Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
28.12.2017

Crianças com dentes manchados por traumas podem realizar clareamento?

Expert

Claudio Heliomar

Claudio Heliomar

CRO-PE: 5339

Cirurgião-Dentista graduado pela UFPI. Doutor em Dentística-Endodontia pela UPE. Professor Associado do Curso de Odontologia da UFPE. Coordenador do Curso de Especialização em Dentística do CPO/Recife/PE. Membro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística.

Acidentes do dia a dia, quedas da própria altura, brincadeiras e até mesmo a prática de exercícios sem usar protetores bucais são algumas situações que podem levar a um trauma no dente de uma criança. Quando isso acontece, uma das consequências possíveis é o escurecimento desse elemento. Ninguém merece ficar com os dentes manchados né? Quando essa situação acontece com adultos, o clareamento dental pode ser uma opção para resolver o problema. Mas será que para as crianças também é assim? O especialista Cláudio Heliomar falou com o Sorrisologia sobre o assunto!

O que deve ser feito quando a criança sofre um trauma no dente?

Quando uma criança sofre um trauma dental, o atendimento odontológico deve ser buscado imediatamente! Segundo Claudio, existem diferentes tipos de trauma, e dependendo da intensidade deles podem ocorrer diferentes tipos de danos. Concussão, subluxação e luxação, avulsão, fratura coronária (que pode ser com esmalte e dentina com ou sem comprometimento pulpar e periodontal) e fraturas corono-radiculares estão entre eles. “O dentista poderá avaliar a extensão do trauma e realizar o tratamento correto para limitar os danos e favorecer a recuperação do paciente”, explica o profissional.

Em caso de perda do dente ou de um fragmento, ele deve ser guardado!

Caso ocorra perda do dente durante o acidente, é muito importante guardar esse elemento! “O paciente deve levar para o atendimento odontológico, em recipiente com Viaspan ou leite desnatado, o dente avulsionado”, orienta ele. No caso de uma fratura do dente, o fragmento deve ser mantido hidratado no soro, leite ou saliva até o atendimento do dentista. Isso pode facilitar muito a recuperação!

Caso o dente escureça, é possível que a criança realize um clareamento dental?

“O trauma dentário pode acontecer sobre dentes decíduos ou permanentes a depender da idade da criança”, afirma Claudio. Ou seja, ele pode acontecer em dentes de leite ou naqueles que já são permanentes, e o tratamento adequado caso ele escureça vai depender disso. Segundo ele, quando se trata do dente permanente, é possível sim realizar um clareamento. “O profissional deve avaliar a causa e do escurecimento e manutenção ou não da vitalidade pulpar para adotar a condução clínica correta”, afirma.

Caso não seja possível realizar esse tratamento, existem alternativas para resolver esse problema. “A depender da extensão do grau de comprometimento coronário e da presença ou não do fragmento as opções para correções estéticas podem variar da simples colagem até o uso de resinas compostas para recuperação estética do sorriso”, esclarece. Procure o seu dentista de confiança e veja qual pode ser a melhor solução para o seu caso!

Mais Matérias: Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes brancos por mais tempo?
Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes...
Engana-se quem pensa que basta fazer  clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento estético odontológico?
Clareamento Dental
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento...
Realizar procedimentos estéticos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da especialidade para a saúde bucal
Clareamento Dental
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da...
Depois da saúde, a estética é um dos elementos mais buscados pelos pacientes nos consultórios dentários. Muito mais do que receitar um clareamento dentário, essa especialidade da odontologia é capaz de realizar outros tratamentos restauradores, como a aplicação de lentes de contato bucais e...
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Ter dentes brancos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da dentística,...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Manchas nos dentes: o que podem ser? Quais são as causas, tipos e tratamentos para clarear os dentes?
Clareamento Dental
Manchas nos dentes: o que podem ser? Quais são as causas, tipos e tratamentos para clarear os...
Não é novidade que as manchas nos dentes são o maior pesadelo entre a maioria das pessoas. Mas você sabe por que elas surgem? Ou quais são as melhores formas de tratá-las? Existem diferentes tipos de manchas e, muita das vezes, elas estão relacionados a fatores externos, como hábitos alimentares e...
O aparelho ortodôntico pode deixar os dentes amarelados? Devo fazer clareamento dental após o tratamento?
Clareamento Dental
O aparelho ortodôntico pode deixar os dentes amarelados? Devo fazer clareamento dental após o...
Quando se trata do uso de aparelho ortodôntico , é comum que alguns pacientes tenham uma série de dúvidas. Quanto tempo o tratamento vai durar? É preciso evitar alguns alimentos? Vou sentir dor? Essas são algumas das questões mais frequentes sobre o tratamento. Mas, além disso, outra...