Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB

Criança precisa usar fio dental? Como ensinar essa prática de higiene? Uma odontopediatra esclarece todas as dúvidas

Expert

Camila de Almeida Araujo

Camila de Almeida Araujo

CRO-RJ: 25804

Especialista em Odontopediatria e Odontologia para Bebês e Gestantes pela Unigranrio.

Quando pequenos aprendemos a escovar os dentes com os nossos pais e, assim que crescemos, descobrimos o valor que este hábito é capaz de trazer para o nosso sorriso. Mas talvez você se apegou apenas à escovação como o suficiente para a higiene, esquecendo de outros itens como o fio dental. Mas saiba que ele tem uma grande valor para um sorriso mais saudável. "Além de estimular os cuidados desde cedo, o uso do fio dental evita o aparecimento de cáries e mantém a gengiva saudável", garante a odontopediatra Camila de Almeida Araújo. Entenda sobre a importância desse item para a saúde bucal do seu filho.

Mesmo com poucos dentinhos, o uso é essencial

Segundo Camila, mesmo que o pequeno tenha apenas dois dentinhos, um do lado do outro, ou aqueles espaços entre eles, já pode começar a usar. "É importante o uso do fio para que não fiquem restos alimentares retidos ali, já que a escova não alcança todos os espaços". Incluindo pequenos hábitos na rotina dos seus filhos, é possível evitar problemas futuros, como uma inconveniente cárie. E quanto menos você cuidar, mais problemas ele terá no futuro. Você não quer que seu filho passe por isso, não é mesmo?

Bons exemplos e atividades recreativas durante o uso

É sempre um desafio fazer com que a criança tenha bons hábitos higiênicos. Nada melhor do que demonstrar a importância da higiene bucal praticando uma. "Nossos filhos são nosso espelho, então acredito que o estímulo começa com nossas atitudes", garante. A odontopediatra também indica que novidades e recreações durante o uso ajudam a criança a ter gosto por uma limpeza completa. "Contar histórias, cantar músicas, além de usar fios coloridos ou com sabor. Tudo para tornar a tarefa mais fácil e divertida", indica a odontopediatra.

Os papais e mamães precisam ficar por perto

Os pequenos de até oito anos precisam da ajuda dos pais para passar o fio dental. É preciso cautela durante a prática. "Deve ser deslizado suavemente para cima e para baixo, abraçando o dente, com o fio formando um 'C' ". É importante tomar cuidado para não forçar o fio contra a gengiva, evitando machucar ou cortar suas parceiras rosadas. Após os nove anos, a criança já pode ser estimulada a passar o fio sozinha, mas sempre com a supervisão dos pais.

É preciso praticar, pelo menos, uma vez ao dia

Sabemos que muita gente tem preguiça de usar o fio dental. Mas se passarmos, pelo menos, uma vez ao dia, de preferência antes de dormir, já é o bastante para manter a boca do seu filho segura das bactérias vilãs. "Devemos passar o fio dental a fim de eliminar toda e qualquer sujeira e, assim,  não dar chances para o surgimento das cáries".

É dever do dentista orientar sobre o uso do fio dental

Além dos cuidados realizados no consultório, o dentista tem o papel de ensinar aos pacientes hábitos que precisam ser levados para a vida inteira. "Devemos conscientizar nossos pacientes e seus responsáveis sobre a importância do uso do fio dental como complemento da escovação, já que só a escova de dentes não consegue alcançar o espaço interdental. Ambos são essenciais para uma limpeza completa", conclui. Por isso, não tenha vergonha e peça orientações para o profissional.

Contra o acúmulo de placa

O fio dental é o início de toda a higiene bucal. Só ele ajuda a abrir o caminho entre os espacinhos dos dentes para uma boa escovação. Para que tudo isso seja feito, sem perder a brincadeira, é essencial usar ferramentas certas feitas para o seu filho. A linha infantil para cuidados bucais possuem estampas de desenhos animados que a criançada tanto curte, proporcionando suavidade, segurança e refrescância durante toda a limpeza. Desta forma, fica mais fácil gostar de escovar os dentes desde pequeno.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila de Almeida Araujo - Especialista em Odontopediatria e Odontologia para Bebês e Gestantes
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 25804

Mais Matérias: Saúde Bucal Infantil
Escova de dentes elétrica para crianças: dicas para ensinar o seu filho a usar esse item de higiene bucal
Saúde Bucal Infantil
Escova de dentes elétrica para crianças: dicas para ensinar o seu filho a usar esse item de...
Ensinar os filhos a escovar os dentes está longe de ser uma tarefa fácil. Justamente por isso, é importante contar com todo o tipo de ajuda para tornar esse momento mais divertido. A escova de dentes elétrica, por exemplo, é uma ótima opção mais cativante do que a escova comum. Mas, antes de...
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode afetar os dentes da criança
Saúde Bucal Infantil
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode...
Não existe nada tão fofo quanto assistir um bebê dormindo. Ver aquele sorrisinho banguela sem...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Os primeiros mil dias do bebê: entenda a importância da odontopediatria nessa fase, que vai até os 2 anos de idade
Saúde Bucal Infantil
Os primeiros mil dias do bebê: entenda a importância da odontopediatria nessa fase, que...
Engana-se quem pensa que a saúde bucal infantil só deve ser acompanhada a partir da troca dos...
com a participação de:
Aline Giampietro
CRO/SP: 83.818
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene bucal deve ser inserida na rotina da criança
Saúde Bucal Infantil
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene...
A higiene bucal é um cuidado que está presente desde os primeiros dias de vida de cada paciente....
com a participação de:
Aline Giampietro
CRO/SP: 83.818
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Saúde Bucal Infantil
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Não é novidade para ninguém que a troca de dentes é um dos processos mais importantes para saúde bucal das crianças. Por isso, ao perceber que o dente de leite não cai é preciso ligar o sinal de alerta. Embora não seja um problema tão grave, essa pequena disfunção pode...
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Saúde Bucal Infantil
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Os dentes de leite são grandes alvos da cárie dentária. Isso porque muitos os bebês e...
com a participação de:
Larissa Neves
CRO-SP: 136327