Aperto de mãos, abraços ou qualquer outro tipo de cumprimento - todos eles devem ser evitados em tempos de coronavírus. Essa doença, diferente de outros tipos de vírus, é muito mais contagiosa e se alastra rapidamente, colocando em risco pessoas com baixa imunidade como idosos e pacientes com problemas respiratórios. Mas além do contato físico, a saliva também pode ser um elemento para a transmissão e contágio do COVID-19? O Sorrisologia com ajuda da dentista Ana Araújo explica como se proteger do problema e os principais sintomas do corona. 

O corona vírus pode ser transmitido pela saliva?

Na verdade, todo vírus, inclusive o COVID-19, pode ser pego e transmitido através da saliva. Embora esse fluido proporcione vários benefícios para a saúde bucal, como facilitar o processo digestivo, umedecer e proteger a mucosa oral e prevenir os dentes de doenças, não podemos esquecer que a saliva também abriga milhões de bactérias. Toda essa situação, torna a boca um ambiente favorável para outros microrganismos, como o novo vírus corona.

A Drª Ana Araújo ressalta um hábito muito comum e arriscado atualmente: "Sem perceber, levamos a mãos à boca, nariz e olhos, que são vias de entrada para o corpo, causando a contaminação do vírus". 

Como prevenir o coronavírus?

Qualquer pessoa é um alvo fácil para o coronavírus. Por isso, a melhor forma de prevenir o problema é praticando alguns hábitos de higiene todos os dias. São eles:

- Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, antes e depois de qualquer contato físico;

- Usar álcool gel em lugares que você não pode lavar as mãos;

- Praticar uma boa higiene bucal;

- Evitar aglomerações;

- Respeitar a quarentena - não saia de casa à toa!

Sintomas do coronavírus:

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

- Febre alta;

- Tosse constante;

- Dificuldade para respirar.

Caso apresente esses sintomas, procure uma unidade hospitalar o quanto antes!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Ana Araújo - Especialista em prótese dental/ dentística restauradora/ odontologia do trabalho
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 19.220