São muitas as opções de cremes dentais e é comum que essa variedade possa gerar algumas dúvidas no momento de você escolher o produto que melhor se adequa aos seus dentes. Mas engana-se quem pensa que o produto funciona apenas para uma limpeza de dentes e gengivas, removendo os resíduos alimentares. Muito mais do que isso, os cremes têm poder no tratamento e na prevenção de problemas bucais, como a sensibilidade dentária. Conversamos com o dentista Caio Soeiro que explica mais sobre as principais funções dos cremes dentais.

Qual é a importância do uso do creme dental?

O creme dental é um agente de alto poder quando o assunto é auxiliar no momento da escovação dos dentes. Esse processo é uma junção da ação mecânica da limpeza e dos agentes químicos que estão presentes no produto. O profissional explica mais sobre como o creme age nos dentes. “Esse produto possui componentes químicos que são funcionais contra a formação de placa, manchas, bem como um eficaz agente carreador de flúor para nossos dentes”, explica.

Quais são os benefícios do uso deste item?

Usar o creme dental traz alguns benefícios para o paciente. Além de promover eficiência na limpeza por conta da escovação, ele garante a proteção química do dente conta diversos tipos de bactérias. “É importante ressaltar que esse produto evita o aparecimento de manchas e produz o aumento dos níveis protetores de flúor na superfície dos dentes”, explica.

Porém, não são só esses os benefícios que usar cremes dentais trazem para os pacientes. Existem alguns produtos que agem amenizando a sensibilidade dentária, quadro que é considerado muito comum pelos profissionais. “Alguns desses produtos agem eliminando os canalículos dentinários, que são parte interna das estruturas dentais, já outros, agem diretamente no nervo dos dentes. Tudo depende do creme dental utilizado”, diz.

O creme dental é uma opção para o tratamento da sensibilidade

Um dos tratamentos que podem ser adotados para diminuir a sensibilidade dos dentes, é a utilização do creme dental específico para esse problema. Após a avaliação do dentista, o melhor creme dental será indicado para garantir um bom resultado na queda dos níveis de sensibilidade.

O profissional adverte que os problemas relacionados com a sensibilidade podem ter diversas origens, porém, a avaliação do dentista é fundamental para que o tratamento seja indicado de maneira correta e eficiente.

Quais são as outras indicações para driblar o quadro de sensibilidade dentária?

Essas outras indicações irão depender da origem do tipo de sensibilidade apresentada pelo paciente. O profissional completa: “Em geral, os tratamentos são variados e podem ir desde uma manutenção com cremes dentais específicos a este fim, até mesmo tratamentos restauradores”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caio Soeiro - Cirurgião-dentista e professor de odontologia
São Paulo - SP
CRO-SP: 76300