

Não pense que aquela granola ou barrinha de cereal que você come após o treino estão livres. Para conservar melhor os grãos, cereais desidratados, inclusive frutas cristalizadas, geralmente contêm grandes quantidades de açúcar.

Isotônicos

Quem se exercita muitas vezes pode optar em se refrescar com isotônicos em vez de água. Mesmo consideradas saudáveis e fonte de energia, bebidas esportivas possuem uma taxa alta de açúcar, o que pode prejudicar a saúde bucal. O consumo deve ser feito com moderação, inclusive para evitar o excesso de peso.

Ketchup

O ketchup tem quase metade de suas calorias vinda do açúcar. Cerca de 100g possui aproximadamente uma colher e meia de sopa de açúcar. Além disso, a pigmentação forte pode escurecer os dentes. Que tal trocar pela mostarda na hora de acompanhar seu lanche?

Hambúrgueres

Já reparou que quando cozinhamos algum alimento, como carne ou frango, ele começa a encolher? Para evitar isso, na produção industrial dos hambúrgueres são adicionadas duas formas diferentes de açúcar à carne: o xarope de milho e o melaço.

Ou seja, não é preciso cortar todos esses itens da sua rotina, mas que tal ter mais consciência na hora de escolher o que vai para o seu prato? Sua saúde corporal e bucal agradece.