Para melhorar a aparência dos dentes, uma opção cada vez mais comum é a aplicação de lentes de contato dentais. Além de deixar o sorriso mais alinhadinho, essa tendência da dentística também garante dentes mais brancos e pode até eliminar problemas como o bruxismo e até a exposição excessiva da gengiva. Mas, para evitar complicações, qual será o jeito certo de cuidar das suas lentes? Confira 6 dicas!

1. Evite comer alimentos excessivamente duros e crocantes

Para preservar a integridade das suas lentes de contato dentais, um dos principais cuidados a ter é evitar consumir alimentos muito duros, já que isso pode causar atrito e desgaste. Torradas, pão duro, cereais crocantes e balas são apenas alguns dos exemplos do tipo de alimentos que você deve evitar.

2. Mantenha uma rotina de higiene bucal impecável

A prevenção é a melhor forma de evitar qualquer problema bucal! A higiene adequada é o cuidado mais importante para preservar a integridade das suas lentes. Dessa forma, além de manter o sorriso bonito, você garante a saúde da sua boca de uma forma geral, mantendo os tecidos dentários e de suporte saudáveis. Assim, é recomendada a escovação após as refeições, além do uso do fio dental e enxaguante bucal.

3. Faça visitas regulares ao dentista

Outro cuidado fundamental é apostar em consultas regulares de manutenção com o seu dentista. Assim, é possível não só aumentar a durabilidade dos laminados mas também investigar a integridade do tratamento, assinalando caso algo não esteja bem, como, por exemplo, o acúmulo do tártaro ou da placa bacteriana ao redor do perímetro das lentes. O ideal é fazer uma reavaliação a cada seis meses, no máximo.

4. Jamais roa as unhas ou morda objetos

Hábitos como roer as unhas ou morder objetos também podem comprometer as propriedades estéticas das lentes de contato. Além de desgastar as cerâmicas, essa prática pode criar até fraturas, levando à necessidade de troca dos laminados.

5. Cuide da saúde de suas gengivas

Além de uma higiene bucal irrepreensível, é necessário sempre estar atento à saúde das suas gengivas, e ao primeiro sinal de alerta, visitar o seu dentista. Caso se desenvolva algum problema periodontal, as lentes de contato podem camuflar o problema, por isso, é fundamental sempre avaliar com cuidado a integridade da sua gengiva ao redor das lentes.

6. Invista numa escova de dentes adequada

Para garantir uma escovação adequada, aposte em uma escova de dentes de cerdas macias. Que tal apostar na escova elétrica? Assim, é possível higienizar as lentes de contato de forma suave, mas eficaz, durante o tempo correto.