Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
05.11.2015

Conheça os diferentes tipos de cerdas das escovas de dentes

A gente aprende desde bem novinhos que escovação é a melhor forma de higiene para os nossos dentes e gengivas. Escolher uma escova bonita e colorida nem sempre quer dizer que é o modelo ideal para você. Há algo que você deve levar em conta primeiro: as cerdas. E existem diferentes tipos que, de fato, às vezes, até nos confunde na hora de comprar. Qual é a melhor afinal? O Sorrisologia te conta agora as diferenças das cerdas mácia, médias e duras e ainda te dá dicas de outras com funções bem específicas.

Macias e Extra-macias

Essas são as queridinhas dos dentistas. Além de serem macias e suaves, as cerdas possuem a função de limpar os dentes removendo a placa bacteriana e os resíduos de alimentos com mais eficiência e sem agredir as gengivas. Elas são indicadas tanto para a criançada com dentes de leite quanto os que possuem dentes permanentes. O ideal é que estas cerdas sejam bem arredondadas para que a escova consiga alcançar, com mais facilidade, todos os lugares da superfície bucal, eliminando as bactérias causadoras da gengivite, doenças periodontais, mau hálito e das temidas cáries. E o melhor de tudo, sem agredir sua boca.

Duras e médias

Essas cerdas ainda geram muitas dúvidas para as pessoas. Elas podem machucar gravemente a gengiva e danificar o esmalte dental, causando infecções e problemas como a sensibilidade e doenças periodontais. Há quem pense que quanto mais dura, mais fácil e rápido elimina as bactérias. Mas não! A força não significa que seus dentes estão mais bem cuidados. Na verdade, quanto mais delicado você for com eles, melhor. Porém, apesar de não ser o modelo ideal para os dentes permanentes, podem, sim, serem boas opções para limpeza de prótese, dentaduras ou outros apliques dentários. Limpe de forma suave e com movimentos circulares para retirar todos os resíduos.

Cerdas especiais

Além das cerdas comuns que encontramos no mercado, existem também as que possuem tecnologias especiais para dar na limpeza dos seus dentes e boca. Confira algumas delas:

- Cerdas que sinalizam o momento ideal da troca da escova. Foi isso mesmo que você leu. Elas possuem uma parte com a coloração diferente. Quando esta área fica gasta, significa que chegou a hora de comprar uma nova. Bacana, né? Elas também são macias e com pontas arredondadas.

- Anti-bacteriana. Essas cerdas ajudam a impedir o crescimento das bactérias na sua escova de dentes por até 90 dias. Ela possui um sistema que remover a placa bacteriana dos dentes nos lugares mais difíceis. Tudo isso, sem precisar fazer nenhum esforço.

- As cerdas polidoras ajudam a reter o creme dental, permitindo uma limpeza e remoção mais eficiente daquelas manchinhas nos dentes, proporcionando um sorriso mais natural e brilhante.

- E por último, mas não menos importante, as escovas com tecnologia Pro-Flex. Suas cerdas são flexíveis e proporcionam uma limpeza excelente e mais suave do que uma escova de dentes comum. Seu potencial ajuda no controle da placa, removendo em até 93% nos lugares mais difíceis de alcançar. Além disso, essas cerdas agem de forma suave sobre o esmalte dental e gengivas, prevenindo doenças periodontais, proporcionando uma boca mais saudável e um sorriso mais branco.

Mais Matérias: Escova de Dente
Como escovar a língua? 3 maneiras de realizar essa higiene bucal e prevenir o mau hálito
Escova de Dente
Como escovar a língua? 3 maneiras de realizar essa higiene bucal e prevenir o mau hálito
A placa bacteriana é a maior vilã da saúde bucal. Através do acúmulo dela que nascem as piores doenças bucais, como a cárie, gengivite, periodontite, o tártaro, o mau hálito, entre outras. Além de tomar conta dos dentes, a placa também se acomoda na superfície da...
Além do aparelho ortodôntico: 5 situações em que a escova interdental também pode ser usada
Escova de Dente
Além do aparelho ortodôntico: 5 situações em que a escova interdental também pode ser usada
Você conhece a escova interdental? Esse produto de higiene bucal é muito comum na rotina do paciente ortodôntico para limpar a placa bacteriana e outras sujeirinhas que ficam presas entre os fios e braquetes do aparelho fixo. Mas além desse caso, você sabia que esse tipo de escova também serve para higienizar...
Tive coronavírus, preciso trocar a minha escova de dentes?
Escova de Dente
Tive coronavírus, preciso trocar a minha escova de dentes?
A escova de dentes é um item muito importante na higiene bucal . Com ela, é possível remover...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146
4 coisas que você não deve fazer com a sua escova de dentes
Escova de Dente
4 coisas que você não deve fazer com a sua escova de dentes
Escovar dos dentes é uma tarefa que já faz parte da nossa rotina! Você certamente deve saber que a maior aliada para garantir uma boa higiene bucal é a escova de dentes. Ainda assim, ela também pode ser atingida por bactérias e vírus, que se não forem devidamente controlados, podem trazer...
Como desinfetar a escova de dentes: dentista ensina o passo a passo
Escova de Dente
Como desinfetar a escova de dentes: dentista ensina o passo a passo
Quando se trata de escova de dentes , é comum que as pessoas pensem que apenas um pouco de água...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Escova de dentes elétrica para quem tem prótese dentária: quais as vantagens de usar na higiene bucal
Escova de Dente
Escova de dentes elétrica para quem tem prótese dentária: quais as vantagens de usar na...
A escova de dentes elétrica é um investimento que vale muito a pena . Além de todos os seus...
com a participação de:
Mario Groiman
CRO-RJ: 11548