Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
03.12.2020

Cuidados com o implante dentário: higiene bucal, alimentação, o que fazer após a cirurgia

O implante dentário exige uma série de cuidados para garantir a sua durabilidade. Saiba mais!
O implante dentário exige uma série de cuidados para garantir a sua durabilidade. Saiba mais!

Se você passou pela perda de um ou mais dentes, certamente deve saber que o implante dentário é uma das melhores opções de tratamento para devolver a estética do seu sorriso. Feito sob medida e de diferentes tipos de materiais, ele é uma forma artificial de substituição dos dentes naturais, garantindo as suas principais funções. Justamente por isso, é importante ter em mente que o implante dentário também requer alguns cuidados específicos durante e após a cirurgia. Pensando nisso, o Sorrisologia preparou uma matéria bem completa para você entender tudo sobre o assunto, com o auxílio de diversos especialistas. Confira!

1. Antes de tudo, entenda como funciona o implante dentário

Que o implante dentário é capaz de devolver o sorriso daqueles que perderam um ou mais dentes não é novidade. Mas será que você sabe como esse tratamento funciona? De acordo com o cirurgião-dentista Rodrigo Araújo, o implante dentário é uma espécie de raiz artificial de metal instalada dentro do osso que funciona como suporte para restaurações. Feitas de titânio, essa estrutura é responsável por trazer de volta a função mastigatória do paciente. “Os implantes servem para reabilitação de áreas onde se encontram ausentes elementos dentários, seja por sua perda ou agenesia (ausência congênita do elemento dentário permanente)”, explica o especialista em implantodontia Paulo Moreira.

2. Cuidados necessários com o implante dentário

Assim como qualquer outro tratamento odontológico, o implante dentário também exige alguns cuidados simples e diários para garantir a sua durabilidade. Pensando em te ajudar a evitar danos e prejuízos ao seu novo sorriso, nós reunimos algumas dicas abaixo:

2.1. A profilaxia dentária é fundamental no pré-operatório

Pode até parecer óbvio, mas se você pretende fazer um implante dentário deve ter em mente que os cuidados com a higiene bucal são obrigatórios. Sendo assim, antes de realizar a cirurgia, o ideal é optar por uma consulta com o seu dentista de confiança para fazer a limpeza dos dentes. “A profilaxia ajuda a evitar que qualquer bactéria da boca entre na corrente sanguínea e atinja o coração durante ou após o procedimento”, alerta o dentista Alexandre César. Além disso, no dia do procedimento, vale lembrar que os bochechos com produtos do tipo clorexidina podem ajudar a diminuir a concentração de bactérias presentes na boca. No entanto, o especialista destaca: “Após, não se deve fazer bochechos para não remover o coágulo, que é o grande responsável pela cicatrização”, afirma Alexandre.

2.2. A escova interdental e o fio dental garantem uma higiene bucal eficaz

Quando o assunto é higiene bucal, existem algumas ferramentas que podem garantir uma limpeza mais profunda e eficaz. No caso dos pacientes com implante dentário, a escova interdental é a principal dentre elas. Capaz de remover todo o acúmulo de sujeira no espacinho entre os dentes, ela serve para complementar a limpeza já feita pela escova comum e, assim, evitar o surgimento de tártaro e manter o sorriso implantado saudável por mais tempo.

Além da escova interdental, o fio dental é outro acessório que deve ser incluído na sua rotina de escovação. Nesse caso, o modelo super floss é o mais indicado para quem tem aparelho ortodôntico, pontes, coroas e, principalmente, implantes dentários. Com ele, é possível remover a placa bacteriana de um jeito muito mais fácil, sem precisar machucar a sua gengiva.

2.3 O implante dentário exige algumas mudanças na alimentação

Além dos cuidados com a higiene bucal, é preciso ter em mente que o implante dentário também requer algumas mudanças na sua alimentação. Isso porque, durante as primeiras 48 horas, o consumo de alimentos mais duros pode machucar a região implantada e prejudicar o processo de cicatrização. Por isso, o dentista Paulo Moreira indica alimentos frios, líquidos ou bem pastosos, como açaí, sorvete, vitaminas e sucos. Lembre-se: durante esse período todo o cuidado é pouco para garantir um tratamento de sucesso. “É quando se inicia o processo de cicatrização e assim evitamos processos inflamatórios, infecciosos e há um maior conforto no pós-operatório, evitando maiores morbidades”, afirma.

2.4. Não se esqueça das visitas de manutenção do implante dentário

Engana-se quem pensa que após a colocação do implante dentário não é mais necessário ir ao dentista. Manter o acompanhamento com o profissional responsável pelo tratamento é fundamental para que o dente implantado permaneça saudável e funcional. Além disso, as consultas de rotina também são importantes para se certificar de que sua saúde bucal esteja em dia e realizar alguns procedimentos básicos, como a profilaxia dentária.

Mais Matérias: Implante Dentário
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Implante Dentário
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Você já ouviu falar em enxerto ósseo dentário ? Responsável por ampliar a altura e a espessura do osso, o procedimento é indispensável para quem deseja realizar um implante no dente. Mas, assim como qualquer outra técnica odontológica, o enxerto ósseo dentário também...
Quais problemas você pode ter após um implante dentário?
Implante Dentário
Quais problemas você pode ter após um implante dentário?
Quando o assunto é a perda recente de um dente, o implante dentário é sempre a solução mais recomendada. Responsável por corrigir o sorriso e devolver as funções básicas dos elementos, o procedimento é feito com raízes artificiais de metal instaladas dentro do osso, abaixo da...
Quais complicações podem acontecer no enxerto ósseo dentário?
Implante Dentário
Quais complicações podem acontecer no enxerto ósseo dentário?
Você já ouviu falar em enxerto ósseo dentário ? Comum nos consultórios...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Passo a passo da colocação do enxerto ósseo dentário: veja as etapas necessárias para o procedimento cirúrgico
Implante Dentário
Passo a passo da colocação do enxerto ósseo dentário: veja as etapas necessárias para o...
Você sabe o que é um enxerto ósseo dentário? Responsável por reconstruir uma...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Implante dentário dói? Saiba como é feito o procedimento e os cuidados necessários
Implante Dentário
Implante dentário dói? Saiba como é feito o procedimento e os cuidados necessários
A perda de um dente pode resultar em muito desconforto e vergonha para o paciente. Mas, graças aos...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Limpeza da prótese dentária: como fazer a higiene bucal usando a escova de dentes elétrica
Implante Dentário
Limpeza da prótese dentária: como fazer a higiene bucal usando a escova de dentes...
A escova de dente elétrica já provou ser uma ferramenta muito importante na higiene bucal de...
com a participação de:
Nelson Alfarano
CRO-RJ: 18163