Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
20.03.2020

Como funciona o tratamento ortodôntico? Confira o passo a passo e esclareça as suas dúvidas com a especialista

 Antes de começar o tratamento ortodôntico é preciso fazer uma avaliação com o ortodontista e, assim, determinar quais são os exames necessários para iniciar o tratamento.
Acompanhe o passo a passo 1/5
1 Antes de começar o tratamento ortodôntico é preciso fazer uma avaliação com o ortodontista e, assim, determinar quais são os exames necessários para iniciar o tratamento.
 Em seguida, é preciso fazer algumas radiografias, traçados cefalométricos, moldagem da arcada dentária e o escaneamento digital para saber se os seus dentes precisam e estão prontos para receber o aparelho ortodôntico.
Acompanhe o passo a passo 2/5
2 Em seguida, é preciso fazer algumas radiografias, traçados cefalométricos, moldagem da arcada dentária e o escaneamento digital para saber se os seus dentes precisam e estão prontos para receber o aparelho ortodôntico.
 Depois de realizar todos os exames necessários, você iniciará, de fato, o tratamento ortodôntico. Nesse caso, a primeira etapa é a montagem da estrutura do aparelho, ou seja, a colagem dos acessórios nos dentes e a colocação de fios ortodônticos leves.
Acompanhe o passo a passo 3/5
3 Depois de realizar todos os exames necessários, você iniciará, de fato, o tratamento ortodôntico. Nesse caso, a primeira etapa é a montagem da estrutura do aparelho, ou seja, a colagem dos acessórios nos dentes e a colocação de fios ortodônticos leves.
 Em seguida, arcos mais calibrosos serão colocados para dar início a fase de correção da má oclusão. Nesse caso, é possível o uso de elásticos ou algum aparelho acessório.
Acompanhe o passo a passo 4/5
4 Em seguida, arcos mais calibrosos serão colocados para dar início a fase de correção da má oclusão. Nesse caso, é possível o uso de elásticos ou algum aparelho acessório.
  Por último, é a hora de fechar qualquer espaço remanescente entre os dentes. Aqui  , é comum o uso de contenções ortodônticas e aparelhos removivéis para garantir a estabilidade dos dentes após a remoção do aparelho fixo. Mas, é importante lembrar que, você deve utilizar os acessórios conforme as orientações do seu dentista e, principalmente, retornar nas consultas no período estabelecido.
Acompanhe o passo a passo 5/5
5 Por último, é a hora de fechar qualquer espaço remanescente entre os dentes. Aqui , é comum o uso de contenções ortodônticas e aparelhos removivéis para garantir a estabilidade dos dentes após a remoção do aparelho fixo. Mas, é importante lembrar que, você deve utilizar os acessórios conforme as orientações do seu dentista e, principalmente, retornar nas consultas no período estabelecido.
  •  Antes de começar o tratamento ortodôntico é preciso fazer uma avaliação com o ortodontista e, assim, determinar quais são os exames necessários para iniciar o tratamento.
  •  Em seguida, é preciso fazer algumas radiografias, traçados cefalométricos, moldagem da arcada dentária e o escaneamento digital para saber se os seus dentes precisam e estão prontos para receber o aparelho ortodôntico.
  •  Depois de realizar todos os exames necessários, você iniciará, de fato, o tratamento ortodôntico. Nesse caso, a primeira etapa é a montagem da estrutura do aparelho, ou seja, a colagem dos acessórios nos dentes e a colocação de fios ortodônticos leves.
  •  Em seguida, arcos mais calibrosos serão colocados para dar início a fase de correção da má oclusão. Nesse caso, é possível o uso de elásticos ou algum aparelho acessório.
  •   Por último, é a hora de fechar qualquer espaço remanescente entre os dentes. Aqui  , é comum o uso de contenções ortodônticas e aparelhos removivéis para garantir a estabilidade dos dentes após a remoção do aparelho fixo. Mas, é importante lembrar que, você deve utilizar os acessórios conforme as orientações do seu dentista e, principalmente, retornar nas consultas no período estabelecido.

Expert

Andréia Cotrim Ferreira

Andréia Cotrim Ferreira

CRO-SP: 39000

Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora dos Cursos Clínico e Laboratorial em Ortodontia Lingual do Instituto Vellini. Co-autora do livro Ortodontia: Diagnóstico e Planejamento Clínico; Autora do livro Ortodontia Clinica – Tratamento com Aparelhos Fixos.

