Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
30.05.2016

Como tratar a sensibilidade dentária? Profissional desvenda as principais dúvidas sobre o tema

Expert

Sérgio Siqueira Júnior

Sérgio Siqueira Júnior

CRO-SP: 50346

Graduado pela UNICAMP Especialista em Periodontia-UNESP Especialista em Mestre e Implantodontia-UNISA e CFO. Professor Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia do Centro Universitário SENAC Professor do curso de Pós Graduação em Odontologia Estética do Centro Universitário SENAC Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do Instituto Latino Americano de Ensino e Pesquisa/ILAPEO- Curitiba Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do COESP- João Pessoa ITI Speaker Sócio da clínica Sensata de Odontologia.

Na hora de se refrescar com aquele suco geladinho ou um delicioso sorvete de chocolate, todo o prazer desse momento foi interrompido por uma dor aguda em algum dos dentes. Apesar de passar logo em seguida, ela é bem incômoda e se não for tratada não vai embora sozinha, causando esse desconforto a todo instante. A chamada sensibilidade dentária é um problema muito comum e pode acontecer com qualquer pessoa. O Sorrisologia apresenta um novo vídeo com a participação do dentista Sérgio Siqueira para explicar tudo sobre esse tema.

O que é sensibilidade dental?

O profissional explica que a sensibilidade dental é a dor em um ou mais dentes da cavidade bucal. "Essa dor é causada pela exposição da dentina, uma estrutura amolecida que geralmente é recoberta por esmalte ou pela gengiva dos dentes", define ele. 

Como a sensibilidade é tratada?

Assim como qualquer outro problema bucal, o tratamento da sensibilidade começa quando há um diagnóstico adequado. Isso quer dizer que somente seu dentista pode confirmar essa quadro para então indicar a melhor forma de solucioná-lo. "Se o seu problema é uma dentina exposta ou uma parte da raiz exposta, o tratamento pode ser simples com o uso de enxaguatórios, controle da dieta e creme dental para sensibilidade. Em casos mais complexos, o tratamento envolve restaurações ou pequenas cirurgias para proteger a dentina", diz.

Comer alternadamente alimentos frios e quentes causam algum mal aos dentes?

O profissional conta que o exagero nunca é bom. "Alguém que toma um café quente e uma água gelada logo em seguida como hábito, causa microfraturas na estrutura do esmalte dental e isso pode ser prejudicial". Por isso, Sérgio indica evitar esses extremos no seu dia a dia.

Tomar antibióticos faz mal aos dentes?

Siqueira revela que essa é uma pergunta frequente nos consultórios dentários. Mas a boa notícia é que os antibióticos não fazem mal aos dentes que já estão na cavidade bucal. "Eles podem comprometer os dentes que ainda estão em formação, ou seja, uma mãe gestante pode ter problemas na formação dentária do bebê ou uma criança que ainda tem os dentes decíduos pode ter problemas de manchamento ou enfraquecimento dental". Fora essas condições, o antibiótico não é um vilão para seus dentes.

O que fazer para evitar a sensibilidade?

A sensibilidade pode ser evitada diminuindo o consumo de alimentos cítricos na sua dieta. "Alimentos como abacaxi, maracujá, laranja, limão ou pela presença de refrigerantes exagerada devem ser evitados. Ao diminuir o consumo destes você tem uma diminuição da sensibilidade e evita o aparecimento dela", conclui.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Siqueira Júnior - Especialista Periodontia e Implantologia
São Paulo - SP
CRO-SP: 50346

Mais Matérias: Sensibilidade
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes sociais que desgasta o esmalte dentário
Sensibilidade
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes...
A saúde bucal de muitas pessoas foi colocada em risco na internet nestes últimos dias. Um novo desafio...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos
Sensibilidade
Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos
A sua gengiva está inchada e bastante sensível, e esses sintomas coincidiram com o seu período menstrual? A verdade é que, esses sinais, embora pareçam muito com os da gengivite , acabam sendo bem comuns durante a menstruação, devido a alteração hormonal da mulher ao longo ou no...
A sensibilidade dentária piora durante o inverno? Entenda!
Sensibilidade
A sensibilidade dentária piora durante o inverno? Entenda!
Há quem diga que o inverno é a melhor estação do ano, há quem discorde. Mas,...
com a participação de:
Júlia Sandrini
CRO/SC 17313
Além da cárie: dor de dente na criança pode ser sensibilidade? Entenda as causas da perda do esmalte dentário
Sensibilidade
Além da cárie: dor de dente na criança pode ser sensibilidade? Entenda as causas da perda do...
Ver o nosso filho sentir qualquer tipo de dor é muito ruim, principalmente quando não sabemos a origem desse incômodo. Um exemplo muito comum é a dor de dente , que pode acontecer por vários motivos, como uma cárie, bruxismo infantil ou até mesmo a sensibilidade. Mas é possível a...
5 situações que acontecem quando você tem sensibilidade nos dentes
Sensibilidade
5 situações que acontecem quando você tem sensibilidade nos dentes
Beber água gelada, dar uma mordida num picolé ou tomar um suco de laranja são alguns hábitos simples para a maioria das pessoas. Mas, se você sofre com a sensibilidade nos dentes , certamente deve saber que esses pequenos prazeres podem causar aquela dorzinha chata. O incômodo é mais comum do que imaginamos...
9 coisas que melhoram ou pioram a sensibilidade nos dentes
Sensibilidade
9 coisas que melhoram ou pioram a sensibilidade nos dentes
Sensibilidade dentária é um probleminha bem chatinho de lidar, principalmente quando afeta um dos...
com a participação de:
Daniela Balthazar
CRO-SP: 71941