Finalmente chegam as tão aguardadas férias, aquele tempinho para você curtir com o seu filho! É o momento de se distrair, brincar, ir ao cinema, viajar, mas uma coisa não pode ser deixada de lado no meio disso tudo: a saúde bucal do pequeno. Como as crianças nessa época não querem saber de nada além de diversão, a responsabilidade de fazer com que elas mantenham uma boa higiene bucal cabe principalmente aos pais. Sabemos como esse processo pode ser difícil de ser estimulado durante as férias, por isso o Sorrisologia conversou com a odontopediatra Simone Bastos e ela deu algumas dicas de como incentivar esse hábito.

Por que é tão importante cuidar da higiene bucal na infância?

A partir do momento em que se repete uma ação diversas vezes, isso se transforma em um hábito, certo? “É na infância que se estabelece os hábitos que uma pessoa levará para a vida toda, por isso é importante os pais incentivarem as crianças a terem uma boa higiene bucal”, afirma Simone. Além disso, esse processo é fundamental para prevenir problemas como a cárie, uma das doenças bucais mais comuns entre as crianças. Portanto, os pais são os principais responsáveis por ensinar os filhos desde cedo a cuidar da saúde bucal, uma prática que trará muitos benefícios a longo prazo para o sorriso da criança.

Como incentivar a criança a manter uma boa higiene bucal no período de férias?

Por mais que sejam férias, não é um momento para relaxar com as crianças quando se trata de saúde e mesmo com algumas mudanças de rotina nesse período, é plenamente possível manter a higiene bucal da criança em dia. “Recomenda-se aos pais que se mantenha a escovação dos pequenos pelo menos 3 vezes ao dia, após as principais refeições”, alerta a odontopediatra. Já em viagens ou passeios mais longos, o ideal é que os pais levem kits na bolsa com escova e pasta de dente, para que a higiene não deixe de ser feita mesmo nesses momentos. “Neste período, elas tendem a dormir mais tarde, mas nem por isso podemos deixar a preguiça tomar conta. Não se pode permitir que durmam sem realizar a última higiene bucal.”

O aumento de alimentos ricos em açúcar durante essa época influencia na saúde bucal do pequeno?

É normal que durante as férias, as crianças mudem um pouco os hábitos alimentares. Muito chocolate, sorvete e diversos outros alimentos ricos em açúcar passam a fazer parte do cardápio. Sobre essa situação, a especialista esclarece que em um curto período de tempo, o consumo desses alimentos não trazem malefícios instantâneos, mas quando esse consumo se torna crônico pode levar a alterações na cavidade bucal. “Comer um docinho nesse período não trará prejuízos, mas não deve-se deixar as crianças sem realizar as principais escovações”

Aproveite as férias para realizar uma visita ao dentista

Tempo livre é uma delícia e são muitas formas de aproveitá-lo! Idas ao parque, ao cinema, viajar… Mas além de toda a diversão, não se pode deixar de lado os cuidados com a saúde. Que tal tirar um tempinho para levar o pequeno ao dentista? Esse é um ótimo período para realizar as consultas preventivas das crianças, pois com a correria do dia a dia, os horários disponíveis para consulta dificilmente coincidem com o horário que os pais têm disponível. Logo, reservar um dia das férias para levar seu filho ao consultório poderia ser incluído nessa programação, hein?

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Simone Rocha de Moraes Bastos - Odontopediatra
Cabo Frio - RJ
CRO-RJ: 40813