Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
07.11.2020

Cuidados após o tratamento de canal: o que comer? O que evitar? O dente perde a sensibilidade? Entenda o que muda depois do procedimento

 Você vai passar por um tratamento de canal e não sabe muito bem o que fazer? Veja os cuidados necessários no pós-operatório!
Você vai passar por um tratamento de canal e não sabe muito bem o que fazer? Veja os cuidados necessários no pós-operatório!

O tratamento de canal é, certamente, um dos procedimentos odontológicos mais conhecidos entre os pacientes. Acontece que, como qualquer outra cirurgia delicada, o tratamento de canal também exige alguns cuidados específicos durante o pré e pós-operatório, que podem variar de acordo com cada paciente e gerar preocupações. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, o Sorrisologia reuniu em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre os cuidados após o tratamento de canal. Confira!

1. Entenda o que é o tratamento de canal

Antes de descobrir os cuidados necessários após o tratamento de canal, é importante entender do que se trata o procedimento. De maneira geral, ele é feito através da retirada da polpa do dente, tecido encontrado na parte interna do elemento. “A polpa danificada é removida e o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido”, explica André Alvim, que é especialista no tema. Justamente por isso, o tratamento de canal é indicado para pacientes que estão com a polpa dentária infeccionada ou morta, o que costuma ocorrer em casos de cárie profunda, fraturas ou traumas.

1.1. Etapas do tratamento de canal

Assim como qualquer procedimento odontológico, o tratamento de canal conta com diferentes etapas que são importantes para garantir a eficácia da cirurgia. Para entender melhor como cada uma delas funciona, o dentista André explica o passo a passo do tratamento de canal:

Acesso: antes de mais nada, é preciso abrir o canal para iniciar o tratamento. Normalmente, é essa parte do procedimento é feita com o famoso “motorzinho” - que costuma ser temido entre os pacientes que não gostam muito de ir ao dentista.

Remoção da polpa infeccionada: “Os canais são esvaziados, descontaminados, alargados e alisados”, explica André. Nessa etapa, as limas especiais e ferramentas para irrigação são fundamentais.

Obturação dos canais: para finalizar o tratamento, os canais são preenchidos permanentemente com um material específico. O resultado final ainda pode ser protegido com uma prótese parcial que envolve todas as faces dentárias, que é cimentada no dente restaurado.

1.2. Como fica o dente depois do tratamento de canal?

Com tantas recomendações no pós-operatório, é comum que uma das principais dúvidas dos pacientes seja sobre como fica o dente depois do tratamento de canal. Embora a estética do elemento não apresente diferenças significativas, existem algumas mudanças internas que merecem uma atenção. “O dente pode apresentar desde um desgaste mais conservador até um desgaste interno mais acentuado para a confecção de pino intracanal”, explica o dentista Ricardo Gouvêa. Além disso, em alguns casos, é possível notar uma mudança na coloração do dente, tendo um leve escurecimento que pode ser resolvido através da odontologia estética.

Outro ponto que pode sofrer mudanças após o tratamento, é a resistência do dente. “Quanto maior o desgaste interno de sua substância dura e sua mudança de geometria, menor será a resistência, sendo este elemento por definição um dente mais frágil que um dente saudável”, completa Ricardo.

2. Pós-operatório: tratamento de canal exige repouso?

Embora não seja uma cirurgia tão invasiva, como a extração dos sisos, que requer um repouso intenso e prolongado, o tratamento de canal também possui as suas exigências. “Após o tratamento de canal, a rotina pode ser mantida, como trabalhar e se exercitar. No entanto, ele alerta que alguns cuidados são necessários nesse momento”, conta André. Ou seja: você pode fazer o procedimento e, pouco tempo depois, seguir com sua programação de costume.

