Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
26.11.2020

Como tirar um abscesso no dente? Dentista explica o passo a passo desse procedimento odontológico

 O dentista precisa identificar a origem desse abscesso dentário. Entender se foi causado por uma periodontite, cárie, necrose ou alguma fratura para iniciar o tratamento que pode ser diferentes, dependendo do motivo.
Acompanhe o passo a passo 1/5
1 O dentista precisa identificar a origem desse abscesso dentário. Entender se foi causado por uma periodontite, cárie, necrose ou alguma fratura para iniciar o tratamento que pode ser diferentes, dependendo do motivo.
 Se for um abscesso periodontal deve-se tratar a gengiva por meio de medicamentos e raspagem subgengival.
Acompanhe o passo a passo 2/5
2 Se for um abscesso periodontal deve-se tratar a gengiva por meio de medicamentos e raspagem subgengival.
  No caso de um abscesso por cárie e necrose pulpar, o tratamento de canal deve ser feito para tratar as raízes dentárias através da limpeza e desinfecção.
Acompanhe o passo a passo 3/5
3 No caso de um abscesso por cárie e necrose pulpar, o tratamento de canal deve ser feito para tratar as raízes dentárias através da limpeza e desinfecção.
  Se for causado por uma fratura geralmente o tratamento e a extração do dente.
Acompanhe o passo a passo 4/5
4 Se for causado por uma fratura geralmente o tratamento e a extração do dente.
 Depois do procedimento, é importante tomar todas as medicações e manter uma boa higiene bucal para manter o dente limpo e saudável.
Acompanhe o passo a passo 5/5
5 Depois do procedimento, é importante tomar todas as medicações e manter uma boa higiene bucal para manter o dente limpo e saudável.
  •  O dentista precisa identificar a origem desse abscesso dentário. Entender se foi causado por uma periodontite, cárie, necrose ou alguma fratura para iniciar o tratamento que pode ser diferentes, dependendo do motivo.
  •  Se for um abscesso periodontal deve-se tratar a gengiva por meio de medicamentos e raspagem subgengival.
  •   No caso de um abscesso por cárie e necrose pulpar, o tratamento de canal deve ser feito para tratar as raízes dentárias através da limpeza e desinfecção.
  •   Se for causado por uma fratura geralmente o tratamento e a extração do dente.
  •  Depois do procedimento, é importante tomar todas as medicações e manter uma boa higiene bucal para manter o dente limpo e saudável.

O abscesso dentário causa muitos incômodos bucais. Além da dor de dente, essa infecção pode deixar a gengiva inchada e, quando não é tratado, acaba resultando mesmo na extração do elemento. Para que isso não aconteça, é importante procurar um dentista para que ele consiga salvar o seu dente do abscesso dentário. Mas como esse procedimento é feito? O Sorrisologia entrevistou a especialista Rhianna Barreto que detalhou o passo a passo dos tratamentos de acordo com a origem da inflamação. 

O que é um abscesso dentário? Entenda as causas desse problema bucal

De acordo com a dentista, o abscesso dentário é uma infeção no dente, geralmente causada por uma cárie, necrose pulpar ou até mesmo por uma fratura. "Também pode ser procedente da gengiva sendo classificado como abscesso periodontal", revelou. Existem vários tipos de abscesso dentário e, para cada um, há um tratamento específico que deve ser recomendado pelo cirurgião-dentista que vai realizar o procedimento.

É possível remover um abscesso do dente? Entenda como é feito o procedimento:

É possível remover, sim, um abscesso dentário. Rhianna conta que o primeiro passo do tratamento é identificar a causa do problema, que pode ser: uma periodontite, cárie, necrose ou fratura. "Nos casos de abscesso periodontal devemos tratar a gengiva por meio de medicamentos e raspagem subgengival. Já um abscesso por cárie e necrose pulpar, deve ser realizado o tratamento de canal, para tratar as raízes dentárias através da limpeza e desinfecção. Por fim, se a origem for uma fratura, geralmente, o tratamento é a extração do dente", detalhou.

A especialista ainda ressalta que existem casos em que o abscesso dentário gera muito inchaço no rosto. "Neste cenário, é realizada a drenagem do pus e depois o tratamento do dente em questão". Por isso, é fundamental procurar um dentista de confiança e capacitado para realizar o diagnóstico correto.

Cuidados que devemos ter com o dente após a remoção do abscesso dentário

Em todos os casos são prescritos medicamentos e o acompanhamento é realizado no consultório: "Os cuidados são a manutenção dos medicamentos e realização correta da higiene bucal. Já nos casos em que o procedimento é o tratamento de canal, a reabilitação do dente precisa ser feita o quanto antes", revelou. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448

Mais Matérias: Passo a passo
Passo a passo da limpeza entre os dentes: saiba como fazer essa higiene com fio dental e conheça outras técnicas
Passo a passo
Passo a passo da limpeza entre os dentes: saiba como fazer essa higiene com fio dental...
Na hora de realizar a higiene bucal , você já deve ter notado que alguns espaços podem...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de ir ao dentista
Passo a passo
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de...
Não existe nada tão incômodo quanto sentir uma dor de dente . O problema é uma das...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Passo a passo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente . Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso...
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Passo a passo
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Aquele sangramento com certa frequência ao escovar os dentes pode ser um sinal de que, sim, você está com gengivite. A doença, causada por acúmulo de placa bacteriana, é apenas o início de outras e maiores inflamações periodontais que podem surgir e, por isso, deve ser tratada o quanto antes....
Passo a passo de como higienizar o aparelho invisível: conheça a técnica completa de limpeza desse utensílio
Passo a passo
Passo a passo de como higienizar o aparelho invisível: conheça a técnica completa de...
Graças aos avanços da ortodontia , existem muitos tipos de aparelhos que ajudam a melhorar o...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e a periodontite
Passo a passo
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e...
O tártaro é um dos maiores inimigos da saúde bucal . Com ele, nossos dentes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. Para que esses problemas não aconteçam, precisamos remover o tártaro através de uma limpeza. Você já passou por esse...