Ter um sorriso branquinho faz toda a diferença no visual e também para a autoestima de uma pessoa. Com o passar do tempo, é normal que os dentes fiquem um pouquinho mais escuros, e usar um creme dental clareador pode ser uma ótima opção para deixá-lo brilhante de novo. Além disso, para quem opta pelo clareamento dental, esse creme pode atuar na função de manter os resultados por mais tempo. Mas será que qualquer pessoa pode usar esse produto? A dentista Kalina Diniz respondeu a essa pergunta!

Conheça os benefícios do creme dental clareador

O creme dental clareador é uma ótima opção para quem busca um sorriso mais branco, e ainda não conseguiu conquistá-lo apenas por meio dos cuidados com a higiene bucal. “Esse produto ajuda na remoção das manchas superficiais dos dentes e placas bacterianas, desde que usados frequentemente e seguido de uma boa técnica de escovação”, explica ela. Isso acontece porque ele tem agentes químicos que ajudam na prevenção de novas pigmentações, além dos agentes mecânicos, que são os abrasivos, e atuam na limpeza. “Os abrasivos são essenciais para uma adequada remoção da placa bacteriana e manchas extrínsecas, externas, provendo polimento dentário”, esclarece ela.

Para que o efeito aconteça de fato, alguns cuidados são essenciais

No entanto, para que o efeito do clareamento realmente aconteça, não basta apenas usar esse tipo de creme dental. É necessário cumprir os ritos de higiene bucal diários, envolvendo uso do fio dental, escovação após as refeições e finalização com enxaguante bucal. “O paciente deve seguir uma rotina diária de higiene bucal usando creme dental clareador”, indica a profissional.

Qualquer paciente pode usar um creme dental clareador?

Nem todo mundo pode usar esse tipo de creme dental. “Há pessoas que têm uma sensibilidade dentinária e este produto contém abrasivos suaves”, explica ela. Além disso, também é recomendado que crianças evitem usar o creme dental clareador. Caso seja utilizado por pessoas que não têm seu uso recomendado, pode provocar alguns problemas como sensibilidade dentária, desgaste no esmalte do dente e também complicações para quem tem retração gengival.

É importante consultar o dentista antes de começar a usar o item

Para começar a usar esse produto, é preciso conversar com o dentista antes e confirmar se é a escolha ideal para você. “É necessário ter cautela na utilização de novos produtos e sempre consultar o cirurgião dentista, o qual indicará qual o melhor produto, para cada pessoa, após a avaliação clínica”, explica a profissional. Além disso, é preciso lembrar que o creme dental sozinho não é capaz de clarear os dentes, e para isso é preciso todo cuidado e atenção com a higiene bucal, além de uma alimentação adequada!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kalina Diniz - Dentística e Odontologia Estética
São Paulo - SP
CRO-SP: 110560