Eles disfarçam o aspecto metálico e deixam o sorriso ainda mais natural, mas tudo tem um preço: o tratamento ortodôntico feito com o aparelho transparente requer alguns cuidados extras para manter todas as peças clarinhas e sem manchas. Quer saber o que muda na rotina com esse dispositivo? O dentista Caio Botta conversou com o Sorrisologia sobre o que diferencia os tipos de aparelhos utilizados nesse método e o que você precisa saber para manter os bráquetes transparentes sempre limpos.

Há tipos de aparelhos transparentes que mancham mais do que outros

Antes de saber como se prevenir do amarelamento, é importante saber que o material usado nos aparelhos transparentes influenciam bastante. Alguns aparelhos são confeccionados em materiais plásticos, enquanto outros, como os aparelhos de porcelana, podem ser policristalizadas ou monocristalizadas, conhecido como aparelho de safira.

Segundo Caio, os aparelhos ortodônticos feitos de plástico tendem a ficar naturalmente mais amarelados com o passar dos meses mesmo que o paciente cuide bem do dispositivo. “Por outro lado os de porcelana são mais estáveis e mantêm sua característica durante o tratamento ortodôntico. Dentre eles, os policristalizados têm uma tendência maior a manchamento do que os monocristalizados”, ressalta ele.

O que fazer para não amarelar o aparelho transparente?

Apesar de serem trocados mensalmente, as borrachinhas utilizadas para segurar o fio ortodôntico ao bráquete podem amarelar antes da visita ao dentista. O principal cuidado para evitar esse aspecto deve ser com a alimentação. “Alimentos com muitos corantes, naturais ou não, favorecem o manchamento dos elásticos e do aparelho. Vinho, café, curry, açaí, refrigerantes e cervejas são os principais vilões”, alerta o dentista.

Além disso, o cigarro, além de prejudicar a saúde bucal, pode comprometer bastante a manutenção de elásticos sempre branquinhos. “Dependendo da frequência e do tipo de hábito (cachimbo, cigarro ou outras drogas) o amarelamento pode acontecer até no momento do uso, em poucos minutos”, destaca o profissional.

Como higienizar o aparelho transparente

Caio diz que outro segredo para manter o sorriso desejado com o aparelho transparente é realizar sempre uma boa limpeza dos dentes, utilizando escova macia, creme e fio dental. “Por serem componentes de ligas elásticas, ainda não existe uma solução 100% eficiente para que eles não amarelem durante o mês, mas com alguns cuidados a mais, a aparência de limpeza pode ser mantida por mais tempo”, orienta o ortodontista. Para completar, não deixe de seguir corretamente as consultas de manutenção ortodôntica.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caio Botta Martins - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 88536

Originalmente publicada em 30/12/2016
Atualizada em 18/12/2018