Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
11.09.2017

Como escovar os dentes quando estou com afta? Veja dicas de um profissional para esse momento

Estar com afta pode complicar algumas situações no dia a dia, entre elas o momento da higiene bucal. Saiba como escovar os dentes de forma adequada desse período
Estar com afta pode complicar algumas situações no dia a dia, entre elas o momento da higiene bucal. Saiba como escovar os dentes de forma adequada desse período

Expert

Johnathan Marcondes

Johnathan Marcondes

CRO-PA: 4456

Cirurgião-Dentista formado pela Unioeste ( Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em 2005- pós graduado em lentes de contato dental e facetas de porcelana. Aplicação de toxina botulina (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, cirurgia de Bichectomia. Prótese - Odontologia Estética - Odontologia Digital. Membro da SBOE - Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Membro da IFED- International Federation Esthetic Dentistry Proprietário da Clínica Top Dente.

Essas feridinhas te atrapalham na hora de comer, falar e até mesmo beijar. Ninguém gosta de passar por isso, né? A afta é um problema que pode ter diferentes causas e que atrapalha muitos momentos do seu dia. Uma dessas situações é a hora de escovar os dentes. Uma coisa é certa: a higiene bucal não pode ser negligenciada? Como, então, fazê-la enquanto possui uma afta? O dentista Johnathan Marcondes explica como agir nesse momento.

O que é a afta?

Esse quadro surge na mucosa interna da boca podendo se instalar em diversas partes dela. A afta é uma ferida que deixa uma área exposta. É importante lembrar que não se trata de uma doença transmissível. “Portanto, não pode ser contraída pelo beijo ou qualquer outro tipo de contato da boca”, esclarece.

Frutas cítricas, aliadas a outros componentes, podem levar ao aparecimento de aftas. Qualquer alimento ácido pode irritar machucados já existentes na boca, fazendo doer. No entanto, eles não são a única causa. “Devido ao ciclo menstrual, muitas mulheres sofrem com a aparição dessas pequenas lesões”, afirma o dentista. Mas nem toda mudança de hormônios no corpo tem esse resultado. Algumas pessoas ainda manifestam aftas em reação alérgica a alguns alimentos como glúten, canela, leite, café, chocolate, queijos, frutas cítricas e certos temperos.

Como se deve escovar os dentes com afta?

Após as refeições a acidez da boca aumenta. Por isso é muito importante escovar bem os dentes depois de comer, principalmente enquanto está com aftas na boca, para que as ajude a sarar e para evitar futuras feridas. É recomendado que se passe a escova de forma leve e com cuidado, para não agravar o machucado. Mas nunca deixe de fazer a higienização!

Não mexer é o melhor tratamento

Quer fazer com que a afta cure no melhor tempo possível, sem mais incômodos e complicações? “Então deixe ela lá no lugarzinho onde apareceu e não mexa mais”, indica Johnathan. O melhor tratamento para a afta é deixá-la fazer o período de evolução.

Muitas dicas aparecem para quem apresenta esse quadro. Pomadas para minimizar a dor, substâncias para acelerar a cicatrização e vitaminas para evitar o aparecimento são algumas delas. “Se por um lado esses tratamentos podem apresentar alguma eficácia, por outro podem agravar a ferida, caso mal utilizados”, alerta. Segundo o profissional, as pomadas por exemplo, melhoram a dor, mas retardam o processo de cicatrização. Se não tomar cuidado, as aftas podem piorar chegando até mesmo a infeccionar. Isso costuma ocorrer quando, na tentativa de curá-la, a pessoa mexe muito no local.

Higiene bucal e alimentação balanceada para evitar o problema

De uma maneira geral, as aftas podem ser evitadas com uma higiene oral adequada aliada a uma dieta equilibrada. “Pacientes que usam aparelho ortodôntico devem ter um cuidado maior e fazer uso de cera para proteger a mucosa de machucados”, avisa.

Não confunda com herpes ou outras doenças

Aftas são diferentes de herpes e sapinho. O herpes labial se apresenta como vesículas que, após se romperem, podem virar pequenas úlceras, podendo ser confundidas com aftas. Já o sapinho é o tipo mais comum de estomatite, uma inflamação bucal que pode desencadear aftas, mas que também não é a mesma doença. Fique atento a diferença, e em caso de dúvida consulte um profissional!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Johnathan Marcondes - Cirurgião-Dentista
Parauapebas, PA
CRO-PA: 4456

Mais Matérias: Aftas
Aparelho ortodôntico pode causar afta?
Aftas
Aparelho ortodôntico pode causar afta?
O aparelho ortodôntico pode trazer uma série de mudanças para a rotina dos pacientes....
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO-RJ: 38947
Afta na gengiva perto do dente: o que causa? Qual é o melhor remédio para tratar as bolinhas?
Aftas
Afta na gengiva perto do dente: o que causa? Qual é o melhor remédio para tratar as...
A afta na gengiva é um problema bucal mais comum do que se imagina e que pode causar muitos incômodos...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
Tratamento para afta: quais os melhores remédios? É possível evitar a lesão? A higiene bucal pode ajudar?
Aftas
Tratamento para afta: quais os melhores remédios? É possível evitar a lesão? A higiene...
Lidar com o surgimento de aftas na boca está longe de ser uma tarefa fácil. Além de causar...
com a participação de:
Murilo Perrella
CRO-SP 70.858
Afta na garganta: quais são as causas? Qual é o melhor tratamento?
Aftas
Afta na garganta: quais são as causas? Qual é o melhor tratamento?
Aftas são bolinhas inflamadas que normalmente aparecem nos lábios e na língua. Mas você...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418
Quais são as causas das aftas? Dentista recomenda o melhor remédio para essas lesões
Aftas
Quais são as causas das aftas? Dentista recomenda o melhor remédio para essas lesões
Só quem já teve uma afta sabe como isso pode ser extremamente incômodo e doloroso. Apesar de...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Afta nos lábios ou herpes labial: saiba como diferenciar essas duas lesões na boca
Aftas
Afta nos lábios ou herpes labial: saiba como diferenciar essas duas lesões na boca
Se você já teve uma afta na boca, sabe muito bem a sensação de desconforto que...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953