Já vimos que a escova de dentes elétrica traz muitos benefícios para nossa higiene bucal. Mas você sabe por que? Ela possui um monte de funções e recursos que transformam sua escovação em um momento mais gostoso, desde uma massagem pra lá de saudável nas gengivas até a facilidade no momento de troca. Bom demais, né? Para provar tudo isso, o Sorrisologia convidou o dentista Daniel Kottler Bruman que listou algumas vantagens sobre esta ferramenta.

Não precisa se preocupar com o tempo

Muita gente não sabe, mas uma escovação ideal precisar levar dois minutos para ser feita. Apesar de ser pouquinho tempo, não damos conta se essa regra esta sendo realmente seguida. Quem tem uma escova elétrica não passa por essa dúvida. Com um indicador de tempo, ela ajuda a cronometrar os minutos necessário para sua limpeza. É uma ótima escolha pra quem está iniciando esta prática. "A escova elétrica pode ser um incentivo para crianças que estão começando a escovar os dentes sem ajuda dos pais", afirma Daniel.

Uma massagem saudável no seu sorriso

Para tornar esse momento ainda mais prazeroso, essa ferramenta também traz a eficácia e suavidade nas cerdas. Suas vibrações contribuem para uma limpeza ainda mais profunda e eficiente juntamente com uma massagem no tecido gengival, melhorando a circulação sanguínea e deixando as gengivas sempre saudáveis e longe da gengivite. O dentista conta que essa função é perfeita para quem não consegue usar escovas manuais. "Os benefícios são principalmente para pessoas com dificuldades motoras, como deficientes físicos que teriam problemas para realizar a escovação convencional".

Hora de recarregar

O bom dessa escova é que você não precisa carregar todos os dias. Ela mantém uma desempenho completo a todo momento da escovação e possui uma bateria que dura até 10 dias, equivalente à frequência que você usa por dia. E não se preocupe com a questão da bateria acabar bem no meio da higiene bucal, pois ela vem com um indicador que alerta o momento certo para recarregá-la, sem pegar você de surpresa. Bom demais, né?

Escova os lugares mais difíceis

Daniel ressalta a importância de uma escova de qualidade durante a limpeza oral. "Uma escova inadequada pode impedir o uso correto da técnica de escovação. Uma escova com a cabeça muito grande torna a escovação dos dentes mais posteriores inviável". Ainda bem que isso não acontece com a escova elétrica, pois ela possui a cabeça arredondada capaz de envolver cada dente, limpando todos os cantos da boca e eliminando o acúmulo de placa bacteriana.

Ajuda a controlar sua força

Às vezes você pode exagerar na prática da escovação. Colocar muita pressão e força não é bom para a escova muito menos para os dentes. Esse exercício acaba se transformando em problemas, como a erosão dental. Para evitar essas complicações, a escova elétrica vem com sensores que avisam caso você esteja forçando demais, diminuindo a intensidade dos movimentos se for preciso. A maior dica para uma boa limpeza bucal é realizá-la da forma apropriada. "Se a pessoa adequar a técnica correta de escovação com o uso de uma escova indicada, terá maior eficiência de realizar a higiene dental corretamente", conclui.

Depois é só trocar o refil

Como se não bastasse todos os benefícios, aqui vai mais um. A ferramenta tecnológica além de ser um ótimo investimento para a saúde, também ajuda no seu bolso. Basta comprar o refil, que vem a parte da cabeça com as cerdas bem macias que indicam o tempo para a próxima troca. Dessa forma o momento de escovar os dentes fica até mais prazeroso.