3. Os cuidados necessários após o tratamento de canal

Durante o tratamento de canal, o dente perde parte de sua estrutura, ficando “oco”. Justamente por isso, é importante que o paciente tenha em mente que essa condição exige certos cuidados, a fim de que não ocorra uma sobrecarga no elemento dentário, evitando assim uma possível fratura. Pensando em te ajudar nessa tarefa, separamos alguns dos principais cuidados:

3.1. A alimentação sofre mudanças no pós-operatório

Após o tratamento de canal, um dos hábitos do dia a dia que sofre mudanças é a alimentação. Acontece que, depois da cirurgia, a parte perdida do elemento faz com que esse fique um pouco mais fraco. Sendo assim, até realizar a restauração completa, é importante que a pessoa tenha paciência e evite certos alimentos no pós-tratamento. "Orienta-se evitar alimentos muito duros, enquanto estiver com o curativo aguardando pela restauração definitiva", explica a dentista Sofia Cabaleiro. Além disso, nas primeiras horas depois do tratamento de canal, é necessário tomar um pouco mais de cuidado durante a mastigação. Isso porque há riscos de, por conta da anestesia, morder a bochecha enquanto come.

3.2. A higiene bucal requer atenção redobrada

A higiene bucal é uma etapa fundamental na rotina de qualquer paciente. No entanto, após o tratamento de canal, é preciso redobrar os cuidados, especialmente no local tratado para não haver o risco de novas cáries. "O uso do fio dental é de extrema importância nesses casos, pois somente ele poderá evitar as temidas cáries ocultas, aquelas se iniciam entre os dentes, imperceptíveis em estágio inicial", comenta Sofia. Além disso, é necessário incluir o uso de enxaguante bucal e uma escova de dentes com cerdas macias para garantir a eficácia da escovação.

4. Tratamento de canal x sensibilidade: entenda a relação entre os dois

Assim como grande parte das pessoas, você já deve ter ouvido diversas histórias envolvendo o tratamento de canal. Entre elas, está o fato do procedimento influenciar na sensibilidade dentária. De acordo com a dentista Heloísa Crisóstomos, os pacientes que passam pelo tratamento de canal acabam perdendo a sensibilidade. “Na cirurgia de canal, o nervo responsável pela sensibilidade dentária é totalmente removido. Ou seja: todos os sentidos do dente são atingidos”, destaca ela. Por isso, é indicado ficar atento à mastigação, para não fraturar a estrutura do dente remanescente.

Mais Matérias: Tratamento de Canal
Obturação dói? Entenda como o tratamento de restauração é feito e todos os cuidados com o dente
Tratamento de Canal
Obturação dói? Entenda como o tratamento de restauração é feito e todos os cuidados com...
A obturação dentária é um procedimento bastante conhecido no universo...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Tratamento de canal: dentista explica o procedimento do início ao fim
Tratamento de Canal
Tratamento de canal: dentista explica o procedimento do início ao fim
Descobrir um dente que precisa fazer canal é uma das situações mais temidas entre os pacientes....
com a participação de:
Priscila Chagas
CRO-RJ: 39788
Tratamento de canal: 5 dúvidas mais comuns sobre o procedimento odontológico
Tratamento de Canal
Tratamento de canal: 5 dúvidas mais comuns sobre o procedimento odontológico
Você foi ao dentista e descobriu que precisa fazer um tratamento de canal . Na hora em que recebeu a notícia, rolou aquela preocupação quanto ao procedimento, que costuma ser temido por muitos pacientes. Mas não há com o que se amedrontar, o método em si é bem tranquilo: o dentista remove a...
Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema
Tratamento de Canal
Carie profunda precisa de tratamento de canal? Descubra como tratar o problema
A cárie é, sem dúvidas, um dos problema bucais mais comuns no consultório...
com a participação de:
Vanessa Pires
CRO-RJ: 28875
Tecnologia no tratamento de canal torna o procedimento mais seguro e eficiente
Tratamento de Canal
Tecnologia no tratamento de canal torna o procedimento mais seguro e eficiente
O tratamento canal é, certamente, um dos procedimentos bucais mais temidos pelos pacientes. Afinal, quem nunca ouviu dizer que que o procedimento é doloroso, têm um pós-operatório complicado e outras histórias? Mas, se você está pensando em desistir por conta disso, saiba que graças aos...
Como prevenir e eliminar manchas causadas pelo tratamento de canal?
Tratamento de Canal
Como prevenir e eliminar manchas causadas pelo tratamento de canal?
Muitas pessoas estremecem só de ouvir as palavras “tratamento de canal”, mas o que antes era um...
com a participação de:
Sofia Cabaleiro
CRO-MG: 34919