Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
03.12.2020

Cuidados com o implante dentário: higiene bucal, alimentação, o que fazer após a cirurgia

O implante dentário exige uma série de cuidados para garantir a sua durabilidade. Saiba mais!
O implante dentário exige uma série de cuidados para garantir a sua durabilidade. Saiba mais!

Se você passou pela perda de um ou mais dentes, certamente deve saber que o implante dentário é uma das melhores opções de tratamento para devolver a estética do seu sorriso. Feito sob medida e de diferentes tipos de materiais, ele é uma forma artificial de substituição dos dentes naturais, garantindo as suas principais funções. Justamente por isso, é importante ter em mente que o implante dentário também requer alguns cuidados específicos durante e após a cirurgia. Pensando nisso, o Sorrisologia preparou uma matéria bem completa para você entender tudo sobre o assunto, com o auxílio de diversos especialistas. Confira!

1. Antes de tudo, entenda como funciona o implante dentário

Que o implante dentário é capaz de devolver o sorriso daqueles que perderam um ou mais dentes não é novidade. Mas será que você sabe como esse tratamento funciona? De acordo com o cirurgião-dentista Rodrigo Araújo, o implante dentário é uma espécie de raiz artificial de metal instalada dentro do osso que funciona como suporte para restaurações. Feitas de titânio, essa estrutura é responsável por trazer de volta a função mastigatória do paciente. “Os implantes servem para reabilitação de áreas onde se encontram ausentes elementos dentários, seja por sua perda ou agenesia (ausência congênita do elemento dentário permanente)”, explica o especialista em implantodontia Paulo Moreira.

2. Cuidados necessários com o implante dentário

Assim como qualquer outro tratamento odontológico, o implante dentário também exige alguns cuidados simples e diários para garantir a sua durabilidade. Pensando em te ajudar a evitar danos e prejuízos ao seu novo sorriso, nós reunimos algumas dicas abaixo:

2.1. A profilaxia dentária é fundamental no pré-operatório

Pode até parecer óbvio, mas se você pretende fazer um implante dentário deve ter em mente que os cuidados com a higiene bucal são obrigatórios. Sendo assim, antes de realizar a cirurgia, o ideal é optar por uma consulta com o seu dentista de confiança para fazer a limpeza dos dentes. “A profilaxia ajuda a evitar que qualquer bactéria da boca entre na corrente sanguínea e atinja o coração durante ou após o procedimento”, alerta o dentista Alexandre César. Além disso, no dia do procedimento, vale lembrar que os bochechos com produtos do tipo clorexidina podem ajudar a diminuir a concentração de bactérias presentes na boca. No entanto, o especialista destaca: “Após, não se deve fazer bochechos para não remover o coágulo, que é o grande responsável pela cicatrização”, afirma Alexandre.

2.2. A escova interdental e o fio dental garantem uma higiene bucal eficaz

Quando o assunto é higiene bucal, existem algumas ferramentas que podem garantir uma limpeza mais profunda e eficaz. No caso dos pacientes com implante dentário, a escova interdental é a principal dentre elas. Capaz de remover todo o acúmulo de sujeira no espacinho entre os dentes, ela serve para complementar a limpeza já feita pela escova comum e, assim, evitar o surgimento de tártaro e manter o sorriso implantado saudável por mais tempo.

Além da escova interdental, o fio dental é outro acessório que deve ser incluído na sua rotina de escovação. Nesse caso, o modelo super floss é o mais indicado para quem tem aparelho ortodôntico, pontes, coroas e, principalmente, implantes dentários. Com ele, é possível remover a placa bacteriana de um jeito muito mais fácil, sem precisar machucar a sua gengiva.

2.3 O implante dentário exige algumas mudanças na alimentação

Além dos cuidados com a higiene bucal, é preciso ter em mente que o implante dentário também requer algumas mudanças na sua alimentação. Isso porque, durante as primeiras 48 horas, o consumo de alimentos mais duros pode machucar a região implantada e prejudicar o processo de cicatrização. Por isso, o dentista Paulo Moreira indica alimentos frios, líquidos ou bem pastosos, como açaí, sorvete, vitaminas e sucos. Lembre-se: durante esse período todo o cuidado é pouco para garantir um tratamento de sucesso. “É quando se inicia o processo de cicatrização e assim evitamos processos inflamatórios, infecciosos e há um maior conforto no pós-operatório, evitando maiores morbidades”, afirma.

2.4. Não se esqueça das visitas de manutenção do implante dentário

Engana-se quem pensa que após a colocação do implante dentário não é mais necessário ir ao dentista. Manter o acompanhamento com o profissional responsável pelo tratamento é fundamental para que o dente implantado permaneça saudável e funcional. Além disso, as consultas de rotina também são importantes para se certificar de que sua saúde bucal esteja em dia e realizar alguns procedimentos básicos, como a profilaxia dentária.

Mais Matérias: Implante Dentário
Limpeza da prótese dentária: como fazer a higiene bucal usando a escova de dentes elétrica
Implante Dentário
Limpeza da prótese dentária: como fazer a higiene bucal usando a escova de dentes...
A escova de dente elétrica já provou ser uma ferramenta muito importante na higiene bucal de...
com a participação de:
Nelson Alfarano
CRO-RJ: 18163
Qual é o melhor tipo de implante dentário? Especialista recomenda a melhor reabilitação após a perda do dente
Implante Dentário
Qual é o melhor tipo de implante dentário? Especialista recomenda a melhor reabilitação...
O implante dentário é a opção mais recomendada pelos dentistas quando se trata da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Implante Dentário
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Na busca por um sorriso perfeito e harmonioso, é comum que algumas pessoas invistam nos implantes...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento tecnológico
Implante Dentário
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento...
Você já ouviu falar em cirurgia guiada? Na odontologia, qualquer tipo de procedimento cirúrgico...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Implante Dentário
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Quando se trata de procedimentos odontológicos, o implante dentário é, certamente, um dos mais temidos entre os pacientes. Afinal, quem nunca ouviu dizer que a cirurgia possui um processo de cicatrização demorado e outras histórias? Mas, se você está pensando em resolver o incômodo da...
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica no tratamento ortodôntico
Implante Dentário
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica...
Bráquetes, arcos, elásticos e anéis : o aparelho ortodôntico fixo é formado por...
com a participação de:
Andréia Cotrim Ferreira
CRO-SP: 39000