Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
20.03.2020

Como funciona o tratamento ortodôntico? Confira o passo a passo e esclareça as suas dúvidas com a especialista

 Antes de começar o tratamento ortodôntico é preciso fazer uma avaliação com o ortodontista e, assim, determinar quais são os exames necessários para iniciar o tratamento.
01
 Em seguida, é preciso fazer algumas radiografias, traçados cefalométricos, moldagem da arcada dentária e o escaneamento digital para saber se os seus dentes precisam e estão prontos para receber o aparelho ortodôntico.
02
 Depois de realizar todos os exames necessários, você iniciará, de fato, o tratamento ortodôntico. Nesse caso, a primeira etapa é a montagem da estrutura do aparelho, ou seja, a colagem dos acessórios nos dentes e a colocação de fios ortodônticos leves.
03
 Em seguida, arcos mais calibrosos serão colocados para dar início a fase de correção da má oclusão. Nesse caso, é possível o uso de elásticos ou algum aparelho acessório.
04
  Por último, é a hora de fechar qualquer espaço remanescente entre os dentes. Aqui  , é comum o uso de contenções ortodônticas e aparelhos removivéis para garantir a estabilidade dos dentes após a remoção do aparelho fixo. Mas, é importante lembrar que, você deve utilizar os acessórios conforme as orientações do seu dentista e, principalmente, retornar nas consultas no período estabelecido.
05

Expert

Andréia Cotrim Ferreira

Andréia Cotrim Ferreira

CRO-SP: 39000

Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora dos Cursos Clínico e Laboratorial em Ortodontia Lingual do Instituto Vellini. Co-autora do livro Ortodontia: Diagnóstico e Planejamento Clínico; Autora do livro Ortodontia Clinica – Tratamento com Aparelhos Fixos.

Antes de iniciar o tratamento ortodôntico, é comum ter uma série de dúvidas em relação ao procedimento. Afinal, o acessório implica em algumas mudanças na sua rotina e, principalmente, nos cuidados com a sua saúde bucal. Tudo isso para garantir que essa intervenção seja rápida e com resultados positivos. Para saber como funciona o tratamento ortodôntico, o Sorrisologia conversou com a ortodontista Andreia Cotrim, que esclareceu as principais dúvidas na hora de fazer o tratamento através de um simples passo a passo. Confira!

Passo a passo de como funciona o tratamento ortodôntico

Passo 1: Vá ao dentista e converse sobre a possibilidade do aparelho ortodôntico

Antes de iniciar o tratamento ortodôntico é preciso fazer uma avaliação com o ortodontista e, assim, determinar quais são os exames necessários para iniciar o tratamento. Segundo a especialista Andreia Cotrim, é importante saber quando você pode ou não utilizar o aparelho ortodôntico. “O item só pode ser indicado para corrigir e prevenir tipos de disfunções ósseas, desajustes nas posições dos dentes e problemas que envolvam a oclusão”.

Passo 2: Faça os exames iniciais e o planejamento ortodôntico 

Em seguida, a profissional revela que é necessário solicitar uma documentação ortodôntica completa do paciente. “Algumas radiografias, traçados cefalométricos, moldagem da arcada dentária e o escaneamento digital são fundamentais para saber se os seus dentes precisam e estão prontos para receber o aparelho ortodôntico”.

Passo 3: Instalação do aparelho ortodôntico

Depois de realizar todos os exames necessários, você iniciará, de fato, o tratamento ortodôntico. “No caso do aparelho fixo, a primeira etapa é a montagem da estrutura do aparelho, ou seja, a colagem dos acessórios nos dentes e a colocação de fios ortodônticos leves para dar início a fase de alinhamento dos dentes”, explica Andreia.

Passo 4: Etapa intermediária do tratamento ortodôntico 

Em seguida, arcos mais calibrosos serão colocados para dar início a fase de correção da má oclusão. Nesse caso, a especialista revela que é possível a recomendação do uso de elásticos ou algum aparelho acessório.

Passo 5: Finalização do aparelho ortodôntico

Por último, mas não menos importante, é a hora de fechar qualquer espaço remanescente entre os dentes. “Nesse caso, é comum o uso de contenções ortodônticas para garantir a estabilidade dos dentes após a remoção do aparelho fixo”, ressalta Andreia. Além deste, os aparelhos removíveis, que necessitam de uma moldagem ou escaneamento dos dentes, também podem ser usados nessa etapa. Mas, é importante lembrar que, você deve utilizar os acessórios conforme as orientações do seu dentista e, principalmente, retornar nas consultas no período estabelecido. 

 
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Cotrim Ferreira - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 39000

Mais Matérias: Passo a passo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Passo a passo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente . Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso...
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Passo a passo
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Aquele sangramento com certa frequência ao escovar os dentes pode ser um sinal de que, sim, você está com gengivite. A doença, causada por acúmulo de placa bacteriana, é apenas o início de outras e maiores inflamações periodontais que podem surgir e, por isso, deve ser tratada o quanto antes....
Passo a passo de como higienizar o aparelho invisível: conheça a técnica completa de limpeza desse utensílio
Passo a passo
Passo a passo de como higienizar o aparelho invisível: conheça a técnica completa de...
Graças aos avanços da ortodontia , existem muitos tipos de aparelhos que ajudam a melhorar o...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e a periodontite
Passo a passo
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e...
O tártaro é um dos maiores inimigos da saúde bucal . Com ele, nossos dentes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. Para que esses problemas não aconteçam, precisamos remover o tártaro através de uma limpeza. Você já passou por esse...
Como desinfetar a escova de dentes: dentista ensina o passo a passo
Passo a passo
Como desinfetar a escova de dentes: dentista ensina o passo a passo
Quando se trata de escova de dentes , é comum que as pessoas pensem que apenas um pouco de água...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Obturação quebrada: conheça o passo a passo para refazer o tratamento dental
Passo a passo
Obturação quebrada: conheça o passo a passo para refazer o tratamento dental
O tratamento de restauração dentária é o mais indicado para os pacientes com...
com a participação de:
Joaquina Santos Diniz
CROSP 115.367