Antes de iniciar o tratamento ortodôntico, é comum ter uma série de dúvidas em relação ao procedimento. Afinal, o acessório implica em algumas mudanças na sua rotina e, principalmente, nos cuidados com a sua saúde bucal. Tudo isso para garantir que essa intervenção seja rápida e com resultados positivos. Para saber como funciona o tratamento ortodôntico, o Sorrisologia conversou com a ortodontista Andreia Cotrim, que esclareceu as principais dúvidas na hora de fazer o tratamento através de um simples passo a passo. Confira!

Passo a passo de como funciona o tratamento ortodôntico

Passo 1: Vá ao dentista e converse sobre a possibilidade do aparelho ortodôntico

Antes de iniciar o tratamento ortodôntico é preciso fazer uma avaliação com o ortodontista e, assim, determinar quais são os exames necessários para iniciar o tratamento. Segundo a especialista Andreia Cotrim, é importante saber quando você pode ou não utilizar o aparelho ortodôntico. “O item só pode ser indicado para corrigir e prevenir tipos de disfunções ósseas, desajustes nas posições dos dentes e problemas que envolvam a oclusão”.

Passo 2: Faça os exames iniciais e o planejamento ortodôntico 

Em seguida, a profissional revela que é necessário solicitar uma documentação ortodôntica completa do paciente. “Algumas radiografias, traçados cefalométricos, moldagem da arcada dentária e o escaneamento digital são fundamentais para saber se os seus dentes precisam e estão prontos para receber o aparelho ortodôntico”.

Passo 3: Instalação do aparelho ortodôntico

Depois de realizar todos os exames necessários, você iniciará, de fato, o tratamento ortodôntico. “No caso do aparelho fixo, a primeira etapa é a montagem da estrutura do aparelho, ou seja, a colagem dos acessórios nos dentes e a colocação de fios ortodônticos leves para dar início a fase de alinhamento dos dentes”, explica Andreia.

Passo 4: Etapa intermediária do tratamento ortodôntico 

Em seguida, arcos mais calibrosos serão colocados para dar início a fase de correção da má oclusão. Nesse caso, a especialista revela que é possível a recomendação do uso de elásticos ou algum aparelho acessório.

Passo 5: Finalização do aparelho ortodôntico

Por último, mas não menos importante, é a hora de fechar qualquer espaço remanescente entre os dentes. “Nesse caso, é comum o uso de contenções ortodônticas para garantir a estabilidade dos dentes após a remoção do aparelho fixo”, ressalta Andreia. Além deste, os aparelhos removíveis, que necessitam de uma moldagem ou escaneamento dos dentes, também podem ser usados nessa etapa. Mas, é importante lembrar que, você deve utilizar os acessórios conforme as orientações do seu dentista e, principalmente, retornar nas consultas no período estabelecido. 

 
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Cotrim Ferreira - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 39000

Mais Matérias: Passo a passo
Passo a passo da limpeza da língua: saiba como higienizar a região e eliminar a saburra lingual
Passo a passo
Passo a passo da limpeza da língua: saiba como higienizar a região e eliminar a saburra...
Quando se trata de higiene bucal, a limpeza da língua é tão importante quanto a...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
Passo a passo da limpeza entre os dentes: saiba como fazer essa higiene com fio dental e conheça outras técnicas
Passo a passo
Passo a passo da limpeza entre os dentes: saiba como fazer essa higiene com fio dental...
Na hora de realizar a higiene bucal , você já deve ter notado que alguns espaços podem...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Como tirar um abscesso no dente? Dentista explica o passo a passo desse procedimento odontológico
Passo a passo
Como tirar um abscesso no dente? Dentista explica o passo a passo desse procedimento odontológico
O abscesso dentário causa muitos incômodos bucais . Além da dor de dente, essa infecção pode deixar a gengiva inchada e, quando não é tratado, acaba resultando mesmo na extração do elemento. Para que isso não aconteça, é importante procurar um dentista para que ele...
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de ir ao dentista
Passo a passo
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de...
Não existe nada tão incômodo quanto sentir uma dor de dente . O problema é uma das...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Passo a passo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente . Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso...
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Passo a passo
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Aquele sangramento com certa frequência ao escovar os dentes pode ser um sinal de que, sim, você está com gengivite. A doença, causada por acúmulo de placa bacteriana, é apenas o início de outras e maiores inflamações periodontais que podem surgir e, por isso, deve ser tratada o quanto antes....